Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Quem será que anda a ligar-se à minha rede de casa?

Boa noite,

Gostaria de obter ajuda numa situação complicada, o meu vizinho tem acesso a minha rede, não sei como, mudei as passwords incluindo do router, e tive que desligar o wifi, telefonei para a MEO e eles afirmaram que ninguem está ligado a minha rede.

No entanto os vários antivirus identificaram que está um outro pc ligado a minha rede com o sistema operativo Linux com ip dinâmico da meo só que termina em 253.

Se pudesse ajudar agradecia pois não sei o que fazer mais nesta situação já fiz de tudo o que é possível.

Muito obrigado desde já pela sua atenção.

Kika Meni

Resposta:

Kika,

O router, que é o dispositivo que fornece internet, tem a capacidade de gerir, fornecer e monitorizar todos os dispositivos ligados à sua rede local. A MEO, para lhe ter afirmado que ninguém está ligado à sua rede, é porque acedeu à informação do seu router e verificou que, realmente, não há mais ninguém ligado à sua rede.

Já tentou verificar isso por si mesma? Temos um artigo que a poderá ajudar, embora atualmente a interface do router possa ser ligeiramente diferente:

Se, afinal, houver alguém ligado à sua rede, não havendo acesso físico a portas ethernet do router ou da casa, pode estar relacionado com algum software que esteja a utilizar e que permita o acesso de alguém a partir do exterior.

Alguma vez abriu uma porta do router para que algum serviço pudesse funcionar? Verifique calmamente toda a informação que os softwares anti-virus lhe dão, para que possa tentar identificar o que realmente se passa.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu SSD não é detetado e apenas faz barulhos?

Bom dia.

Tenho um portátil com um ssd de 500gb mas já só me restam 22,8gb livres … comprei um ssd de 1tb e uma caixa para ligar por usb ao meu portátil e fazer a clonagem de tudo que tenho no ssd500gb… ou seja o Windows 10 e os meus arquivos pessoais.

Mas o novo SSD 1TB na caixa ligado por usb não funciona não é reconhecido … fica a fazer barulho “dlim dlom dlim dlom” e a piscar e não consigo fazer mais nada !!

Obrigado.

Henrique de Brion

Resposta:

Henrique,

O ideal é verificar se o cabo interno da caixa externa está bem ligado ao SSD. Poderá ser um simples mau contato que está a provocar esse problema.

Caso não resolva desta forma, deverá tentar ligar essa mesma caixa e SSD a outro PC para verificar se o problema se mantêm.

Por fim, e numa última solução, tente trocar a caixa por outra que saiba estar a funcionar.

Com um destes passos deverá conseguir resolver o seu problema e conseguir guardar os seus dados para o novo SSD.

[Respondido por Pedro Simões]


Como recupero os jogos que tenho na Xbox Live Gold?

Bom dia.

Tenho a minha Xbox One S avariada, no entanto tenho o Xbox Live Gold activo.

É possível resgatar os jogos gratuitos pelo PC através do browser?

Obrigado.

André Filipe

Resposta:

André,

Através da Store ou do Browser podes “pedir para instalar” esses jogos. Ficarão num estado pendente, mas associados à tua conta de utilizador.

Dessa forma, quando a consola estiver disponível, poderás instalar os jogos seleccionados que estarão disponíveis na secção “Ready to Install” ou “Prontos a instalar”.

[Respondido por Paulo Silva]


Quero comprar um Xiaomi Mi Pad 4. A Geekbuying é de confiança?

Boa tarde,

Estou recentemente a pensar encomendar o tablet Xiaomi Mi Pad 4, da loja Geekbuying. A primeira questão é se a loja é segura e confiável.

A segunda questão é a seguinte: pelo que vi, vendem esse tablet com a ROM Chinesa (inclui chinês e inglês) e com a ROM Global. Li algures que a ROM Global ainda não é oficial. Visto que queria o produto “original” e oficial, devo optar pela ROM Chinesa, ou não é isso que dita o ser original?

Por último, sabem se esse tablet irá receber atualizações android e, no caso de ser ROM Chinesa, se atualizará para Global mais tarde?

Muito obrigada.

Continuação de bom trabalho,

Maria João Pais

Resposta:

Maria,

 

Sim, a loja Geekbuying é de confiança, poderá adquirir com toda a segurança.

Recomendamos que escolha um armazém europeu (parece haver stock no armazém da Alemanha) apenas por ser de entrega mais rápida.

Se preferir o armazém de China ou Hong Kong, não esqueça de escolher o método de envio EU Priority Line para que seja entregue isento de taxas.

O tablet não tem versão oficial Global, portanto é vendido com carregador com tomada chinesa e sistema operativo com idiomas inglês + chinês. É original e oficial, mas na versão chinesa. Não há opção quanto a isto.

Poderá instalar os serviços Google sobre a ROM chinesa (se utilizar em inglês não for problema) e receberá todos os updates oficiais dessa versão, mas apenas e só na versão chinesa. Nunca receberá um update que o coloque na versão Global.

O que pode fazer é colocar-lhe uma versão Global, suportada pela comunidade Xiaomi.eu, que há muito que faz um excelente trabalho:

Temos um guia genérico para fazer esse procedimento, que pode seguir aqui:

Parece difícil e extenso, mas resume-se a poucos passos, de execução simples.

É expectável que essa ROM (não oficial) receba update por, pelo menos, 2 anos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo atualizar a app da Play Store no Android?

Bom dia,

Sou utilizador de um Xiaomi e, desde setembro de 2015. Gosto do telemovel, mas a bateria é a grande decepção, mas controlavel. No entanto há uns tempos para cá, quando o telemovel tem ligado os dados móveis a bateria drenava bastante.

Fiz cópia de segurança das aplicações e depois fiz wipe dos dados e fiz uma instalação de rom nova, tudo normal, depois instalei a cópia de segurança, mas a Play Store não atualiza, está sempre na versão 5.9.12.

O que posso fazer para que a Play Store atualize?

Obrigado

Rui Soares

Resposta:

Rui,

Existe uma forma simples de forçar essa atualização da Play Store, sem ter de recolher a app de fontes externas e pouco confiáveis.

Basicamente terá de aceder às definições da Play Store e aí ver a versão da compilação, carregando-lhe.

O Pplware já apresentou esta informação num artigo, que poderá consultar no link abaixo.

Basta seguir os passos aí apresentados e deverá conseguir atualizar a app da Play Store

[Respondido por Hugo Cura]


Como faço desaparecer o iPhone antigo da lista de dispositivos?

Boa tarde,

Tenho um iPhone X, e na área de “tempo de ecrã” nos dispositivos ainda me aparece o meu antigo iPhone 6S Plus!

Já não tenho esse equipamento desde que troquei pelo X, desactivei-o da minha conta Apple e não percebo porque me aparece nessa área!

Alexandre Coimbra

Resposta:

Olá Alexandre.

A Apple mantém um registo dos dispositivos que são associados a um determinado Apple ID. Podem ficar para a “eternidade”.

Para validar se na sua conta Apple tem algum que não faz sentido lá estar faça o seguinte:

Abra o iTunes e faça login com o seu Apple ID. Depois escolha a opção no menu do iTunes Conta > Ver a minha conta…

Será aberta a janela com as suas informações, tipo nome, morada e conta cartão bancário associado ao Apple ID. Deslize para a opção iTunes na Nuvem.

Nessa área tem uma frase que diz Gerir dispositivos.

Aí, irá aparecer todos os seus dispositivos associados à seu Apple ID, veja a imagem seguinte:

Clique no botão Remover ao lado do nome do dispositivo que gostaria de desassociar.

Deve estar resolvido, mas perca um pouco de tempo e navegue por essas opções, vai descobrir outros recursos que lhe podem fazer falta.

[Respondido por Vitor Martins]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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