Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

consultorio

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que distro Linux escolher para a minha máquina velhinha?

Boas!

Tenho andado a “brincar” ao tentar descobrir uma distro Linux bacana para o meu hardware jurássico.

Athlon x2 64 bit 5000+, com 4gb de RAM, uma gráfica GT730 4gb numa motherboard biostar T6100.

O problema é que por exemplo com Ubuntu, kubuntu ou mesmo o zorin, sou brindado com um erro de pânico de kernel, relacionado com uma coisa de “apic”. Presumo que seja relacionado com o acpi.

Fui à bios, desactivei o serviço e mesmo assim, nada.

Assim que me for possível, se necessário, posso enviar fotos.

Alguma dica?

Um abraço.

Emanuel Silva

Resposta:

Emanuel,

Sim, esse problema está relacionado com algo do acpi, mas tudo indica que seja algo específico desse chipset ou outro tipo de controlador, um problema que necessita de muito mais informação e acesso físico à máquina para tentar resolver… e com isto só me surge uma alternativa mais prática e funcional: Windows.

Quanto ao hardware, não diria que seja jurássico, muito longe disso. Tenho a certeza que consegue correr o Windows 10 Pro sem o mínimo problema, com a máximo compatibilidade e com bom desempenho. Há atualmente no mercado processadores e gráficas com desempenho inferior.

Recomendo apenas que considere utilizar uma drive SSD para o sistema operativo. Atualmente estão a um preço muito em conta. Ficará surpreendido com a rapidez do PC, apto para a generalidade das tarefas.

[Respondido por Hugo Cura]


Como juntar na Google todos os meus contactos das várias redes?

Depois de ver este artigo, fiquei com a dúvida: e como sincronizar contactos Gmail com Facebook , WhatsApp e com LinkedIn de maneira a que apareça tudo junto no Google ?

Alguma APP poderosa que faça isso ?

Cláudio Correia

Resposta:

Cláudio,

Sim, temos conhecimento de uma aplicação que faz, pelo menos com o Facebook e Linkedin, que é a app Sync.me:

Mas note que, para utilizar essa app em pleno, vais estar a divulgar informação de todos os seus contactos, pelo que deve ponderar se deve mesmo fazê-lo. Nos já publicámos um artigo a alertar desse facto:

Mas no geral, há restrições de acesso à informação de contactos. Por exemplo, não há acesso ao email que um contacto nosso tem associado à conta do Facebook, para que fosse possível fazer essa associação com a conta do Gmail, e o mesmo acontece com o Linkedin.

Já no Whatsapp, a conta correspondo ao número de contacto, pelo que se esse número estiver associado ao contacto do Gmail, é espectável que seja possível fazer essa associação.

Há uns anos (e não consigo verificar se agora isso ainda é possível), a interface TouchWiz dos smartphones Samsung fazia uma associação automática por nome dos contactos Gmail aos contactos do Facebook. Nos contactos onde isso não era possível, era pedido para fazer uma verificação manual.

No entanto, essa gestão era feita unicamente no smartphone e nada era “guardado” na conta Google, mas se tiver um smartphone Samsung pode tentar verificar se existe essa funcionalidade.

[Respondido por Hugo Cura]


É possível fazer chamadas vídeo no Messenger para PC?

Olá Pplware,

Gostaria de fazer chamadas no Messenger do Facebook a partir do PC. É possível?

Alector Marcelo

Resposta:

Alector,

À parte da aplicação no smartphone, o Messenger também tem um recurso online que permite fazer todas as tarefas, incluindo a realização de chamadas de som e vídeo. Para tal, basta aceder ao endereço

Por outro lado, pode instalar o Messenger como uma aplicação no PC. Embora seja uma aplicação não oficial, já comprovámos que é fidedigna e funciona muito bem:

[Respondido por Hugo Cura]


Quando é que o Android Oreo chega ao Samsung Galaxy S7 Edge?

Olá bom dia.

Supostamente não seria hoje, dia 18 de maio, que o galaxy s7 edge receberia a atualização para Android 8 Oreo?

João Carlos Mateus

Resposta:

João,

As atualizações nos smartphones Samsung são faseadas por mercados e operadores, e poderão demorar várias semanas ou meses até serem lançadas para todos os mercados.

A versão 8 do Android foi lançada no dia 1 de maio para a Irlanda (Vodafone) e Reino Unido (Vodafone e desbloqueado), e já no passado dia 17 foi lançada nova versão para o Reino Unido (desbloqueado), o que dá a entender que (provavelmente) a primeira versão não era suficientemente estável.

Ainda há muitos mercados que só agora receberam a versão 7, o que dá para perceber o desfasamento que existe no lançamento de atualizações.

Tudo pode ser seguido aqui:

Em todo o caso, pode instalar a ROM de outro mercado no seu smartphone, que tudo irá funcionar corretamente. Basta clicar sobre o firmware e, na página que abre, as instruções de instalação estão ao fundo da página. Note que é necessário ter conta (gratuita) para poder fazer o download da ROM.

[Respondido por Hugo Cura]


É magia ou tenho malware no meu PC?

Boa noite.

Boa gente, estou confuso, pois regularmente aparece uma janela, alertando-me de que há “n” vídeos para baixar. Hoje já vai em 33!!!

Se eu clicar num dos campos, a janela desaparece, mas (tanto quanto dou conta) não são baixados nenhuns vídeos.

Se clicar com o botão direito do rato em “Fazer o download dos 33 vídeos todos”, obtenho o endereço “www.dvdvideosoft.com”.

Ora eu não tenho o FreeStudio instalado no PC, nem detecto nada (pasta ou ficheiro). Será bruxedo?

Ajudem-me a entender isto.

Obrigado e continuação de bom trabalho para a comunidade que vos segue diariamente.

Cumprimentos,

José

Resposta:

José,

Tudo indica que Isso será um adware. Poderá nem sequer ter suporte de desinstalação a partir da ferramenta de gestão de aplicações do Windows, e poderá até estar relacionado com alguma extensão do browser.

Seria importante identificar o processo que está a suportar a execução dessa janela, a partir do gestor de tarefas, mas na verdade isso pode não ser de identificação trivial e podia requerer uma análise minuciosa, que requer alguma experiência e disponibilidade.

Assim, o que recomendo em primeiro lugar é a utilização algumas ferramentas que, muito provavelmente, serão capazes de resolver o problema:

Se ainda assim não ficar resolvido, então só fazendo uma investigação mais exaustiva. Alerto para o facto de, muitas ferramentas de remoção de malware que estão disponibilizadas pela Internet fora, elas próprias são malware.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso eliminar o bloatware do meu smartphone?

Bom dia.
Quando compramos um telemóvel a uma operadora, embora ele seja desbloqueado,  vem com uma série de APP que “não interessam nem ao menino jesus”. Será que se eu fizer “restaurar definições de fábrica” a tralha toda desaparece?

Ou isso ou gastar mais um pouco e comprar fora da operadora…

Obrigado.

Eduardo Ferreira de Almeida

Resposta:

Eduardo,

O restauro de fábrica de um smartphone Android coloca-o com as mesmas definições e aplicações que tinham quando o comprou.

Isto significa que todas as aplicações da operadora, que hoje estão presentes, vão estar também quando o voltar a ligar e configurar de novo.

Isto acontece porque estas adicionam o software depois de ele sair da fábrica ou até depois deste ser ligado, através de perfis de operadora.

Se quiser o telefone livre este “lixo” deverá fazer root e proceder à sua remoção.

Quanto a comprar o telefone fora da operadora, muitas vezes não é suficiente para fazer desaparecer estas aplicações pois o software é mesmo instalado pelos fabricantes.

A forma mais simples é mesmo escolher uma versão “Google”, que tem apenas as apps essenciais, livres de todo o software desnecessário ou, em alternativa, fazer root e remover o lixo ou aplicar uma ROM mais limpa.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo usar o Android Auto em Portugal?

Boa tarde, precisava da ajuda de profissionais e nada melhor q os senhores, tenho 1 carro novo q é compativel com o “android auto” q é o novo mitsubichi eclipse cross.

Quando tento fazer download na aplicacao diz q n esta disponivel em portugal, eu tenho galaxy s7 e se me poderem ajudar ne algum link ou programa q possa usar é mais por causa do google maps assim vejo no ecra do automovel.

Grato pela vossa ajuda

Ruben Alexandre

Resposta:

Rúben,

Na verdade há já muitas marcas de veículos que começam a disponibilizar o infotainment com Android Auto, o que é uma excelente notícia, mas não se compreende a razão de a Google ainda não ter oficializado esse serviço em Portugal.

A solução, claro está, passa por instalar o .apk fora da Google Play Store. Existem vários sítios onde pode ser feito o download do apk, e o apkmirror.com é um deles. Deixo aqui o link direto:

É possível (há uns tempos era, agora não tive oportunidade de verificar) que a primeira utilização da aplicação exija que a origem do acesso seja feito a partir de um país que já tenha o Android Auto oficialmente em funcionamento. Se isso acontecer, pode ser necessário utilizar uma VPN, como por exemplo a FlyVPN que é gratuita:

Basta ligar por exemplo aos EUA e avançar com o processo.

Aproveito ainda para sugerir o Waze em vez do Maps 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Galaxy S9 Plus ou iPhone 8 Plus, qual a melhor escolha?

Bom dia

Preciso de uma opinião: estou indecisa entre o Samsung Galaxy S9 Plus e o iPhone 8 Plus.

Obrigada desde já.

Sempre tive Samsung.

Sónia Guerreiro

Resposta:

Sónia,

Não é fácil responder a esta questão, já que há muitas variáveis que podem condicionar a escolha. Depois, só o utilizador poderá decidir realmente o que quer, considerando as suas necessidades.

O S9 Plus é um smartphone mais moderno, com ecrã 18:9 e enquadrado com a atualidade. Podemos dizer que é uma versão refinada do S8, com o sensor de impressões digitais reposicionado e com algumas outras melhorias. A câmara é das melhores do mercado.

O iPhone 8 Plus por outro lado é um smartphone com aspeto de há 2 ou 3 anos, com fraco aproveitamento da área frontal para o ecrã e sem grandes novidades perante a versão anterior. Tem o ecossistema Apple, que é importante se tiver outro dispositivo Apple, e podemos dizer que é bom em tudo o que faz, mas se é utilizadora Samsung é provável que vá sentir falta de alguns recursos que está habituada, inerentes ao Android.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version