Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

consultorio

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que portátil de 13 polegadas devo comprar?

Olá boa tarde.

Venho por este meio pedir ajuda na escolha no meu próximo portátil. Tenho andado a ver e pesquisar e estou indeciso entre 4 portáteis (MacBook Pro early 2015, MacBook Pro 2017, Dell XPS 13 2018 e Surface Laptop).

Quero um portátil de 13 polegadas, com garantia de bom performance e durabilidade.

Qual a vossa sugestão?

Os melhores cumprimentos e bom fim de semana.

Ricardo Nunes

Resposta:

Ricardo,

A resposta à sua questão não é trivial e depende muito de alguns fatores que só você pode responder.

Em primeiro lugar está a misturar modelos de várias idades e com hardware diferente. Por outro lado parece não haver limitações de preço, o que é positivo.

Assim, penso que seria de eliminar já à partida o MacBook Pro early 2015. O modelo de 2017 é mais recente e tem hardware mais novo. A questão das portas USB-C pode ser uma limitação, mas existem no mercado adaptadores que facilmente permitem as ligações dos dispositivos mais antigos.

Por outro lado temos aqui uma dualidade de sistemas operativos. De um lado temos o macOS e do outro o Windows 10. Qualquer um deles é um excelente sistema e depende apenas do Ricardo escolher.

Se a escolha recair sobre o macOS, então a escolha está feita e será o MacBook Pro 2017. Se por outro lado a escolha apontar para o Windows, então terá de olhar a pormenores das máquinas restantes.

Ao não nos indicar os modelos concretos, temos de assumir que considera especificações similares e deixa assim a escolha empatada.

Vamos então enumerar fatores que podem ter em conta. Dos dois modelos o Dell tem portas USB-C e uma porta HDMI, sendo que o Surface limita-se apenas apenas uma tradicional porta USB 3.0 e uma Mini DisplayPort.

Algo que destaca o Surface é a presença de um ecrã tátil, algo que a Dell não incluiu no seu modelo.

Por fim, e apenas como nota, relembramos que o Surface Laptop é de todos o único modelo que tem ecrã tátil.

Como pode ver depende apenas do Ricardo a escolha do modelo certo. Os fatores que são distintos estão identificados e resta-lhe apenas percorrer cada opção e fazer a eleição do seu próximo computador portátil.

[Respondido por Pedro Simões]


Que óculos de realidade virtual me aconselham?

Bom dia!

Uma vez comprei um HMD passivo para experimentar a sensação de Realidade Virtual, mas fiquei extremamente desapontado, pois o aparelho usa ventosas que são absolutamente ineficazes a fixar o smartphone de forma segura.

Existem outras tecnologias usadas em HMD passivos para fixar o smartphone sem ser as ventosas? Poderiam mencionar algumas marcas/modelos que usem essas tecnologias, por favor?

RSVP.

Os meus melhores cumprimentos,

João

Resposta:

João,

De facto as ventosas não são a melhor solução, até porque dependem bastante do material de construção e da textura do smartphone para serem bem sucedidas.

Um dos mais populares é o HMD da Xiaomi para smartphones de 4,7” a 5,7”, com um sistema de fecho para segurar o smartphone de forma segura.

Depois existem outras opções muito diversificadas para todos os gostos e feitios, a maior parte com técnicas de fixação mais interessantes que ventosas.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde posso ver se a minha password está comprometida?

Exmo Sr.

Sou leitor assíduo do vosso site, há algum tempo atrás colocaram um artigo, para ver se o nosso endereço de e-mail tinha sido “expiado, colocado, etc” nesse artigo indicavam o respectivo site, o colocávamos o nosso endereço de e-mail no site e o mesmo informava se o e-mail está numa lista de acesso global.

Já tentei procurar o referido artigo no vosso site ou via Google e não consigo encontrá-lo, possivelmente não coloco as palavras/termos.

É possível da vossa parte enviar o link do artigo.

P.S se o texto acima não for explícito, as minhas desculpas e não hesitem em efectuar qual pergunta, o meu obrigado desde já pela vosso apoio.

Atentamente

Fernando Ferrinho

Resposta:

Fernando,

Já demos a conhecer esse site há alguns anos e já publicámos algumas notícias depois disso onde a referência a esse site é conveniente:

Trata-se então do site https://haveibeenpwned.com/ e, tal como disse, tem a capacidade de, ao ser lá colocado o nosso email, verificar se existe correspondência com diversos leaks conhecidos em muitos serviços populares online.

Existem também outras ferramentas interessantes nesse site, como a possibilidade de ser notificado no caso de haver um novo leak onde o seu email tenha sido identificado, pesquisar por um serviço já anteriormente comprometido, verificar se determinada palavra-passe já foi alguma vez comprometida, entre outros.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque tem má qualidade de som o meu Umi Super?

Boa tarde,

Estou com um problema, pelo que me lembrei das várias dicas da Pplware.

Tenho um smartphone Umi Super; qd falo ao telefone os receptores têm dificuldade em me ouvir (eu ouço-os bem) será que me podem ajudar? ficar-vos-ia muito grata.,

Ele funciona muito bem a não ser este senão!

Agradecendo desde já a V/atenção, despeço-me com os meus cumprimentos,

Graça Francisco

Resposta:

Graça,

Há algumas questões que ficam no ar para que possa responder com maior detalhe à sua questão:

Dependendo das respostas a estas questões, o problema pode ser identificado mas, à partida, e considerando que com um auricular o som da chamada funciona sem problemas, tudo indica que o problema será no microfone, que poderá estar obstruído com sujidade ou poderá ter um mau contacto interno.

Para começar, recomendo que inspecione a zona do microfone, que estará num dos orifícios na parte inferior, naquele que não tem altifalante. Verifique se tem poeiras ou outro tipo de obstrução que possa remover.

Caso esteja tudo limpo, considerando que o problema não foi uma consequência de um update de software, poderá ser um problema físico e provavelmente só uma intervenção técnica conseguirá corrigir o problema, com a eventual substituição do microfone.

[Respondido por Hugo Cura]


Como elimino uma nova drive que o Windows 10 criou?

Viva!

Atualizei o Windows com a ferramenta Windows10Upgrade9252 e correu tudo bem. Mas agora estou com um problema.

Depois da atualização verifiquei que nesse processo foi criada uma drive virtual, essa drive virtual contem alguns ficheiros de sistema, o que faz com que não possa eliminar diretamente esse disco.

Essa drive virtual esta cheia e por isso o Windows está-me sempre a avisar que a drive tem espaço insuficiente em disco, o que é muito chato.

A minha pergunta é, como fazer para apagar essa drive que o Windows Upgrade criou?

José Paulo Correia

Resposta:

José,

Esse problema está identificado e, aparentemente, surgiu com a mais recente atualização do Windows 10, a Atualização de abril.

O novo disco que está a ver é uma partição de recuperação que normalmente está presente nos PCs, para apoiar na reinstalação do sistema operativo em caso de problemas.

Dada a sua importância, não a deve eliminar e nem tocar nos ficheiros ali presentes. A solução para evitar o problema existe e é de simples aplicação. Basta que aceda a um terminal de DOS, com permissões de Administrador e que corra o comando diskpart.

Deve depois disso executar os seguintes comandos, um a um, ajustando-os para que se adaptem à drive que quer esconder:

list volume
select volume 3
remove letter=”E”

Após esse passo deve reiniciar o Windows 10 e a drive e o seu problema deverám desaparecer.

[Respondido por Pedro Simões]


Quem me pode esclarecer algumas dúvidas sobre o Linux?

Bom dia,

Tenho algumas dúvidas à cerca de Linux, mais em concreto Ubuntu, e gostava de as expor:

Acerca do office, já existe alguma maneira de instalar uma chave do office 365 no Ubuntu?

Segurança, qual a melhor maneira para segurar o Ubuntu contra invasões, neste momento, uso imenso o Ubuntu e tenho o instalado em dual boot, so que tenho alguns receios quanto à segurança e para navegar em redes sociais acabo por usar o Windows por exemplo…

Obrigado

Resposta:

JayFox,

O Office 365 não tem suporte para sistemas Linux, nomeadamente Ubuntu, nem mesmo funciona utilizando o Wine, que é um emulador de aplicações Windows.

O Office é originalmente produzido para sistemas Windows e MacOS, e quem utiliza um sistema operativo como o Ubuntu, a solução mais viável passa pela utilização de uma máquina virtual, por exemplo no VirtualBox, onde deverá ter o Windows instalado para depois instalar o Office.

Quanto à segurança, o Ubuntu tem um nível de segurança muito bom, há até quem defenda que a arquitetura é superior ao Windows a nível de segurança, e portanto não tem que temer no que diz respeito à navegação em qualquer tipo de sites. Certifique-se apenas que utiliza um browser atual e seguro, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso obter as chaves do meu software no Windows?

Peço-vos (uma vez mais) auxílio, agora para a seguinte questão:

Por vezes aproveito promoções de programas. Baixo os ficheiros de instalação, enviam-me as licenças e instalo-os no prazo da promoção.

Mas… azar … por vezes há que fazer uma instalação limpa do SO, etc.

O problema é que esses tais programas tidos em promoções já não permitem a ativação, por já não estarem no tal prazo da promoção.

Haverá forma de, copiando determinada parte do “regedit” (ou … ? – sei lá que outros mais ficheiros!), conseguir ultrapassar tal impedimento? Ou seja, quando se instala um programa, são adicionadas informações no “regedit” (só nele?). Como saber onde estão e como copiá-las? E resultará?

Espero ter-me explicado suficientemente.

Obrigado e continuação de bom trabalho para a comunidade informática.

Cumprimentos,

José Gorda

Resposta:

José,

A licença associada a um programa instalado, em princípio, estará no registo do Windows, mas poderá também estar num ficheiro que foi alterado (tipicamente na pasta de instalação ou na AppData do utilizador) após validação online ou outro tipo de validação.

De facto essa é uma situação frequente, todos os que aproveitam esse tipo de promoções certamente já passaram por processos semelhantes, eu incluído, e na verdade não é suposto a licença ser “exportada” para uma outra instalação ou computador.

Esse tipo de licença, de ativação temporária, é dada com condições muito específicas e, pensando do ponto de vista do negócio do produtor de software, a ideia é sempre vender o software e não oferecê-lo para sempre. Por isso mesmo, ao oferecer inicialmente a possibilidade de utilizar o software mediante determinadas condições, com a oportunidade de mostrar ao utilizador que realmente se trata de um software adequado, mais tarde o utilizador poderá passar pela necessidade de ter de pagar para o adquirir, e é aí que é cumprido o objetivo principal da promoção inicial. Como se costuma dizer, “ninguém dá ponto sem nó”.

Resumindo, pode tentar procurar no registo do Windows por uma chave relacionada com o registo de determinado software, utilizando algumas palavras-chave que levem a encontrá-la, mas poderá não ser tarefa fácil, embora possível.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version