Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Acham que devo mudar do Windows 10 para o Linux?

Bom dia,

Estou a pensar seriamente em mudar do Windows 10 para o Linux, porém gostaria de saber a vossa opinião.

Paulo Santos

Resposta:

Paulo,

É sempre interessante explorar novas alternativas, mas é imprescindível saber com o que podemos contar.

Primeiro que tudo recomendo que faça uma análise ao que utiliza atualmente no Windows e que lhe é essencial para o dia a dia. Depois, procure saber se no Linux, diria, na distribuição Ubuntu, tem alternativa equivalente ao que precisa.

Note que, por exemplo para quem utiliza o Microsoft Office intensamente e a nível profissional, o LibreOffice está longe de ser uma alternativa viável. Já para outro tipo de utilizadores é adequado.

Depois há outras coisas, como ferramentas de edição da Adobe, jogos e outros pequenos programas a que pode estar habituado, podem ser um impedimento à adoção de um novo sistema operativo.

Resumindo, primeiro sugiro que experimente o Ubuntu utilizando uma máquina virtual, podendo assim utilizá-lo dentro do Windows sem necessidade de uma instalação de raiz no sistema. Pode ver aqui como fazer:

Se gostar e achar adequado para o seu tipo de utilização, então avance!

[Respondido por Hugo Cura]


Sabem como instalo esta app no meu iPad?

boa noite

Agradeço por favor que me informe como poderei descarregar aplicação Languagetool no IPad ou no mac

Muito Obrigado

Cumprimentos
João José

Resposta:

João,

O Languagetool não é compatível com o iPad e por isso não existe como uma app que possa ser obtida diretamente na loja de aplicações da Apple.

Mesmo com esta limitação, existem algumas formas (criativas) que pode usar para o ter no seu iPad.

A primeira delas, de todas as mais simples, é recorrer ao browser, navegando para o site do Languagetool. Ai terá a possibilidade de validar o seu texto e descobrir as necessidade de correção nele.

A segunda, é feita através da utilização do Office Online e instalar aí o plugin do Languagetool. Novamente estará a usar o browser, mas aqui será num ambiente mais Office.

[Respondido por Pedro Simões]


Como faço um pagamento no PayPal sem cartão de crédito?

Boa noite, será que me podem ajudar.

Quero fazer uma compra através do PayPal, mas não tenho cartão de crédito.

Como faço para pagar diretamente pela conta bancária?

Obrigado

Pedro Outeiro

Resposta:

Pedro,

Numa situação em que não tem um cartão de crédito, há duas formas de fazer um pagamento a partir do Paypal.

A primeira, e a mais simples, é a de associar uma conta bancária ao Paypal. Ao fazê-lo, isso vai atuar como uma autorização de Débito Direto na sua conta bancária. Dessa forma, sempre que fizer um pagamento com a sua conta Paypal, é feito um débito desse valor diretamente na conta bancária.

A outra forma é mediante a utilização de um cartão de crédito virtual MBNet. Para o fazer, necessita de ativar o MBWay no seu smartphone. Veja aqui como aderir:

Depois, basta utilizar a opção “Gerar cartão” para que seja gerado um cartão de crédito virtual, para comerciante (vários pagamentos) ou para compra única, com validade e valor de pagamento controlados.

Assim que tiver o cartão de crédito virtual, basta adicioná-lo na sua conta Paypal como se de um cartão de crédito real se tratasse.

[Respondido por Hugo Cura]


Devo comprar já o Galaxy S10+ ou esperar um pouco?

Bom dia Pplware,

Estou a pensar comprar um novo smartphone e por isso precisava da vossa ajuda.

A questão é simples e provavelmente de resposta simples. Eu é que estou um pouco receoso e agradeço o vosso conselho.

Decidi dar o passo e trocar o meu velhinho Galaxy S4 por um dos novos e recentes Galaxy S10+.

Não é uma compra emocional, se bem que apenas formas e aquele ecrã me deixem muito curioso.

O meu problema é mesmo se o devo pré-comprar ou se devo esperar que chegue ao mercado e depois, com outra calma, faça a compra.

Obrigado pela vossa resposta e continuem a ajudar os vossos leitores como o fazem.

Francisco Menezes

Resposta:

Francisco,

Como referiu, esta é uma resposta simples, direta e muito simples. Se puder, faça a pré-compra do Galaxy S10+.

A justificação mais simples é mesmo para poder aproveitar a oferta que a Samsung está fazer. Vai receber os Galaxy Bud para poder usar com o seu novo smartphone.

Claro que terá também a possibilidade de receber o S10+ alguns dias antes deste chegar mesmo ao mercado.

Não existirá qualquer problema com estes primeiros modelos, uma vez que são os mesmos que vão para as lojas no momento em que a venda for iniciada.

Aproveite então a possibilidade de ganhar um presente e faça já a pré-compra do Galaxy S10+.

[Respondido por Pedro Simões]


Ajudem-me, o Mate 20 Pro está a desbloquear-se com qualquer cara?

Pplware,

estou com um problema grave no desbloqueio de ecra do meu huawei mate 20 pro, apesar de so ter a minha impressao digital gravada , qualquer outra pessoa consegue desbloquear e utilizar o telemovel.

ja fiz reset as definicoes e continua na mesma e ja nao sei o que fazer .

Ana Morais

Resposta:

Ana,

Provavelmente não terá qualquer problema no seu Mate 20 Pro e o que se passa é muito simples de explicar e de resolver.

Essa situação já nos aconteceu no passado e, tal como nós, estará provavelmente a ser vítima de um esquecimento.

O Google tem, há já algumas versões, a possibilidade de não se bloquear em locais conhecidos ou quando detetar equipamentos de confiança.

Por norma falamos da casa e/ou do trabalho, no caso dos locais, e de dispositivos bluetooth (relógio/banda, Pc ou até o carro), no caso dos dispositivos.

Para validar esta situação aceda a Definições -> Segurança e privacidade -> Métodos de desbloqueio do ecrã -> Desbloqueio inteligente.

Aí, no Smart Lock, encontra estas definições que deve validar. Veja os locais fidedignos que estão definidos e também os dispositivos fidedignos.

Renova os que não lhe interessar e vai ver que de imediato esse comportamento que tanto a preocupa desaparece.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor local para comprar um domínio .com.pt?

Olá, pplware,

Tenho intenções de adquirir um domínio “.com.pt”. Contudo, não sei qual o melhor site para o efeito. Conhecem algum que me possam recomendar?

Muito obrigado,

Diogo Pimenta

Resposta:

Diogo,

No que diz respeito a domínios, e até em tudo em geral, “o melhor” é sempre subjetivo. Apenas podemos recomendar quem conhecemos, em quem temos confiança e com quem temos experiência. Esse sim, para nós é o melhor.

A PTisp é um caso desses. Além de fornecer a gestão do domínio, pode também fornecer o alojamento e outros serviços de que necessitar:

O preço para um domínio .com.pt é de 12,5€ por ano.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version