Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que solução de armazenamento escolho para guardar o meu trabalho?

Boas,

Sou editor de video e estou constantemente a gerar conteudos e vou cada vez mais precisando de mais espaço.

Qual a solução mais economica e pensada para o futuro? Não precisa de ser NAS pois é arquivo offline mas também não queria acumular discos e discos e ter a segurança de caso um falhasse ter um baclup.

Poderia comprar um RAID de 4 baías, ocupá-lo com dois discos e mais tarde ir acrescentando? E ir reconstruindo a RAID conforme fosse acrescentando discos e mais tarde trocando-os por discos maiores?

Obrigado pela atenção.

Best regards / Cumprimentos

Bruno Gonçalves

Resposta:

Bruno,

Vou começar por pegar na frase “não precisa de ser NAS pois é arquivo offline”. Um dispositivo com NAS, permite colocar uma unidade de armazenamento na rede… mas naturalmente que pode ser ligado apenas quando necessário. Diria que é a decisão caseira mais sensata.

É claro que se se tratam de conteúdos necessários de preservar, é imprescindível ter redundância no armazenamento, e fará todo o sentido usar RAID 1 no armazenamento, e isso poderá ser gerido por um NAS que tenha essas capacidades. E é claro, poderá depois servir para outras coisas além de puro arquivo.

Um “RAID” de 4 baias… presumo que se refira a um NAS com capacidade de RAID. Depois, há que ter em atenção o tipo de RAID. Para redundância, como referi, é o RAID 1.

Lembrei-me de um vídeo que o Marques Brownlee fez no espaço do Casey Neistat

Já se a quantidade a armazenar for de muito grande dimensão, e a ligação à Internet for boa, há serviços online interessantes para armazenamento desse tipo de conteúdos (uma ligação com 10Mbit de upload permite enviar cerca de 80GB/dia.

Um bom exemplo disso é o Flickr que armazena os vídeo e fotos originais, sem que sejam recodificados (como faz o Google Photos, por exemplo). A conta Pro tem armazenamento ilimitado e uma ferramenta de sincronização para o PC. Por 4,49€/mês para armazenamento ilimitado, é provavelmente das melhores opções para arquivo de media na cloud.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não termina o arranque do meu smartphone?

Bom dia

Queria pedir ajuda vossa para o problema que me apareceu nas últimas semanas no meu Meo A80 (ZTE Blade L3), que têm a versão Android 5.0.2.

Sempre que ligo o telemóvel ou faço o seu reinício, aparecem duas mensagens:

A primeira mensagem diz:

O Android está a ser atualizado …
A otimizar a aplicação 1 de 2

O Android está a ser atualizado …
A otimizar a aplicação 2 de 2

A segunda mensagem diz:
A iniciar aplicações

Estas operações demoram uma média de 15 minutos para ficar com o telemóvel disponível.

O que é que eu faço? um reset ao telemóvel? Verifico se alguma aplicação possa estar a provocar isto?

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Filipe Feliciano

Resposta:

Filipe,

Há um processo qualquer de instalação no seu smartphone que não está a ser terminado da forma correta.

É por essa razão que esses passos que descreve se estão a repetir constantemente.

Naturalmente que, e pelas mensagens que apresenta, este processo não está associado a qualquer aplicação mas sim ao próprio Android.

Assim, e como refere e bem, a alternativa mais simples é fazer um reset ao seu smartphone e validar a existência de atualizações.

Após isso, e acreditando que este processo corre de forma correta, poderá recuperar os seus dados e as suas aplicações.

[Respondido por Pedro Simões]


O Xiaomi Redmi 6 Pro é um smartphone que devo comprar?

Bom dia.

Encomendei, por engano, um Xiaomi Redmi 6 Pro versão inglesa/chinesa. Ainda estou a tentar cancelar a encomenda junto da Banggood, mas não sei se vou conseguir.

Este telefone tem 5.84 polegadas e não 6.26 (versão internacional).

Este telefone funciona perfeitamente nas redes europeias, incluindo 4G?

É possível mudar a ROM para Português?

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Araújo

Resposta:

Pedro,

Primeiro que tudo, é importante que não faça confusão entre modelos.

O Redmi 6 Pro não tem versão Global e existe apenas com tamanho de ecrã de 5,84″. Há depois o Mi A2 Lite, que é o Redmi 6 Pro com o Android One, a versão do Android da Google.

Com o tamanho de 6,26″ existe o Redmi Note 6 Pro, esse sim, com versão chinesa e versão Global.

Respondendo às questões, o Redmi 6 Pro funciona nas redes europeias 4G, mas apenas nas bandas 3 e 7, que são utilizadas no grandes centros urbanos. A banda 20, que é utilizada nas zonas mais remotas, não existe neste smartphone.

Sim, é possível mudar a ROM para português, instalando por exemplo a ROM da comunidade Xiaomi.eu.

Temos um guia para o fazer:

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo instalar a build 1809 no meu Toshiba?

Começo por agradecer a valiosa ajuda que já me têm prestado e, uma vez mais, venho pedir a v/ ajuda para o seguinte:

Tenho um portátil, já com 8 anos, TOSHIBA Satellite L650, com placa gráfica ATI Mobility Radion 4500. Tenho feito, sem qualquer problema, as actualizações do Windows 10, até à versão 1803.

Tentei a actualização para a versão 1809 através ao assistente do Windows e esteve mais de 2 horas e, no fim, repôs o computador na versão que estava, a 1803.

Vi então que o site da TOSHIBA considera este modelo inelegível para a versão 1809. No entanto, o WindowsUpdate continua sempre a tentar, sem êxito, instalar a 1809, limitando muitíssimo a utilização do computador.

Penso já ter bloqueado as actualizações automáticas mas queria mantê-las para ir actualizando a 1803, até porque, com tudo isto, deve ter havido desadequação dos drivers, estando a imagem um pouco distorcida, fazendo as imagens um bocado “gordas”.

Peço desculpa da extensão e agradeço, desde já, a ajuda que me possam prestar.

Com os meus melhores cumprimentos.

Adelino Almeida

Resposta:

Adelino,

A instalação da atualização 1809 não tem simples para muitos utilizadores. São muitos os problemas conhecidos e que a Microsoft tem conseguido resolver de forma constante.

Quanto ao seu problema, recomendamos que aguarde que todo estes problemas sejam eliminados e que tente novamente a instalação desta build.

Assim, mantenha o bloqueio às atualizações por mais algum tempo, deixando se possível de fora as atualizações de segurança, que deve continuar a instalar.

Depois deste tempo de pausa, pode tentar novamente a instalação desta atualização e todas as que estiverem pendentes.

Se o problema se mantiver, o ideal é fazer uma cópia de segurança dos seus dados e realizar uma recuperação do Windows, como explicamos aqui. No final o problema estará resolvido e o Windows 10 a funcionar sem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo gravar uma imagem com o VoiceOver no macOS?

Olá a todos!

mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.

Sou utilizador do MacOS e estou com um pequena questão em mão.

Será que podem ajudar?

Como guardo uma imagem utilizando o Voiceover no Safari?

De momento, pretendo guardar uma imagem ou foto a partir do Safari, e essa função não a consigo realizar.

Como posso realizar essa tarefa? É impossível? Terá algum comando escondido e inacessível?

Pesquisei no manual de atalhos do VoiceOver da Apple, mas, infelizmente não estou conseguindo encontrar nada relevante que reverta para essa situação específica. Também tentei na pesquisa no site da Apple.pt, e o resultado foi o mesmo. Nada relativo a essa temática!

Será que podem dar umas luzes sobre o assunto?

Cumprimentos!

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

Apesar do VoiceOver ser uma ajuda essencial para os utilizadores que a usam, não tem acesso direto a todas as funcionalidades do macOS.

No caso em concreto da gravação de uma imagem, a opção para o fazer diretamente via VoiceOver não existe.

O que recomendamos que faça é usar o VoiceOver para chamar os menus e que escolha a opção certa para gravar o ficheiro.

Noutras situações similares, em que o atalho não exista, pode usar esta opção e chamar um dos menus, escolhendo depois a opção correspondente ao que deseja.

[Respondido por Pedro Simões]


Como devo gerir o espaço que tenho no iCloud para o meu iPhone?

Olá,

O assunto que hoje me conduz até voz prende-se o iCloud.

Sou um utilizador recente dos serviços da Apple e o iCloud associado ao meu iPhone começa a ficar próximo de esgotar os seus 5Gb.

Uma vez que ainda tenho bastante espaço do dispositivo – que é de 64Gb – e não pretendo comprar mais espaço no iCloud, qual é, a vosso ver, a melhor forma de gerir este serviço?

Se apagar os ficheiros no iCloud os mesmos irão desaparecer também do dispositivo ou vice-versa?

Obrigado e continuação de bom trabalho.

Nuno Costa

Resposta:

Nuno,

Uma vez que o seu espaço do iCloud está prestes a ser consumido, o ideal é alterar a forma como o usa para armazenar os seus dados e fazer as suas cópias de segurança.

Assim, o ideal é concentrar no iCloud as cópias de segurança do iPhone e outros dados que apenas possam ser guardados ali.

Quanto ao resto, como as fotografias e as vídeos, pode guardar no Google Photos ou no Google Drive.

Por fim, e para todos os outros ficheiros que necessitar, o ideal é usar o Dropbox ou outro serviço Cloud similar, onde esses dados podem ser facilmente guardados e acedidos.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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