Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O Android Auto está com um comportamento muito estranho

Boas, eu tenho uma questão acerca da app Android Auto.

Quando conectado ao carro a app liga automaticamente e não me importo com isso, até prefiro, mas tenho uma dúvida: porque é que em chamadas ele utiliza a coluna e o micro do telefone e não do carro?

Só acontece quando a app está ligada ao carro seja por bluetooth ou cabo.

Podem ajudar?

Leandro Reis

Resposta:

Leandro,

De facto esse é um problema chato, já identificado e reportado em imensos sítios, com diversos modelos de smartphone e de carro, conhecido já há muitos meses:

Há quem tenha esse problema apenas nas chamadas recebidas, estando as chamadas efetuadas a ocorrer sem problemas.

Alguns resolvem-no a definir sempre, manualmente, o bluetooth como dispositivo para a chamada sempre que a chamada é atendida, outros precisam desligar e voltar a ligar USB, entre outras soluções.

Resumindo, é problema é bem conhecido e ainda não é conhecida uma solução que o resolva definitivamente. Resta aguardar que a Google o corrija.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Windows está a repetir ícones sem razão aparente. O que tem?

Caros Amigos.

Recorro à Vossa preciosa ajuda a fim de por favor me ajudarem a resolver se puderem este caso.

De um dia para o outro fiquei com icones repetidos mas sem propriedade ou seja alem dos mesmos não terem nome não fazem Link para lado nenhum alem de nem erro darem.

Junto em anexo envio fotos a fim de poder melhor documentar o problema.

É claro que já andei à procura por vários motores de busca mas não encontrei nada para Me ajudar.

Além de pensar que o erro possa estar no registry não tenho conhecimentos para poder chegar à resolução.

Peço então por favor e se for possível ajuda para que possa limpar isto.

Antecipadamente Agradecido

Carlos Segurado

Resposta:

Carlos,

As pastas mostradas nesse local do Explorador do Windows são controladas pelo registo, como fazendo parte da Biblioteca de pastas, que não é mais que um acesso rápido para outra pasta.

É possível configurá-las manualmente mas, para simplificar, existe um software que é capaz de tratar disso de forma mais simples:

Após abrir esse software, na lista de itens deve navegar até à configuração File Explorer > Customize This PC Folders.

Do lado direito, deverão estar listadas todas as pastas, não só as que são corretas como também as que estão a apresentar problemas. As problemáticas, deve então selecioná-las e clicar em “Remove selected”.

Se, por alguma razão, esse procedimento não resolver o problema, ou as pastas problemáticas não aparecerem listadas, deve então fazer o procedimento manual.

A explicação desse procedimento é mais extensa e está disponível online, a partir do ponto “Below is the original answer…”:

Consiste em ir ao registo do sistema (regedit), identificar quais as pastas que necessita (por exemplo a pasta {3dfdf296-dbec-4fb4-81d1-6a3438bcf4de} é para música), e manter essas, apagando então todas as outras.

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Como deixar o meu smartphone a trabalhar sem bateria?

Boa tarde caros Amigos e Mestres.

Uma duvida que gostaria de ver esclarecida, pois na necessidade de dar nova utilização aos smartphones antigos, gostaria de poder deixa-los ligados permanentemente mas sem a bateria instalada. A ultima vez que utilizei, a bateria inchou não podendo mais utilizá-la.

Haverá alguma técnica aconselhada para fazer um bypass? Penso que sem as baterias e apenas os carregadores, os telemóveis não ligam. Estou certo?

Obrigado.

António Pais

Resposta:

António,

Existem smartphones que funcionam apenas estando diretamente ligados ao carregador, sem necessidade de bateria, mas creio que será um número residual. Por exemplo, o velhinho TMN A1 (Huawei U8230) funcionava dessa forma, mas desde aí que os smartphones com bateria removível praticamente acabaram, e é difícil verificar se tal acontece para alguns modelos.

Certamente que é possível fazer bypass com algumas alterações elétricas, mas naturalmente que isso varia de modelo para modelo.

A ideia é boa, e pode dar jeito quando queremos que uma tarefa fique a ser desempenhada exclusivamente por um smartphone ligado 24/7, mas provavelmente a forma mais simples é mesmo continuar a usar bateria no smartphone.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo bloquear os SMS de números estranhos?

Boa tarde. a ver se me podem ajudar.

Recebo imensos sms de fornecedores e são bastante incómodos… para pagar facturas, publicidade, etc…

Só que o nr. não aparece. só aparece, Meo, Nos, jumbo, continente e por aífora. como posso bloquear em android?

Ob.

Factorman JM

Resposta:

Caro Factorman,

Apesar de não mostrar diretamente, estes remetentes têm um número. Esta sua aparência facilita a identificação.

O Android tem uma forma nativa para fazer o bloqueio de um número de telefone.

O Pplware já abordou este tema e explicou de forma simples como pode ser feito. Pode encontrar esta informação no artigo abaixo:

Caso use um software diferente, deve encontrar a forma para o fazer. Tipicamente deverá carregar na mensagem até surgir o menu e depois escolher a opção de bloquear ou filtrar o número.

Deve repetir este processo para qualquer número/nome que pretender.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque não consigo atualizar o meu MacBook?

Olá!

Preciso ajuda. O meu Macbook de 2009 deixou de funcionar ao atualizar.

Com o DVD de origem instala não passa do 10.6.8, atualiza e fica na mesma…. será que me conseguem ajudar?

Nelson Pinto

Resposta:

Nelson,

Importa que tenha em conta que nem todos os computadores da Apple podem ser atualizados eternamente para as novas versões.

Cada um deles tem uma versão máxima associada e que limita a sua atualização. Por norma estes limites estão associados ao hardware.

No caso do MacBook que refere, de 2009, a sua versão máxima é mesmo a 10.6.8, o que explica a razão deste não atualizar.

Assim, lamentamos, mas não adiantará forçar a atualização. O Mac não atingiu o fim da sua vida, mas atingiu o ponto máximo de atualização do macOS.

[Respondido por Pedro Simões]


Existe alguma possibilidade de continuar a usar o Windows 7?

Caros,

Li recentemente no Pplware que o Windows 7 vai acabar dento de 1 ano. Uma vez que me dou tão bem com este sistema no meu PC, não o queria perder.

Conseguem dizer-me mais sobre o que vai realmente acontecer?

Obrigado,

Luis Nunes

Resposta:

Luis, há do seu lado algum confusão. O Windows 7 não vai desaparecer. O que será interrompido é o suporte e as atualizações.

Isto coloca o Windows 7 numa posição pouco segura, uma vez que qualquer problema de segurança será deixado por resolver.

Claro que a atualização para o Windows 10 é de todo desejada, mas existem outras alternativas, como o linux, nas suas muitas versões.

Assim, não precisa de entrar em pânico. Tem é de garantir que quando o Windows 7 perder a validade, deve ter uma alternativa pronta a ser usada.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version