Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Honor View 20 ou Honor 10, qual devo escolher?
- Com 65 anos ainda posso pedir a chave Móvel Digital?
- Porque não funciona a Luz noturna no meu Windows 10?
- Será azar? Perdi a password do router e a Sandbox não funciona?
- Que solução e plataforma escolher para uma loja online?
- O GPS do meu Android não está bom, o que devo fazer?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Honor View 20 ou Honor 10, qual devo escolher?
Bom dia,
precisava de uma opinião vossa entre dois telemóveis que vocês já o analisaram, estou entre o honor 10 e o honor view 20, se fosse para vocês não olhando a valores qual optariam?
Desde já obrigado pela ajuda!
Rui Pedro Almeida
Resposta:
Rui,
Tratam-se de smartphones distintos, com várias diferenças, incluindo no preço.
Embora tenham sido lançados com um intervalo de cerca de meio ano, podemos considerar que são de gerações diferentes, desde o design, a câmara, o processador, o sistema operativo e até a autonomia.
O Honor View 20 tem um design bastante mais moderno que o Honor 10, tem o processador mais potente da Huawei (integra também o P30 Pro e Mate 20 Pro) e tem câmaras muito competentes, incluindo a câmara TOF que tem provas dadas do P30 Pro. A bateria tem cerca de 20% mais capacidade e, embora se traduza num smartphone ligeiramente mais pesado (o ecrã também é maior), 180g é um peso aceitável para um smartphone com ecrã de 6,4”.
Se tiver disponíveis os cerca de 420€ para o Honor View 20, não pense duas vezes. É um excelente smartphone, significativamente superior ao Honor 10 (mesmo sendo cerca de 130€ mais barato).
[Respondido por Hugo Cura]
Com 65 anos ainda posso pedir a chave Móvel Digital?
Tenho mais de 65 anos e sou portador do B.I. Vitalício.
Como não possuo Cartão de Cidadão.pergunto como devo proceder para ter acesso à Chave Móvel Digital?
Com os meus melhores cumprimentos.
Reinaldo Campos da Fonseca
Resposta:
Reinaldo,
De facto, pode ter uma chave móvel digital sem que seja necessário ter um cartão de cidadão.
Para tal, poderá solicitar a chave móvel digital num balcão de atendimento dos Espaços Cidadão ou online, através do Portal das Finanças.
Para realizar o pedido online da Chave Móvel Digital, através do Portal das Finanças, são necessários o Número de Identificação Fiscal e a senha de acesso ao Portal das Finanças.
Neste caso, a atribuição da Chave Móvel Digital não é automática. Terá de esperar por uma carta das Finanças, para a morada que indicou, com o PIN de utilização da Chave Móvel Digital. Normalmente, isto acontece num prazo de 5 dias úteis.
Se pedir presencialmente num Espaço Cidadão, poderá ativar a Chave Móvel Digital no momento do pedido. Note que no momento do pedido deverá indicar o número de utente do SNS.
[Respondido por Hugo Cura]
Porque não funciona a Luz noturna no meu Windows 10?
Bom dia.
Fiz a actualização do meu Windows 10 pro, para a build 1903. Só que agora a Luz noturna apesar de accionada, não executa.
Aliás, já na build 1809 não o fazia, mas aí, eu usava o f.lux. Agora, é que nem um, nem outro, pois o f.lux também se mostra inoperacional.
A minha placa gráfica é uma AMD Radeon HD 7700 Series, e os drivers são os do fabricante e actualizados.
Haverá alguma opção além da luz noturna que deva acionar? Será que só funciona com drivers da Microsoft?
Cumprimentos
Joao Cortez
Resposta:
João,
A Luz noturna depende dos drivers da placa gráfica para poder ser usada. É desta forma e através deles que vai ser feita a alteração do ecrã do Windows 10.
Assim, o que recomendamos é atualize os drivers da sua placa AMD Radeon HD 7700. Deve usar os mais recentes drivers.
Caso esta solução não seja suficiente, pode tentar usar os drivers da Microsoft. Para isso, no Gestor de dispositivos, remova a placa de vídeo e faça uma pesquisa por novo hardware.
Por fim, e para rematar este problema, pode limpar as definições deste componente. Abra o editor de registo e navegue para o caminho:
- HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\CloudStore\Store\Cache\DefaultAccount
Aí dentro encontra 2 pastas com o nome:
- $$windows.data.bluelightreduction.bluelightreductionstate
- $$windows.data.bluelightreduction.settings
Só precisa de as eliminar para remover as configurações.
De seguida, deverá voltar às configurações da Luz noturna e verificar que o problema desapareceu.
[Respondido por Pedro Simões]
Será azar? Perdi a password do router e a Sandbox não funciona?
Boa tarde
No router meo Fibragatewaw eu controlo pela respetiva app mas esquecime da palavra passe para lá aceder.
Posso voltar a repor sem ter de estar a ligar para o meo e estar imenso tempo ao telefone?
Outra pergunta:
Eu tentei ativar a sandbox do windows mas não aparece no Ativar e desativar funcionalidades, o que devo fazer?
Aguardo resposta
Cumprimentos
Miguel Pereira
Resposta:
Miguel,
Uma vez que não quer fazer a recuperação da palavra passe do seu router via linha de apoio da MEO, o que podemos recomendar é que faça uma reposição de fábrica do seu router. Veja como o pode fazer neste link.
Após este passo deverá reconfigurar a sua rede Wi-Fi, uma vez que esta vai ser eliminada. Deve ainda voltar a configurar alguma alteração que tenha aplicado.
Quanto à Sandbox do Windows 10, como indicámos, tem algumas obrigações a cumprir. Em concreto, estas são as seguintes:
- Tem de estar a usar uma versão Pro ou Enterprise do Windows 10
- Ter a atualização de maio de 2019 instalada
- O seu processador deverá ter suporte para virtualização e este deverá estar ativo na BIOS
Verifique estes 3 passos e deverá ter essa opção presente para ser ativada. Uma vez que não aparece, uma delas deverá estar em falta.
[Respondido por Pedro Simões]
Que solução e plataforma escolher para uma loja online?
boa noite
gostaria se possível que me dessem a vossa opinião , de uma plataforma ideal e em conta para ter um site e dentro desse site uma loja online ( até 100 produtos) e que seja compatível com o visionamento em smartphones e apple.
com os melhores cumprimentos
Nuno Silva
Resposta:
Nuno,
Existem muitas opções de lojas online mas uma das mais populares, e a que sugerimos, é a WooCommerce, que assenta sobre o WordPress. É, provavelmente, uma das plataformas mais populares, pelo que terá mais facilidade em integrar serviços ou outras coisas que sejam necessárias ao seu negócio.
Por ser baseada em WordPress, e porque referiu que quer ter um site com uma loja online dentro, terá também a possibilidade de colocar o blog em funcionamento paralelamente à loja online, tudo dentro do mesmo domínio.
Depois há muitas outras, como a PrestaShop que é relativamente popular e também muito abrangente.
Ambas as opções são gratuitas e têm módulos de navegação em smartphones.
[Respondido por Hugo Cura]
O GPS do meu Android não está bom, o que devo fazer?
Caro Pplware,
Preciso muito da vossa ajuda e do vosso saber para ultrapassar um problema que está a afetar o meu telefone android.
De há uns meses a esta parte tenho tido sérias dificuldades em usar apps que dependam do GPS deste equipamento.
Por mais que tente não consigo ter sinal de localização e as apps estão constantemente a dizer que não tenho sinal.
Pedia por isso a vossa ajuda e que me dessem algumas dicas sobre sobre como posso ultrapassar este problema.
Agradeço antecipadamente, sabendo que de certeza me vão ajudar.
Marta Rosalina
Resposta:
Marta,
O seu problema deverá estar ou numa configuração do Android, algo onde mexeu, ou na calibração deste componente.
Como são várias as possibilidades e os passos a seguir, deixamos aqui um artigo nosso onde todos esses pontos estão abordados:
Valide cada um desses pontos e deverá resolver o seu problema.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões