Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Esta tentativa de extorsão será mesmo real?
Boa noite
Preciso de ajuda por favor, recebi um email informando que a minha conta ou email (não sei, tenho vários emails e 3 ou 4 contas) foi acessada e que sabem a password, sendo que esta é referida mas já estive a ver e essa password terá sido uma que usei há muitos anos para aceder a um aplicativo, penso que foi o paltalk.
É dito que acedi a sites de sexo e que gravaram a tela e que gravaram a minha cam, ou seja eu, e ameaçam enviar para todos os meus contactos a não ser que pague cerca de 900 USD.
Não me parece ser verdade o que é dito, (embora tenho acedido uma vez outra aos tais sites que é mencionado) mas a password que mencionam corresponde, como já disse, a uma possível.
Não sei o que fazer, pode-me aconselhar sobre o devo fazer?
Agradeço desde já
** identificação removida **
Resposta:
Esse tipo de emails é realmente uma tentativa de extorsão, para que o utilizador ganhe medo e aceite a ameaça do atacante, principalmente para quem é mais “prevaricador” pela internet fora.
O esquema é simples e, com toda a certeza, acaba por apanhar alguém em quem colar, nos milhões de pessoas que os recebem.
É claro que há outros esquemas preocupantes e verídicos, que recorrem aos leaks de palavras-passe e conseguem enviar um ataque mais direcionado, com palavras-passe verdadeiras, que parece ser o caso.
O que deve fazer é alterar essa palavra-passe em todos os locais onde ainda a possa usar. Além disso, é também muito importante trocar regularmente a palavra-passe dos serviços mais relevantes que utiliza, principalmente devido a quebras de segurança que vão sendo conseguidas.
[Respondido por Hugo Cura]
Como ligar o meu Windows aos 2 NAS que tenho?
Boa tarde,
Estive a ver no vosso site informação sobre este tema e não encontrei o que preciso.
O que pretendo é que os meus dois NAS D-Link modelos DNS-320 e 320L possam ser acedidos no Explorador de ficheiros, de forma a poder copiar ficheiros (documentos, pdf’s, fotos e vídeos), de um PC para os discos NAS.
Agradeço antecipadamente o suporte que poderem dar, para poder ligar os dois discos da forma que pretendo.
Jorge Moreira
Resposta:
Jorge,
Para conseguir fazer o que pretende, deve adicionar os seus 2 NAS como unidades de rede.
O Pplware já explicou recentemente como o poderá fazer, bastando por isso que siga as instruções apresentadas no artigo que mostramos abaixo:
Lembramos que deve repetir este processo 2 vezes, uma para cada um dos 2 NAS que tem. Poderá também ter de repetir se quiser mais do que uma pasta em cada um destes NAS.
O nosso guia não refere, mas caso exista autenticação de acesso, esta será pedida na ligação às pastas
[Respondido por Pedro Simões]
Como transformar a minha TV numa Smart TV?
Boa tarde,
Para transformar uma TV em Smart TV, qual será o equipamento ideal?
A minha intenção será ligar a TV diretamente à internet e ver conteúdos por lá,
Tenho um smartphone e um tablet parados, dará para adaptar para ver conteúdos diretamente da TV?
Ou o ideal será uma box Android? Se sim qual aconselham?
Continuação de excelente trabalho,
Cumprimentos
João
Resposta:
João,
Existem 2 conceitos que pode explorar para conseguir o que pretende. Ambos têm formas diferentes de funcionar e até alcances diferentes.
O primeiro passa pela utilização de um equipamento tão simples como um Chromecast da Google. Este é uma forma mais simples e mais direta, ainda que com menos funcionalidades.
Basicamente, irá usar o seu tablet para enviar os conteúdos que quiser ver na TV. A condicionante é que terá de ser um serviço suportado pela Google.
Há formas alternativas de contornar este problema, mas terá sempre de ser controlado via telefone/tablet.
O segundo passa por usar uma Box Android, onde terá um equipamento dedicado ligado à TV. É, em analogia, como ligar um smartphone à TV e fazer dele o ecrã.
Aqui as possibilidade são muito maiores, podendo ter mais apps a ligarem-se diretamente e até o acesso a conteúdos que estão barrados ao Chromecast.
Tenha em atenção que existe uma diferença de preços entre as duas soluções, mas que pode ser considerada pequena, face ao que é oferecido.
Pondere qual das duas soluções se adequa ao que pretende e escolha o que quer comprar.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo ou não comprar um monitor para ligar o portátil?
Olá,
Estou a planear adquirir um monitor da Samsung, modelo F591, de 27 polegadas.
https://www.samsung.com/pt/monitors/curved-cf591/
Na vossa opinião e tendo em conta que trabalho muitas horas com um portátil, acham que vale a pena investir num monitor externo com as características de curvatura como as do modelo a que me referi?
Grato pela vossa atenção.
Abraço.
José Jorge Matos
Resposta:
José,
A utilização de um monitor externo é sempre uma excelente opção, caso o possa fazer.
Mesmo com toda a qualidade que existe hoje em dia no hardware, que consegue taxas de refrescamento mais elevadas e que por isso cansa menos a vista, é sempre diferente usar um monitor.
Para além disso, o facto de ser curvo permite ter uma área maior num espaço mais reduzido e também uma melhor utilização para a vista.
Por isso, a nossa resposta é sim, vale a pena investir num monitor externo, que deverá usar sempre que possível.
[Respondido por Pedro Simões]
Atualizei o Windows 10 e agora só tenho o ecrã preto?
Preciso de vossa ajuda.
O meu portátil deixou de funcionar depois da actualização de outubro.
Eu ligo o PC e pouco depois fica com ecrã preto.
Não consigo encontrar contatos da Windows.
Meu nome é Helena Santos
Resposta:
Helena,
Esse problema deverá ser resolvido de forma simples. É, provavelmente, um problema de drivers, que ficaram incompatíveis com esta nova versão.
A primeira solução que lhe recomendamos é que procure no site do fabricante do seu computador uma atualização para esses mesmos drivers da placa gráfica.
Aproveite e atualize também os restantes, ficando assim o seu computador atualizado.
Se, porventura, este problema se mantiver, o que pode fazer é reverter a instalação da atualização e assim voltar ao ponto anterior.
Para o fazer deve aceder às Definições do Windows 10 e aceder a Atualizações e Segurança. Ai dentro encontra o separador Recuperação, onde deve ter a opção para reverter para a versão anterior do Windows 10.
Após esta recuperação o problema deverá mesmo estar resolvido.
[Respondido por Pedro Simões]
Posso contar com atualizações para o meu Doogee BL5000?
BOM ANO,
Sabem se vai haver e quando actualização do software para os Doogee BL5000?
Com tantas actualizações a decorrer é pena ainda estar com versão 7.0
Caso não haja alterações automáticas previstas, como posso “forçar” uma actualização ao meu BL5000?
Cumprimentos
Miguel Oliveira
Resposta:
Miguel,
Obrigado, retribuo os votos de um bom ano 2019.
Não existe qualquer informação acerca de atualizações previstas para o BL5000. Dada a data da última atualização, não é expectável que hajam novas atualizações, pelo menos à versão do sistema operativo (eventualmente ainda poderão haver atualizações de segurança).
Uma nova versão tem de ser “construída” por alguém. Para o BL5000, não existe.
Em todo o caso, à parte dos updates de segurança, o Android 7.0 não difere muito do Android 8 ou 9 em termos de funcionalidades. Não considere a “falta de suporte nas atualizações” só porque sim, sem que algo esteja realmente em falta ou a condicionar a atualização.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões