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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como apagar os dados que o meu browser regista?

Caros amigos,

Pretendo eliminar entradas de texto que ficam registados em alguns sites, como por exemplo, em alguns sites bancários que registam o nº de utilizador.

Antecipadamente agradeço a vossa ajuda.

Carlos Cristina

Resposta:

Carlos,

Ao não indicar que browser usa, torna-se difícil fornecer a ajuda certa e bem dirigida. No entanto, existem algumas medidas, mais genéricas, que pode usar.

Os dados que está a ver surgir nessas página são memorizados pelo browser para acelerar o processo de autenticação.

Assim, deverá aceder às configurações do browser e proceder à sua eliminação. Por norma, cada um desses sites tem um registo específico, podendo assim eliminar os que não pretende manter.

Veja como aceder nos principais browsers:

Caso use um browser diferente destes, deve procurar nas definições por uma secção similar, para assim eliminar esses dados.

ATUALIZAÇÃO (20/11/2018): De acordo com o Carlos Cristina, o que se pretendia era apagar uma só entrada e não a totalidade. Dessa forma, sugerido por ele, a solução bem simples é seleccionar a entrada a eliminar e apagar com Shift + Del.

[Respondido por Pedro Simões]


Xiaomi Redmi Note 5 ou Xiaomi Mi A2, qual devo comprar?

Boa Tarde

Quero oferecer um telemóvel ao meu filho neste natal e após ler as vossas análises estou bastante indeciso.

Pelo menos entre o XIAOMI REDMI NOTE 5 4GB/64GB e o Smartphone Xiaomi Mi A2 (4GB/64GB).

Tenho preferência por compra numa loja física.

Podem dar uma opinião p.f..

Obrigado

Manuel Ferreira

Resposta:

Manuel,

Comparando esses modelos, em termos de especificações, o Mi A2 é superior ao Redmi Note 5 em vários aspetos, desde o processador, câmaras e tem ficha USB C (que atualmente considero uma desvantagem ter ainda microUSB). No entanto, tem uma característica inferior, que é a capacidade da bateria, sendo de 3000 mAh contra os 4000 mAh do RN5, mas também é 15g mais leve.

Dito isto, resta falar da característica que mais os diferencia: a interface. O Mi A2 é um smartphone “Android One” e como tal tem uma versão pura do Android, que é expectável que tenha suporta mais frequentemente e durante mais tempo. Já o RN5 tem a interface MIUI da Xiaomi, que embora seja muito otimizada e completa, é um pouco diferente da interface nativa da Google e pode levar a um período de habituação.

Ambos são equipamentos muito bons e altamente competitivos no mercado, e a questão, mas de facto o que mais os distingue é a interface. No caso de não conhecer a MIUI, pode dar aqui uma olhadela a alguns detalhes da versão mais recente:

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter de volta o número de mensagens no Huawei P8 Lite 2017?

Boa tarde.

Estou com um problema há meses. Já tentei de tudo e nada resolve…

Tenho um Huawei P8 Lite de 2017 dantes aparecia me no canto superior direito de cada app o número de notificações, mas do nada deixou de aparecer e só se vê um circulo.

Está tudo atualizado e não á maneira de reverter a situação. A minha irmã tem um telemóvel igual ao meu e não tem este problema.

Preciso de ajuda.

Rita Pereira

Resposta:

Rita,

Existe uma opção para ligar ou desligar o badge icon, neste local:

Definições > Apps e notificações > Gestão de notificações > 3 pontos no canto sup. dir. > Indicadores. Depois, em “Tipo de indicador” escolher “Mensagens não lidas”.

Não temos esse modelo connosco para verificar o caminho dessa opção, mas deverá ser parecido a isto.

No caso de não resolver, ou já estar com essa opção escolhida, poderá tratar-se de um erro no software e a solução que poderá passar pela reposição de fábrica do smartphone.

Se o fizer, verifique se tem todos os serviços de sincronização de conteúdos a funcionar, para que nada seja perdido, e faça todas as cópias de segurança necessárias.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a melhor câmara dos smartphones da gama dos 600 euros?

Boa noite.

Venho por este meio solicitar uma informação.

Para um valor médio de 500-600 euros, conseguem-me aconselhar qual o telemóvel com melhor qualidade na câmara?

Obrigado.

Tânia Morais

Resposta:

Tânia,

Nessa gama de preços há imensas opções que podem ser consideradas, mas há sempre a hipótese de fazer uma compra mais económica.

Para começar, há os Samsung Galaxy S9 e S9+, com bastante mérito na qualidade fotográfica, e o Huawei P20 Pro também já se encontra nessa gama de valores.

Há outras opções como o OnePlus 6 ou o novo OnePlus 6T, e da Xiaomi também há modelos muitos interessantes como o Xiaomi Mi 8 (mais em conta) e o Xiaomi Mi Mix 3, com câmaras classificadas como sendo das melhores entre os topos de gama.

Estes últimos da OnePlus e Xiaomi, embora ao nível da câmara estejam a um nível próximo, no geral são mais rápidos que os Huawei e Samsung, e isso também pode fazer a diferença para alguns utilizadores.

[Respondido por Hugo Cura]


Ajudem-me pois o meu PC não se liga à Internet em casa?

Bom dia

estou com um problema com o acesso a internet no meu desktop.

Apresenta acesso a internet mas quanto tento abrir uma página diz que não estou ligado a internet.

Sera que seja do adaptador WiFi que está a dar o problema?!

No telemóvel tem acesso e funciona tudo bem….

PS: instalei um modem novo …

Luís Cunha

Resposta:

Luís,

Esse tipo de problema costuma ser sempre chato de resolver, já que pode ter variadíssimas causas.

Para começar, na linha de comandos (iniciar > escrever “cmd”) escreva: ping 8.8.8.8

Se tiver 4 respostas corretas, deverá ser problema de DNS e deve então verificar que está a usar um DNS correto.

No Painel de Controlo > Rede e Internet > Centro de Rede e Partilha, na lista de redes ativas carregue na ligação usada (deve dizer algo como “Wi-Fi”) e depois em Propriedades.

Depois, basta selecionar o item “Protocolo IP Versão 4” e clicar em Propriedades.

Selecione depois “Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS” e preencha com 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Dessa forma, está configurado o DNS da Google que se sobrepõe a qualquer DNS que esteja configurado no router. O DNS é mecanismo que traduz um nome (site) para um endereço físico na rede.

Por outro lado, se a resposta ao ping não tiver um resultado positivo, ou se a solução anterior não resolver, há outras coisas que pode tentar, como a reinstalação dos drivers do adaptador Wi-Fi ou a desativação de outros dispositivos de rede que o sistema possa estar a tentar usar erradamente (em Painel de Controlo > Rede e Internet > Ligações de rede).

No caso de estar a utilizar um adaptador Wi-Fi USB, pode também tentar ligá-lo a outra porta USB para que seja feita nova instalação de drivers (a instalação é feita por porta).

[Respondido por Hugo Cura]


Porque é que o Gmail não sincroniza no meu smartphones Android?

Olá!

Boa tarde!

Têm conhecimento de algum problema com a app do gmail para android?

A minha instalada num Honor 9, não sincroniza, e a da minha irmã, num P9 lite, também não.

É notícia generalizada algum problema que envolva a app do gmail e os telemóveis Huawei?

Obrigado!

Hugo Barradas

Resposta:

Hugo,

Não, não temos conhecimento de qualquer problema associado à app Gmail, inclusive utilizamos essa app diariamente sem qualquer problema.

Os outros serviços Google, como calendário, contactos, fotos, Drive, etc, estão a sincronizar corretamente?

Confirme que a sincronização do Gmail está ligada, em Definições > Contas > Google > Sincronizar conta > Sincronizar Gmail (ligar opção).

O caminho pode ser ligeiramente diferente dependendo da versão do Android.

Nesse tipo de problemas, deve começar por limpar os dados da aplicação, para eliminar a hipótese de existir algum erro.

Para isso, deve ir a Definições > Aplicações > Gmail > (Armazenamento – dependendo da versão do Android) Limpar dados.

Também pode acontecer que a aplicação gestora dos serviços Google (Google Play Services), não tenha espaço suficiente no sistema para se atualizar automaticamente, e isso pode estar a afetar o funcionamento destes serviços. Certifique-se que tem espaço livre suficiente se for este o caso.

Utilizando estes passos, deverá ficar com o problema resolvido.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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