Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Qual a app certa para clonar um HDD para um SSD?

Bom dia

Qual o melhor software para clonar um disco de 673 HDD para 240 GB SSD.  Assume-se que o disco de 673 GB apenas tem ocupado cerca de 200 GB.

O objetivo é aumentar a performance dado que não tenho paciência para  esperar que o disco carregue os dados em 2 minutos quando o SSD o possibilita fazer em apenas 7 segundos.

Abraço

Nélio Rosado

Resposta:

Nélio,

Há vários softwares capazes de fazer esse procedimento, onde não se limitam a “olhar” ao espaço total da partição, mas sim ao espaço ocupado.

Uma opção é, por exemplo, o Minitool Partition Wizard Free:

Outra opção a ter em conta, e que já testámos o bom funcionamento, é o AOMEI Backupper:

De facto é uma enorme vantagem migrar o sistema operativo de um disco HDD para um drive SSD… e o HDD é uma excelente opção para armazenamento!

[Respondido por Hugo Cura]


A quem posso reportar a descoberta de milhares de dados de utilizadores?

Bom dia

Hoje numa pesquisa, fui dar com uma lista de ficheiros onde constam sites, mail, senhas usernames, de vários site nacionais e internacionais

Há alguma forma de denunciar isto?

Bruno Mota

Resposta:

Bruno,

Pensando nas autoridades, dificilmente algo poderá ser feito para que essa informação seja retirada da Web.

No entanto, olhando à forma como chegou até essa informação, nomeadamente recorrendo à pesquisa, é possível denunciá-lo aos motores de pesquisa.

No caso da Google, existe uma página para o fazer:

Obrigado pelo interesse em ajudar a melhorar a qualidade da informação a que temos acesso.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não tem o Chrome o dicionário no novo acordo ortográfico?

Bom dia.

Vocês que são desta área, por isso acho que seria algo bom para ser explorado.

Porque é que o Chrome não possui corretor ortográfico segundo o último acordo ortográfico?

Carlos Santos

Resposta:

Carlos,

De facto, o Google Chrome não tem um corretor automático, embora exista a possibilidade de outros softwares, até diretamente implementados em sistemas operativos, atuem sobre o texto que é escrito no Chrome.

A razão de o Chrome não ter um corretor ortográfico, não sabemos, no entanto, existem extensões que permitem adicionar essa funcionalidade. Uma muito interessante, e que recomendamos, é a Grammar and Spell Checker:

Funciona muito bem com a língua portuguesa e é capaz de alertar para correções de gralhas, gramaticais, de contexto, de concordância, repetição de palavras e estrangeirismos. Pode realmente fazer a diferença quando estão a ser redigidos textos cujo conteúdo tem de estar irrepreensível

[Respondido por Hugo Cura]


Que diferenças existem entre estes modelos do OnePlus 6T?

Olá Boa noite,

Tenho umas dúvidas que muito agradecia esclarecimento caso tenham a informação:

1. Qual a diferença entre o Oneplus 6T A6010 e A6013.

2. Qual a diferença entre o Oneplus 6 A6000 e A6003?

3. Qual dos modelos A’s são i.focados para Portugal/Europa?

Antecipadamente, muito obrigado.

Venâncio Fernandes

Resposta:

Venâncio,

Respondendo às 3 questões ao mesmo tempo, as versões terminadas em 0 são destinadas ao mercado asiático, incluindo a China e Índia, e as versões terminadas em 3 destinam-se ao mercado global (Europa, América).

No entanto, ambas as versões são totalmente compatíveis com as redes 4G em Portugal, já que suportam as bandas 3, 7 e 20.

Além disso, a versão terminada em 0 traz o sistema operativo HydrogenOS, enquanto a outra traz o OxygenOS. Diferem pouco, mas esta última é adequada para o nosso mercado. É possível instalar facilmente o OxygenOS num smartphone com HydrogenOS.

De resto, não existem diferenças significativas.

[Respondido por Hugo Cura]


O que posso fazer para melhorar a bateria do meu Android?

Bom dia,

O meu telemóvel está a consumir cada vez mais bateria, e já não me dá para um dia inteiro, mesmo que não use o telemóvel.

Será que mudar para uma ROM customizada iria aumentar a durabilidade da bateria?

Se sim, que ROM poderia instalar no Wiko U Feel Lite?

Gonçalo Costa

Resposta:

Gonçalo,

Os serviços base no sistema operativo vão ficando mais complexos e mais pesados (Google Play Services), as aplicações também começam a exigir cada vez mais, e as baterias vão perdendo capacidade à medida que são utilizadas.

Estará, com toda a certeza, a ser afetado pelas 3 razões referidas e, embora possa ter ligeiras vantagens com uma ROM bem otimizada (se a houver), está já a investir num smartphone que atualmente já se pode considerar obsoleto.

Tenha apenas atenção se tem alguma aplicação a consumir demasiada energia em segundo plano. Vá a Definições > Bateria > Utilização de energia, e veja se alguma aplicação se destaca na lista. Se sim, pondere desinstalá-la, caso não seja uma aplicação do sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Esta loja online é séria ou apenas mais um esquema?

Boa tarde

Será que me podem dizer se tem alguma informação sobre este site?

https://www.trendswa.com/collections/smartphone/products/p-pz0353bb-eu-128?variant=21404704309348

Manuel Costa

Resposta:

Manuel,

Essa loja online é, com toda a certeza, uma fraude.

Há vários pormenores que nos levam a concluir isso:

Há algo que não é habitual neste tipo de sites, que é o método de pagamento. Geralmente, o Paypal não é utilizado neste tipo de casos, simplesmente porque tem associada a proteção do comprador, que permite que o valor de um pagamento seja reclamado no caso de haver um problema com o fornecimento do produto.

No entanto, é possível que tenha sido descoberto algum esquema para que esse método de pagamento voltasse a ser viável de utilizar para fraudes.

[Respondido por Hugo Cura]


Consigo usar apenas o cartão CI da minha TV para substituir a box da NOS?

Boas

Eu tenho uma televisão samsung com a opção de usar um CI card… e tenho o serviço da NOS iris

É possível “anular” a box da nós e focar tudo na televisão ?

Rui Valente

Resposta:

Rui,

De forma legal, não, não o poderá fazer. O serviço é fornecido exclusivamente para ser utilizado com a box do operador, não uma outra.

No entanto, porque a NOS também disponibiliza sinal analógico e digital não codificado na rede, poderá ligar o cabo de antena (coaxial) à TV, sintonizar os canais digitais não codificados (julgo que são cerca de 120) e dessa forma deixar de utilizar a box, mas apenas se para si os canais não codificados forem suficientes.

Quanto aos canais codificados, o cartão da NOS não é compatível com o CI card genérico das TVs, e portanto terá mesmo que utilizar a box fornecida pelo operador.

[Respondido por Hugo Cura]


É necessário usar a app da CloudFlare no Android 9 Pie?

Bom dia.

Tenho um smartphone Xiaomi M1 com o Android 9, e executei o DNS privado, colocando o 1dot1dot … que corresponde à cloudFlare. Ainda preciso de ter activa a app 1.1.1.1 ou já não, e nesse caso é de desinstalar?

Obrigado

JCortez

Resposta:

Essa app serve para conseguir usar esse DNS privado em sistemas anteriores ao Android 9.

Na nova versão do SO da Google esse serviço pode ser configurado nativamente, facilitando a vida aos utilizadores.

O que ela faz é criar uma VPN e encaminhar esses pedidos de forma segura para o servidor de DNS.

Assim, e uma vez que tem o Android 9, pode remover a app a usar apenas as configurações nativas.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo melhorar o portátil da minha filha?

Boa tarde,

Não sei se me podem ajudar, com algum esclarecimento sobre o que se passará com portátil HP que a minha filha (12 anos) acabou de receber como presente de Natal:
HP 250G6 – Intel i3-7020U, 4GB DDR4, 128GB SSD, 15.6 HD AG LED SVA, UMA, Webcam, DVD+/-RW, AC+BT, 3C Batt, Windows 10 Home 64)

Infelizmente, não pude dar logo atenção ao desempenho da “máquina”, e imaginei que estava tudo OK, mas agora descobri que o portátil está lentíssimo.

No gestor de tarefas, vi que a CPU está permanentemente cheia a 100%, e entretanto percebi que o problema reside no sistema operativo (Windows 10), o qual sofre de um bem conhecido MEGA-bug (verdadeiramente inacreditável), que está a dar problemas idênticos a milhares (?) de utilizadores por todo o mundo.

Agora, para primeiro computador de uma jovem aluna, não gostaria de lhe proporcionar uma “estreia” tão pouco auspiciosa e pergunto-me se uma solução, mais estrutural, não passará por instalar um disco SSD.

Segundo me explicou um conhecido, profissional da área, isso é fácil e  não terá qualquer desvantagem.

Concordam? Ou poderão sugerir algo distinto?

Melhores cumprimentos,

Pedro Cid

Resposta:

Pedro,

O SSD é na maioria das vezes a resposta que resolve muitos dos problemas.

Infelizmente, e no seu caso, não será solução. Existem 2 razões para não o fazer.

A primeira prende-se com a garantia do equipamento. Ao abrir o mesmo para colocar o SSD vai eliminar a garantia e ficar com uma máquina nova e sem suporte.

A segunda é mais direta e simples. Nas especificações que indicou na sua questão, descreve que a máquina tem um SSD de 128GB. Ora, se tem já um SSD, não será a sua troca que irá criar melhorias óbvias.

O que tentaria fazer, no seu caso, era uma instalação limpa e livre de todo o software adicional que muitas vezes as marcas colocam nas suas máquinas.

Por outro lado tentaria perceber se não existe malware ou outro tipo de problemas de segurança a limitar o desempenho do PC.

Refere um bug do Windows 10, consegue precisar qual? O mesmo não terá sido já resolvido numa atualização recente? Veja como está a atualização do SO e veja se não tem nada pendente e a precisar de atualização.

Por fim, e se nada resultar, pode sempre equacionar ativar a garantia e ver o que poderá estar de menos bem com essa máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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