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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O meu Xiaomi avariou, como o envio para a garantia?

Bom dia,

O meu telemóvel Xiaomi avariou, tenho na garantia mas a garantia é por e-mail. Penso que tenho de mandar o Imei e etc. Como faço para enviar o telemóvel junto com a garantia?

Diana Almeida

Resposta:

Diana,

Primeiro que tudo, é imprescindível contactar a loja onde o smartphone foi adquirido.

Além de, provavelmente, tentarem fazer algumas perguntas para perceber o que realmente se terá passado com o smartphone, ou para tentar resolver algum problema mais simples, também irá ser indicado todo o procedimento necessário ao envio do smartphone para a assistência.

Esse procedimento, dependendo das lojas, tem algumas regras mínimas a cumprir, com a qualidade do embalamento e proteção do smartphone e até algum código de reparação que deva ser escrito na caixa. Dado isso, convém seguir à risca as indicações que lhe são dadas.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo converter o meu Windows 10 para 64 bits?

Bom Dia

Quando comprei o meu PC veio com o Windows 7 mas fiz o update que a Microsoft ofereceu para o Windows 10, pelo que verifiquei no meu PC ele está com o Windows 10 32 bits mas neste momento precisava de mudar para o Windows 10 64 bits.

Há alguma forma de o fazer sem perder a minha chave do Windows?

Cumpriemntos

José

Resposta:

José,

A resposta para a sua questão é simples, mas provavelmente não vai no sentido que esperaria.

A mudança para uma versão de 32 bits para uma de 64 bits é possível e transparente em termos de licenciamento.

Quando atualizou o seu Windows 7 para o Windows 10 garantiu a sua chave para qualquer arquitectura.

O problema é mesmo a forma como vai conseguir fazer a mudança no seu computador. Alterar um sistema operativo de 32 bits para um de 64 bits diretamente é impossível.

A forma correta e lógica de o fazer é com a reinstalação do Windows 10 e de todas as aplicações que tinha antes.

Lembre-se que deve fazer uma cópia de segurança dos seus dados para que os possa repor depois e não os perder.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque é que o meu power bank não carrega o smartphone?

Olá a todos,

Parabéns pelo vosso trabalho, sou um seguidor assíduo da vossa página (Web e Facebook).

A minha questão é a seguinte,
Eu já tinha um Mi Power Bank 10000 mAh, aliás, foi através de uma publicação vossa que o comprei. (https://pplware.sapo.pt/gadgets/top-5-powerbanks-por-menos-de-17/).

O mesmo sempre carregou o smartphone que tinha sem problemas, e o da minha mulher também.

Acontece que comprei um Xiaomi Mi A1, através de uma publicação vossa, novamente 🙂 (https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-xiaomi-mi-a1-android-one-do-momento/), mas este já não carrega quando ligado ao powerbank, ainda por cima da mesma marca.

Haverá alguma incompatibilidade na potência de saída do powerbank com o Mi A1? Ou outra coisa?

Um grande abraço,

Hélio A. R. Figueiredo

Resposta:

Hélio,

O Mi Power Bank, como qualquer outro power bank com uma porta USB que funciona de acordo com o standard, não terá nada de anormal que não permita o carregamento de um smartphone em específico e, tal como diz, muito menos um smartphone da mesma marca. Desde que tenha uma tensão de 5V e uma corrente de pelo menos algo como 100 mA (que no caso terá corrente máxima de 2000 mAh), é expectável que o smartphone reaja à ligação do cabo.

A primeira ideia que me vem à cabeça é sugerir que se certifique que utilizou o cabo original e, se sim, sugerir a utilização de um outro cabo USB – USB-C. É, de facto, algo trivial e provavelmente já o terá feito. Se tiver hipótese, experimente noutro power bank ou numa ligação USB de um computador.

Se isso tiver sido verificado, tudo indica que pelo menos algum dos dispositivos esteja a trabalhar fora dos parâmetros admissíveis, que pode ser um sinal de avaria.

[Respondido por Hugo Cura]


Que morada devo colocar nas minhas compras online?

Boa tarde,

Num sei se me podem ajudar, mas estou a tentar comprar um telemóvel no geekbuying e na parte dos endereços diz que temos que escrever a morada de envio em inglês? Sendo a morada portuguesa tenho que colocar em Inglês?

Fico aguardar uma resposta o mais breve possível.

Cumprimentos

Resposta:

Fátima,

De facto é essa a informação que lá consta, mas não estará escrita corretamente. O que será pretendido é a utilização apenas de línguas com origem no latim, para evitar moradas com caracteres diferentes dos nossos, até porque esses idiomas também podem ter uma organização diferente na morada quando escrita na língua deles.

As moradas portuguesas têm o mesmo formato da morada inglesa, com rua, número, zona/localidade, código postal, vila/cidade e país, portanto pode colocá-la exatamente da mesma forma como utiliza normalmente.

[Respondido por Hugo Cura]


Ajudem-me, não consigo instalar o Kodi na minha smart TV

boa tarde,

Tenho uma tv Panasonic Viera com acesso à internet mas não consigo instalar o Kodi , sera que alguém me pode ajudar?

Obrigado,

Pedro Bispo

Resposta:

Pedro,

O Kodi está presente numa grande variedade de plataformas e de sistemas, cobrindo a maioria dos sistemas operativos.

Infelizmente, e na grande maioria dos casos das smart TVs, os sistemas operativos usados são proprietários e fechados, não havendo por isso a possibilidade de instalar software de terceiros ou fora das lojas de aplicações próprias.

É este o caso da sua Panasonic Viera e do seu sistema operativo, que não suporta o Kodi.

A alternativa mais lógica e mais simples é a utilização de um Raspberry Pi que consegue correr este sistema ou a utilização de uma box Kodi, com Android.

[Respondido por Pedro Simões]


Como garanto que tenho o bootloader bloqueado no smartphone?

Tenho um Xiaomi Mi 5x onde fiz alteração da Rom através do seu vídeo.

Queria saber como faço para ver se tenho agora o bootloader desbloqueado e se sim como o bloqueio.

Preciso de aceder a contas de banco e outras situações importantes e queria estar o mais seguro possível.

Obrigado.

Melhores Cumprimentos
André Entradas

Resposta:

André,

Para ter o bootloader bloqueado é necessário que seja instalada uma ROM oficial, onde no caso da Xiaomi é possível fazê-lo com ROMs China e Global no mesmo smartphone.

No entanto, não sendo a ROM da comunidade EU uma ROM oficial, não será possível bloquear o bootloader com essa ROM instalada.

Portanto, com toda a certeza que o bootloader estará desbloqueado, já que o Mi 5X não tem versão Global oficial, e não será possível bloqueá-lo a menos que seja utilizada uma ROM oficial, que só existe na versão chinesa.

O bootloader bloqueado garante a integridade da recovery e da ROM instaladas, para que não seja dada margem a hipóteses de tentar, de alguma forma, deixar uma “brecha” para atividades ilícitas.

Isso não significa que hajam problemas com o bootloader desbloqueado, desde que todo o procedimento tenha sido feito corretamente e com fontes de confiança. Sendo a Xiaomi.eu uma comunidade de confiança, com a recovery fornecida por lá, diria que não há razão para desconfiança.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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