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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo fazer chamadas pelo macOS e o iPhone?

Boa tarde,

Adquiri recentemente um Mac Book Pro em 2ª mão (com o MacOS High Sierra) mas ainda estou numa fase de habituação ao MacOS. E, como é normal, estou com algumas dúvidas e em algumas situações não consigo fazer o que pretendo.

Queria ter a opção de responder a chamadas através do Mac, já segui tutoriais da própria Apple, mas ainda não consegui meter esta função a trabalhar.

  • Tenho o handoff ligado no iPhone (5S, com iOS 11.1);
  • Tenho, pelo que já verifiquei, as contas iCloud ligadas;
  • Tenho os dois dispositivos ligados na mesma rede Wi-fi;

Esta opção consigo ligar:

“Chamadas por Wi-Fi noutros dispositivos”, cujo erro é “FaceTime e iCloud têm de ter sessão iniciada com o mesmo ID Apple para activar chamadas noutros dispositivos”.

Ora, inclusive tenho a aplicação do FaceTime instalada no iPhone, mas carrego nela através da loja para “Abrir” e nunca abre… E nem aparece o ícone da app no dito “ambiente de trabalho”.

No caso do Mac, vou à aplicação do FaceTime que vem com o MacOS e tenho-o com a sessão iniciada.

  • Tenho também a opção ligada a permitir chamadas.

Como fiz dowload da app do FaceTime para o iPhone e não me aparece o ícone no iPhone, a não ser que vá à loja e toque no “Abrir”… mas como disse acima, nunca abre. Suspeito que possa ser o principal problema.

Como a elimino para voltar a reinstalar?

O erro no MacOS quando tento efectuar chamadas é: “O seu iPhone não permite chamadas através deste Mac.”

Espero que me consigam ajudar.

Obrigado.

Abraço,

Nuno França

Resposta:

Nuno,

As mensagens do iPhone e do macOS são claras e apontam todas para um problema na app FaceTime no iOS.

A Apple tem informação detalhada sobre como trazer de volta a app FaceTime nesta página.

Segundo o que é descrito, deve aceder a Definições > Geral > Restrições e certificar-se que o FaceTime e a Câmara estão ativados. Se tiver as Restrições ativadas para a Câmara, não poderá utilizar o FaceTime.

Altere essa definição, configure o FaceTime e deverá de seguida conseguir usar o handoff como pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso eliminar o malware do meu computador?

Praticamente, a cada click do rato, surge-me o seguinte popup: “pt-gmtbmp.mokie1.com e C:\\Programfiles (x86)\google\chrome\applications\chrome.ex”.

Podia por o site na lista de exclusões, mas receio ficar sujeito a malware.

Digam-me como me livrar desta praga e se o site é ou não inofensivo.

Grato.

Mário Mendes

Resposta:

Mário,

O mais certo é que tenha já a sua máquina comprometida e com malware presente.

Como não é possível avaliar a extensão do problema e a sua propagação no sistema operativo, o que recomendamos é que faça uma limpeza mais alargada e que não se fique pelo browser.

O primeiro conselho que damos é que usa o Malwarebytes e que avalie profundamente o seu Windows, eliminando todos os problemas que encontrar. E acredite que irá encontrar.

Depois, e para limpar o Chrome, deve usar as ferramentas da Google. Recomendamos que leia o artigo abaixo e que execute uma reposição de fábrica ao Chrome, removendo todas as extensões e demais adições:

Após estes procedimentos deverá ter a sua máquina novamente limpa e sem malware.

[Respondido por Pedro Simões]


Como aumentar o número de caracteres nas mensagens do Xiaomi Mi A1?

Ola bom dia,

eu tenho um Xiaomi Mi A1 e desde que o comprei (vinha de um nokia n79) quando mando sms, só tenho ~70 caracteres disponiveis por sms, quer mande sms com ou sem acentos.

E antes, com o n79 tinha os 160 por sms. Pois eu tenho um tarifario pré-pago. E as vezes até manda em duplicado!

Gostaria de saber o que se passa. Obrigado.

Cumprimentos…

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Ao usar o Xiaomi Mi A1, assumimos que esteja a usar a app de mensagens da Google, que acompanha o Android One.

Para resolver o seu problema, deve alterar as definições desta app para que passe a usar a usar caracteres simples.

Esta alteração é feita na app, acedendo a Definições e depois a Avançadas. Aí dentro deve ativar a opção Utilizar caracteres simples, que deve estar desativada.

De imediato poderá começar a usar os 170 caracteres e não os 60 que tem agora.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu smartphone apresenta publicidade, o que faço?

Boa tarde.

Como faço para desativar anúncios de publicidade com som que surgem inesperadamente no meu telemóvel?

Obrigado.

Duarte Faria

Resposta:

Duarte,

Provavelmente tem alguma aplicação maliciosa instalada, que pode ter sido instalada sem que tenha dado conta.

Pode não ser fácil remover essa aplicação, pelo simples facto poder não estar explicitamente referenciada na lista de aplicações.

Primeiro que tudo, pode tentar perceber se, quando surge um anúncio desse tipo, existe alguma notificação na barra de notificações relacionada com o anúncio. Se existir, faça um toque longo sobre essa notificação para aceder aos detalhes da aplicação que desencadeou a notificação.

No caso de não surgir qualquer notificação, o passo seguinte passa por ir à lista de aplicações instaladas em Definições > Aplicações > Gestão de aplicações (o caminho para a opção pode ser diferente deste) e tentar identificar a aplicação que esteja relacionada com esses anúncios.

Se não conseguir identificar a razão dessa publicidade, então poderá ter de restaurar as definições de fábrica do smartphone. Antes de o fazer, garanta que faz cópia de segurança de toda a informação que não pretende que seja perdida, e que os seus contactos e fotos estão sincronizados com a conta Google (ou outra do fabricante).

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Que app usar para pesquisar diretamente no Windows 10?

Boa noite,

Gosta de vos colocar uma questão. À uns tempo experimentei o linux mint KDE (já não me lembro da versão, mas era recente) e uma coisa muito útil que havia era a funcionalidade krunner, existe ferramenta como essa para windows 7 ou 10?

Acho que isso daria um bom tema para o vosso site. Essa ferramenta possibilitava o facto de estar no ambiente de trabalho e bastava eu escrever e aquilo procurava logo.

Pedro Sousa

Resposta:

Pedro,

De facto essa aplicação de pesquisa no KDE é muito interessante, mas o próprio Windows tem uma alternativa semelhante, que é o menu Iniciar.

É apenas necessário abrir o menu Iniciar, premindo na tecla Win, e começar a escrever. De imediato são desencadeados resultados relacionados, agrupados em aplicações, ficheiros ou definições. No Windows 10 existe ainda a alternativa de Win+S, que abre apenas a zona de pesquisa da barra de tarefas.

Mas se esta funcionalidade, por alguma razão, não é suficientemente boa, existem algumas alternativas. Deixo dois exemplos que valem a pena ser testados:

Há sempre espaço para melhorar e é facto que a Microsoft tem trabalhado mais na área da pesquisa. Ainda assim, pode estar um pouco aquém de algumas ferramentas de outros sistemas operativos.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde posso comprar um transformador para a Nintendo NES?

Boa tarde.

Tenho uma nintendo nes e nao tenho carregador.sabem onde posso arranjar um ou a voltagem.

Obrigado

Rodrigo Alexandre Santos

Resposta:

Rodrigo,

Tanto quanto conseguimos saber, o transformador para a Nintendo NES tem uma tensão de 9V DC e uma corrente máxima de 1,3A, mas de 1A (valor mais habitual) deverá funcionar sem problemas.

Algo que seja próximo disso deverá funcionar sem problemas, no entanto é importante que utilize uma ficha compatível.

No ebay existem transformadores compatíveis à venda:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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