Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo atualizar o Windows 10 para a versão Enterprise sem pagar?

Boa tarde

Parabéns pelo vosso bom trabalho, que continuem assim por muitos anos.

Eu tenho um bom computador com o MS Windows 10 Pro 64bits Eng. Mas sinto que me falta qualquer coisa para dominar bem este sistema operativo e o potente computador que tenho. Estas ferramentas estão na versão Enterprise, que só é vendida a médias/grandes, num modelo de negócio que é incomportável para.

Li em alguns sites que é possível mudar a chave para se fazer o upgrade mas comigo nunca resultou, pois experimentei com 2 ou 3 chaves, que se revelaram inválidas.

Pergunto se têm alguma dica para eu fazer o upgrade sem gastar muito dinheiro, ou se isto é de todo ilegal e/ou impossível.

Agradecia resposta, mesmo que não vá parar ao vosso site.

Antecipadamente grato pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos

José Cardoso

Resposta:

José,

Efetivamente as versões mais profissionais do Windows 10 têm funcionalidades acrescidas e que retiram mais do próprio PC.

No entanto, parece-nos um pouco demasiado a utilização da versão Enterprise do Windows 10. Provavelmente a versão Pro será mais que suficiente para conseguir ter mais do próprio sistema operativo.

Se verificar neste link, onde é feita uma comparação entre ambas as versões, verá que bastará ter a versão Pro.

Efetivamente, se trocar a chave do seu Windows para uma Entreprise, este terá acesso a funcionalidades adicionais. No entanto, não existe uma forma legal de o fazer sem ter de comprar esta versão. Caso seja estudante, poderá explorar junto da sua universidade ou politécnico se existe algum acordo com a Microsoft para acesso a software. Caso exista, poderá então ter acesso gratuito ao Windows 10 Pro.

Como nota adicional, e caso consiga acesso a essa licença do Windows 10 Pro, recomendamos que faça uma instalação de raiz e que fique com uma versão limpa deste sistema, com todas as ferramentas adicionais.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo instalar o Ubuntu no meu Wiko Gely 3?

Boa tarde

Tenho um wiko gely 3.

Vi o vosso artigo:

E quero instalar o ubuntu é retirar o android, isso é possível?

Se sim como se faz root? Há algum vídeo a explicar ou algum site ?

Muito obrigado desde já

Jona Than

Resposta:

Jona Than,

Não é possível fazer isso, de todo.

Se ler o artigo na íntegra, ficará a saber um pouco mais acerca das restrições com a instalação de outras ROMs, nomeadamente no que diz respeito à compatibilidade.

“root” significa “raiz” e refere-se às permissões de acesso à área de um sistema operativo baseado em unix, seja ele Linux (onde se inclui o Android) ou macOS.

No Android, cada ROM é produzida especificamente para um dispositivo, portanto é imprescindível que tenha compatibilidade. A menos que alguém produza uma ROM com Ubuntu Touch especificamente para um “Wiko”, não será possível fazê-lo.

[Respondido por Hugo Cura]


É legal colocar fotografias no Facebook de pessoas que andem na rua?

Olá,

Gostaria de saber se em desfiles carnavalescos onde aparecem crianças mascaradas se o fotografo amador pode tirar fotos e por por exemplo no facebook como forma de mostrar o seu trabalho e tb o trabalho desenvolvido pelas escolas.

Obrigado

João Esteves

Resposta:

Bom dia

O direito à imagem é algo que está enquadrado na lei portuguesa no Decreto-Lei n.º 47344

Segundo o Artigo 79.º o direito à imagem está balizado nos seguintes pontos:

  1. O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º 2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.
  2. Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido pùblicamente.
  3. O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.

Assim, o ato de fotografar um participante num ato cultural, poderá não necessitar de qualquer autorização dos intervenientes. Contudo, não poderá fazer comércio sem a devida comunicação e autorização.

Esta é a nossa interpretação da lei.

[Respondido por Vitor Martins]


Como consigo saber se o meu Android vai ser atualizado no futuro?

Olá!

Por acaso sabem de algum site que nos diga até que versão do android um determinado equipamento pode ser utilizado?

Quero comprar um tablet novo mas não queria saber se vai ficar desactualizado em breve….é que já tenho um sony mais velhinho que só atualizou até ao Ice Cream Sandwich.

Obrigada,

Daniela Galvão

Resposta:

Daniela,

Não existe um site com essa informação, pelo menos que seja fidedigna, simplesmente porque é algo que depende unicamente do fabricante.

Além de cada fabricante decidir que informação divulga, já temos visto algumas promessas a não serem cumpridas.

Por exemplo, em agosto passado publicámos um artigo com vários dispositivos listados, que se supõem que vão receber a versão 9 Pie do Android:

Contudo, e de acordo com o que já temos assistido, há uma forte probabilidade da versão 9 nunca vir a ser lançada para alguns dos modelos listados… mas naturalmente não sabemos quais.

Os equipamentos Android suportados diretamente pela Google (anteriormente os Nexus, agora os Pixel) são os que têm cumprido pelo menos os 18 meses prometidos de atualizações, por vezes muito mais que isso. Marcas como a Xiaomi, Samsung, Huawei e OnePlus têm também mostrado bom desempenho no lançamento de atualizações.

[Respondido por Hugo Cura]


Pocophone ou Blackview bv9600? Ou devo esperar pelo Pocophone 2?

Boa noite.

Se possível digam-me a vossa opinião do Xiaomi pocophone f1 vs Blackview bv9600. Destes qual será o melhor?

Saberão dizer quando chegará o Xiaomi pocophone f2?

Aguardo pela vossa resposta.

Cumprimentos

Joel Dionísio

Resposta:

Joel,

Dizer qual “o melhor” é sempre subjetivo, até porque se tratam de smartphones de segmentos diferentes. O Pocophone é um smartphone mais vulgar (embora com excelentes especificações) enquanto que o Blackview BV9600 é um smartphone com muito mais resistência a danos, à prova de água e destinado a outro tipo de utilização.

O BV9600 tem ecrã AMOLED, boas câmaras e um design que, sendo um rugged phone, não aparenta que o é, já que não é “grosseiro” como são habitualmente esse tipo de smartphones. Já olhando ao Pocophone, não é à prova de água e não tem a mesma resistência que o BV9600, embora tenha um processador superior.

Resumindo, a decisão entre um e outro terá mesmo de ser tomada dependendo do tipo de utilização que se pretende dar.

Ainda não conhecemos a data de lançamento do Pocophone 2, mas não será um rugged phone.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a melhor opção para receber o meu telefone comprado online?

Boa noite pplware,

Embora já tenha lido no vosso site sobre o assunto, continuo com algumas dúvidas.

Encontrei um desejado smartphone no site “Banggood” a um óptimo preço e queria adquiri-lo (stock em HK), mas tenho sempre medo da alfandega…:

A Banggood tem também a hipótese de escolher envio “Priority Direct Mail” ou “EU Priority Line”. Queria ter a certeza que não vou ter chatices com a alfandega, já que não percebo bem como estes envios funcionam na prática…

Para além disso, sou da Madeira, e li também algures que estes métodos não funcionam para as ilhas. É verdade ?

Posso sempre pedir para enviar para Lisboa (para o endereço de um amigo) sem passar pela alfandega, e depois pedir a esse amigo para me enviar como encomenda nacional ! Certo ?

Aguardo vosso feedback

Obrigado pela ajuda

Ricardo Santos

Resposta:

Ricardo,

Ambos os métodos de envio “Priority Direct Mail” e “EU Priority Line” não passam pela alfândega, para Portugal Continental, mas o que tem maior histórico de sucesso é o Priority Direct Mail.

Tanto quanto sabemos, não há registo de encomendas retidas utilizando esse método.

Quanto à entrega para a Madeira, sim, parece que não segue o mesmo caminho e, portanto, poderá ser aplicadas as regras normais. É recomendável que seja enviado para alguém em Portugal Continental para depois reencaminhar.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version