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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O meu Windows 10 não atualiza. O que devo fazer?

Boa tarde

Tenho um portátil HP 530 Intel Core Duo, 2,17GHz, 2G Ram, Windows 10 Home, Versão 1803, Build 17134.345-

Estou inscrito como Insider. Não consigo atualizar para além desta Build (17134). Sempre dá erro. Faz o download do ficheiro de atualização mas quando reinicio, fica travado na hora de começar a instalar.

O erro tem sido este: “Falha na tentativa de instalação mais recent em ‎06/‎10/‎2018 – 0xc1900101”

O que poderá ser ?

Grato pela atenção

Rui Silveira

Resposta:

Rui,

Esse é um problema bem identificado e que realmente impede a instalação das atualizações mais recentes.

A sua causa é, segundo a Microsoft, um problema em algum dos drivers instalados, que devem estar corrompidos.

Assim, a solução passa por aceder ao gestor de dispositivos do Windows 10 e ver qual dos drivers está marcado a amarelo.

Esse driver deverá ser removido e posteriormente atualizado para a mesma versão ou outra mais recente. Tipicamente o Windows trata deste processo.

Após esta correção, deverá reiniciar a sua máquina e voltar a procurar as atualizações, que devem agora ser instaladas sem qualquer problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Para quando as atualizações do meu Nokia 7 Plus?

Boa Noite,

Tenho Há Uns Meses O Nokia 7 PLUS Comprado Na Vodafone.

Comprei-o Porque Vinha Com Android One.

Sendo Android One Pensei Que Os Updates Não Passariam Pela Operadora.

Os Primeiros Updates Mensais De Segurança Vieram Mas Vai no Segundo Mês Que Não Recebi Mais Nada E Pelo Que Li O Modelo Do Meu Telemóvel Recebeu Inclusive O Android P.

O Que Me Pode Falar Sobre Isso?

Obrigado

Miguel Marques

Resposta:

Miguel,

As atualizações que refere são enviadas para os smartphones diretamente pela Nokia e não pela Vodafone.

Assim, deverá ser a Nokia que não está a cumprir com o que definiu para os seus equipamentos.

São muitas as queixas que vai encontrar na Internet sobre este problema e sobre atualizações que demoraram muito a chegar.

O Android 9 Pie deverá estar prestes a chegar, apesar de já ter começado a sua entrega aos equipamentos, e nessa altura o seu Nokia deverá ser atualizado.

[Respondido por Pedro Simões]


Como conseguem evitar os impostos nos smartphones recondicionados?

Viva!

Após ter lido a vossa publicação “Recondicionados: uma boa opção que poderá não estar a considerar”, fiquei curioso em saber como é que garantem a isenção de qualquer taxa alfandegária. Seria possível esclarecerem-me essa questão?

Grato pela vossa atenção.

Cumprimentos.

Francisco Brito Silva

Resposta:

Francisco,

Sim, claro.

Como sabemos, o nosso processo de desalfandegamento é moroso, antiquado e, por vezes, injusto na forma como o fazem.

Naturalmente que as lojas também sabem isso, e por essa razão procuram evitar ao máximo que os clientes passem por esse processo, de forma a conseguirem melhorar o processo de venda e deixar os clientes mais satisfeitos.

Há duas formas simples de o fazer: enviar com as taxas pagas pela origem, ou ter parceiros locais (num país da UE) para tratar do desalfandegamento, cujos custos também são suportados pela loja.

Dessa forma, embora a loja possa não ter o lucro que teria numa venda normal, acaba por chegar a mais clientes, e os clientes saem muito mais satisfeitos com a compra, já que não tiveram chatices nem encargos adicionais.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo saber se o meu smartphone é genuíno?

Bom dia, eu recentemente adquiri um smartphone android, e queria saber se não é um clone. Há uma app para isso?

Para certificar um smartphone android como sendo verdadeiro e genuino?

Muito obrigado

Cumprimentos

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Provavelmente só com o usar do smartphone conseguirá perceber se é uma cópia ou se é genuíno.

No entanto, existem muitas apps que podem usar para olhar para o hardware presente e perceber se é realmente o que espera ou se está a ser enganado.

Das mais recentes que testámos, deixamos aqui 2 que pode usar para avaliar e descobrir se foi realmente enganado ou se o seu equipamento é quem diz ser.

As apps que recomendamos são as seguintes:

Em qualquer uma delas poderá ver o nome do fabricante e o hardware detetado. Assim, só precisa de confirmar as supostas especificações e ver se batem certas com o que o Android lhe mostra.

[Respondido por Pedro Simões]


O Facebook no meu smartphone só apresenta erros. Que faço?

Tenho um smartphone android, que está constantemente a dizer “Facebook sofreu uma falha de sistema”, mesmo quando a app não está aberta.

Sabem o que poderá ser?

Obrigado

Cumprimentos,

Nuno Rolo

Resposta:

Nuno,

O mais provável é que a app Facebook esteja corrompida ou com qualquer outro problema que a impede de funcionar.

A mensagem surgir quando a app não está lançada não será anormal, uma vez que a mesma deverá estar a correr em fundo, tentando recolher informação em background.

O que deverá fazer é a desinstalação da app e a eliminação de ficheiros, como explicamos neste artigo.

De seguida, e para que tenha de volta a app, deverá procurá-la na Play Store e fazer a respetiva instalação.

Depois deste passo o problema deverá ter desaparecido e a app do Facebook irá funcionar de forma correta.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo eliminar o ransomware do meu Windows?

Tenho o PC infectado por ransonware.

Aparece uma tela preta com letras vermelhas dizendo para comprar o DECRYPT.

Pergunto uma formatação com limpeza total dos discos resolverá o problema?

Obrigado pela atenção.

José Carlos Bernardo

Resposta:

José,

Sim, uma limpeza completa resolverá o problema, perderá é todos os seus dados que tenham ficado encriptados.

Ao fazer uma nova instalação do Windows, utilizando a opção “Repor este PC”, certifique-se escolhe a opção de apagar tudo, seguida de “Limpar totalmente o disco (demora mais tempo)”. Dessa forma a limpeza é feita fisicamente.

Pode também utilizar uma drive de instalação do Windows, e aí formatar a partição onde vai instalar o sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Aparece publicidade no meu Huawei. Será normal?

Boa tarde, tenho um Huawei P20 normal e desde hoje que em quase tudo o que faço surge uma publicidade.

Pode ser a desbloquear o telefone (sem nenhum app aberta), seja dentro de aplicações.

Têm ouvido falar nesta situação?

Li um artigo que a Xiaomi estava a fazer isso mas não li nada da Huawei.

Cumprimentos e bom trabalho

Gonçalo Sanches Silva

Resposta:

Gonçalo,

Com toda a certeza que esse tipo de publicidade não pertence ao sistema.

Na Huawei não existe (ainda) nada do que se tem falado da Xiaomi relativamente a publicidade no sistema mas, mesmo que existisse, não tem nada a ver com o sintoma que descreveu.

Provavelmente terá uma aplicação maliciosa “infiltrada” no sistema, que poderá não ser fácil remover. Não é comum acontecer isso num smartphone recente, mas é possível.

Tem alguma notificação no momento em que surge esse tipo de publicidade? Alguma vez deu autorização para instalação de uma aplicação proveniente de fonte desconhecida? Fora da Play Store? Se sim, poderá ser essa a origem do problema.

Primeiro que tudo deve ir à lista de aplicações instaladas e tentar identificar uma aplicação que pareça suspeita. Se não se tratar de uma aplicação do sistema, deve depois tentar removê-la.

Se a situação se mantiver e não conseguir resolver o problema, terá de fazer um restauro de fábrica para que voltar a ter o sistema limpo.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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