Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Qual a app certa para clonar um HDD para um SSD?
- A quem posso reportar a descoberta de milhares de dados de utilizadores?
- Porque não tem o Chrome o dicionário no novo acordo ortográfico?
- Que diferenças existem entre estes modelos do OnePlus 6T?
- O que posso fazer para melhorar a bateria do meu Android?
- Esta loja online é séria ou apenas mais um esquema?
- Consigo usar apenas o cartão CI da minha TV para substituir a box da NOS?
- É necessário usar a app da CloudFlare no Android 9 Pie?
- Como consigo melhorar o portátil da minha filha?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Qual a app certa para clonar um HDD para um SSD?
Bom dia
Qual o melhor software para clonar um disco de 673 HDD para 240 GB SSD. Assume-se que o disco de 673 GB apenas tem ocupado cerca de 200 GB.
O objetivo é aumentar a performance dado que não tenho paciência para esperar que o disco carregue os dados em 2 minutos quando o SSD o possibilita fazer em apenas 7 segundos.
Abraço
Nélio Rosado
Resposta:
Nélio,
Há vários softwares capazes de fazer esse procedimento, onde não se limitam a “olhar” ao espaço total da partição, mas sim ao espaço ocupado.
Uma opção é, por exemplo, o Minitool Partition Wizard Free:
Outra opção a ter em conta, e que já testámos o bom funcionamento, é o AOMEI Backupper:
De facto é uma enorme vantagem migrar o sistema operativo de um disco HDD para um drive SSD… e o HDD é uma excelente opção para armazenamento!
[Respondido por Hugo Cura]
A quem posso reportar a descoberta de milhares de dados de utilizadores?
Bom dia
Hoje numa pesquisa, fui dar com uma lista de ficheiros onde constam sites, mail, senhas usernames, de vários site nacionais e internacionais
Há alguma forma de denunciar isto?
Bruno Mota
Resposta:
Bruno,
Pensando nas autoridades, dificilmente algo poderá ser feito para que essa informação seja retirada da Web.
No entanto, olhando à forma como chegou até essa informação, nomeadamente recorrendo à pesquisa, é possível denunciá-lo aos motores de pesquisa.
No caso da Google, existe uma página para o fazer:
Obrigado pelo interesse em ajudar a melhorar a qualidade da informação a que temos acesso.
[Respondido por Hugo Cura]
Porque não tem o Chrome o dicionário no novo acordo ortográfico?
Bom dia.
Vocês que são desta área, por isso acho que seria algo bom para ser explorado.
Porque é que o Chrome não possui corretor ortográfico segundo o último acordo ortográfico?
Carlos Santos
Resposta:
Carlos,
De facto, o Google Chrome não tem um corretor automático, embora exista a possibilidade de outros softwares, até diretamente implementados em sistemas operativos, atuem sobre o texto que é escrito no Chrome.
A razão de o Chrome não ter um corretor ortográfico, não sabemos, no entanto, existem extensões que permitem adicionar essa funcionalidade. Uma muito interessante, e que recomendamos, é a Grammar and Spell Checker:
Funciona muito bem com a língua portuguesa e é capaz de alertar para correções de gralhas, gramaticais, de contexto, de concordância, repetição de palavras e estrangeirismos. Pode realmente fazer a diferença quando estão a ser redigidos textos cujo conteúdo tem de estar irrepreensível
[Respondido por Hugo Cura]
Que diferenças existem entre estes modelos do OnePlus 6T?
Olá Boa noite,
Tenho umas dúvidas que muito agradecia esclarecimento caso tenham a informação:
1. Qual a diferença entre o Oneplus 6T A6010 e A6013.
2. Qual a diferença entre o Oneplus 6 A6000 e A6003?
3. Qual dos modelos A’s são i.focados para Portugal/Europa?
Antecipadamente, muito obrigado.
Venâncio Fernandes
Resposta:
Venâncio,
Respondendo às 3 questões ao mesmo tempo, as versões terminadas em 0 são destinadas ao mercado asiático, incluindo a China e Índia, e as versões terminadas em 3 destinam-se ao mercado global (Europa, América).
No entanto, ambas as versões são totalmente compatíveis com as redes 4G em Portugal, já que suportam as bandas 3, 7 e 20.
Além disso, a versão terminada em 0 traz o sistema operativo HydrogenOS, enquanto a outra traz o OxygenOS. Diferem pouco, mas esta última é adequada para o nosso mercado. É possível instalar facilmente o OxygenOS num smartphone com HydrogenOS.
De resto, não existem diferenças significativas.
[Respondido por Hugo Cura]
O que posso fazer para melhorar a bateria do meu Android?
Bom dia,
O meu telemóvel está a consumir cada vez mais bateria, e já não me dá para um dia inteiro, mesmo que não use o telemóvel.
Será que mudar para uma ROM customizada iria aumentar a durabilidade da bateria?
Se sim, que ROM poderia instalar no Wiko U Feel Lite?
Gonçalo Costa
Resposta:
Gonçalo,
Os serviços base no sistema operativo vão ficando mais complexos e mais pesados (Google Play Services), as aplicações também começam a exigir cada vez mais, e as baterias vão perdendo capacidade à medida que são utilizadas.
Estará, com toda a certeza, a ser afetado pelas 3 razões referidas e, embora possa ter ligeiras vantagens com uma ROM bem otimizada (se a houver), está já a investir num smartphone que atualmente já se pode considerar obsoleto.
Tenha apenas atenção se tem alguma aplicação a consumir demasiada energia em segundo plano. Vá a Definições > Bateria > Utilização de energia, e veja se alguma aplicação se destaca na lista. Se sim, pondere desinstalá-la, caso não seja uma aplicação do sistema.
[Respondido por Hugo Cura]
Esta loja online é séria ou apenas mais um esquema?
Boa tarde
Será que me podem dizer se tem alguma informação sobre este site?
https://www.trendswa.com/collections/smartphone/products/p-pz0353bb-eu-128?variant=21404704309348
Manuel Costa
Resposta:
Manuel,
Essa loja online é, com toda a certeza, uma fraude.
Há vários pormenores que nos levam a concluir isso:
- preços exageradamente baixos
- preços iguais para diferentes gamas de produtos
- não existem redes sociais
- alguns erros em descrições e organização do site
Há algo que não é habitual neste tipo de sites, que é o método de pagamento. Geralmente, o Paypal não é utilizado neste tipo de casos, simplesmente porque tem associada a proteção do comprador, que permite que o valor de um pagamento seja reclamado no caso de haver um problema com o fornecimento do produto.
No entanto, é possível que tenha sido descoberto algum esquema para que esse método de pagamento voltasse a ser viável de utilizar para fraudes.
[Respondido por Hugo Cura]
Consigo usar apenas o cartão CI da minha TV para substituir a box da NOS?
Boas
Eu tenho uma televisão samsung com a opção de usar um CI card… e tenho o serviço da NOS iris
É possível “anular” a box da nós e focar tudo na televisão ?
Rui Valente
Resposta:
Rui,
De forma legal, não, não o poderá fazer. O serviço é fornecido exclusivamente para ser utilizado com a box do operador, não uma outra.
No entanto, porque a NOS também disponibiliza sinal analógico e digital não codificado na rede, poderá ligar o cabo de antena (coaxial) à TV, sintonizar os canais digitais não codificados (julgo que são cerca de 120) e dessa forma deixar de utilizar a box, mas apenas se para si os canais não codificados forem suficientes.
Quanto aos canais codificados, o cartão da NOS não é compatível com o CI card genérico das TVs, e portanto terá mesmo que utilizar a box fornecida pelo operador.
[Respondido por Hugo Cura]
É necessário usar a app da CloudFlare no Android 9 Pie?
Bom dia.
Tenho um smartphone Xiaomi M1 com o Android 9, e executei o DNS privado, colocando o 1dot1dot … que corresponde à cloudFlare. Ainda preciso de ter activa a app 1.1.1.1 ou já não, e nesse caso é de desinstalar?
Obrigado
JCortez
Resposta:
Essa app serve para conseguir usar esse DNS privado em sistemas anteriores ao Android 9.
Na nova versão do SO da Google esse serviço pode ser configurado nativamente, facilitando a vida aos utilizadores.
O que ela faz é criar uma VPN e encaminhar esses pedidos de forma segura para o servidor de DNS.
Assim, e uma vez que tem o Android 9, pode remover a app a usar apenas as configurações nativas.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo melhorar o portátil da minha filha?
Boa tarde,
Não sei se me podem ajudar, com algum esclarecimento sobre o que se passará com portátil HP que a minha filha (12 anos) acabou de receber como presente de Natal:
HP 250G6 – Intel i3-7020U, 4GB DDR4, 128GB SSD, 15.6 HD AG LED SVA, UMA, Webcam, DVD+/-RW, AC+BT, 3C Batt, Windows 10 Home 64)
Infelizmente, não pude dar logo atenção ao desempenho da “máquina”, e imaginei que estava tudo OK, mas agora descobri que o portátil está lentíssimo.
No gestor de tarefas, vi que a CPU está permanentemente cheia a 100%, e entretanto percebi que o problema reside no sistema operativo (Windows 10), o qual sofre de um bem conhecido MEGA-bug (verdadeiramente inacreditável), que está a dar problemas idênticos a milhares (?) de utilizadores por todo o mundo.
Agora, para primeiro computador de uma jovem aluna, não gostaria de lhe proporcionar uma “estreia” tão pouco auspiciosa e pergunto-me se uma solução, mais estrutural, não passará por instalar um disco SSD.
Segundo me explicou um conhecido, profissional da área, isso é fácil e não terá qualquer desvantagem.
Concordam? Ou poderão sugerir algo distinto?
Melhores cumprimentos,
Pedro Cid
Resposta:
Pedro,
O SSD é na maioria das vezes a resposta que resolve muitos dos problemas.
Infelizmente, e no seu caso, não será solução. Existem 2 razões para não o fazer.
A primeira prende-se com a garantia do equipamento. Ao abrir o mesmo para colocar o SSD vai eliminar a garantia e ficar com uma máquina nova e sem suporte.
A segunda é mais direta e simples. Nas especificações que indicou na sua questão, descreve que a máquina tem um SSD de 128GB. Ora, se tem já um SSD, não será a sua troca que irá criar melhorias óbvias.
O que tentaria fazer, no seu caso, era uma instalação limpa e livre de todo o software adicional que muitas vezes as marcas colocam nas suas máquinas.
Por outro lado tentaria perceber se não existe malware ou outro tipo de problemas de segurança a limitar o desempenho do PC.
Refere um bug do Windows 10, consegue precisar qual? O mesmo não terá sido já resolvido numa atualização recente? Veja como está a atualização do SO e veja se não tem nada pendente e a precisar de atualização.
Por fim, e se nada resultar, pode sempre equacionar ativar a garantia e ver o que poderá estar de menos bem com essa máquina.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões