Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como consigo ligar o meu iPad à nova smartTV?
Boas pessoal do Pplware,
Recentemente adquiri uma Android TV Sony Bravia 4K e gostava de conectar o meu iPad com iOS 11 à TV, assim como é possível fazer com uma Apple TV. Existe alguma maneira de o fazer?
Obrigado,
Simão Pinheiro
Resposta:
Simão,
Caso tenha uma box Apple TV, o ideal é utilizá-la para mostrar o iPad na TV, já que é garantida a máxima compatibilidade.
Não tendo Apple TV, então será possível ligar por Wi-Fi Direct mas, ainda assim, será necessário utilizar uma aplicação de terceiros para o fazer.
Primeiro, para configurar a ligação Wi-Fi Direct, é necessário:
- Ativar o Wi-Fi Direct nas definições de rede da TV, num caminho semelhante a Settings > Network > Network & Accessories > Advanced settings > Built-in > On.
- No iPad, basta ligar o Wi-Fi e procurar por redes disponíveis, onde deve ser procurada a rede da TV.
Depois, basta utilizar uma destas apps:
Atualização: À parte disto tudo, tal como sugerido nos comentários, é claro que um adaptador HDMI para o iPad também é uma solução a equacionar… É verdade que é menos prático mas terá a máxima qualidade, sem problemas de desempenho. [Respondido por Hugo Cura]
Devo ou não mandar o meu smartphone para reparar?
Bom dia,
Desde já, muito obrigada pelo vosso trabalho, os vossos posts e dicas são sempre muito úteis! 🙂
Passo à minha questão: O smartphone (Umidigi Z Pro) que comprei no final de janeiro à Gearbest “morreu” e não há forma de voltar a ligar. Julgo que o problema será da bateria, mas não tenho certeza, pois a bateria não é facilmente removível. Para confirmar seria necessário abrir o telemóvel e perder a garantia.
Contactei a Gearbest e ofereceram-me 2 opções:
- enviá-lo para Espanha (Alicante) para reparação, suportando os custos do envio;
- receber 20USD em “wallet” e pontos extra para gastar na Gearbest (o custo do smartphone foi de ~150€);
Sendo a 2ª opção ridícula, vou optar pela 1ª. No entanto, pelo que andei a ler (posts de 2016) os telemóveis enviados para garantia (no geral, para a China) acabam por “desaparecer” e nunca chegar ao destino para reparação, não sendo, posteriormente, oferecida uma solução adequada aos compradores lesados. Desta forma, gostaria de saber se:
- Têm conhecimento se o mesmo acontece com itens enviados para reparação em Espanha?
- Conhecem os prazos médios de reparação?
- Existe algum prazo estabelecido legalmente que a Gearbest deverá cumprir para proceder à reparação (tendo o smartphone sido comprado a uma empresa chinesa admito que não)?
Muito obrigada!
Cumprimentos,
Susana Pinto
Resposta:
Susana,
Desde meados de 2017 que a Gearbest melhorou substancialmente o serviço de suporte e pós-venda para Portugal e Espanha, com um centro de reparação em Alicante.
Respondendo à questão, tanto quanto sabemos não têm havido problemas com o serviço de reparação em Espanha. Não conhecemos o prazo médio de reparação nem é conhecido, pelo menos publicamente, o tempo máximo de reparação de um produto, mas admitimos que será num período razoável.
Na minha opinião, deve tratar do processo de reparação o quanto antes, sem receios.
[Respondido por Hugo Cura]
Como recupero as atualizações no meu Windows 10?
Bom dia.
Tenho um portátil Toshiba e tenho instalado o Windows 10. Quando o comprei tinha o W7 ou W8, de origem, e fiz a atualização
gratuita para o 10, via site da Microsoft, quando foi disponibilizada.
Agora, desde Outubro do ano passado, que não consigo atualizar o Windows, via Windows Update. Está pendente a Fall Creators Update.
Já tentei, desde essa altura, dezenas de vezes, o WU transfere a atualização, mas não a instala; dá sempre erro, cada vez um erro diferente.
Já tentei a resolução de problemas do WU, mas também não resolveu. Já executei vários comandos no Windows powershell, como administrador, com sugestões que vi em foruns da Microsoft, e outros, mas também não resolveu.
Podem dar-me sugestões?
Obrigado.
Resposta:
Paulo,
O que recomendo que faça é reposição do Windows a partir da instalação da versão mais recente, mas sem apagar os dados existentes, na esperança de que o problema seja resolvido.
Caso não resolva, deve repor o sistema utilizando a opção de fazer uma instalação limpa, isto é, não estou a sugerir apagar todo o disco e colocar o Windows de novo; estou a sugerir utilizar a ferramenta de instalação do Windows para fazer uma instalação limpa.
Sugiro este método porque, dependendo do PC e da forma como está o conteúdo está colocar no disco, poderão depois haver problemas em utilizar a licença desse PC.
Também comprei um computador com Windows 8.0 onde lhe fiz todas as atualizações, incluindo o Fall Creators Update que foi bem sucedida, mas já estava com problemas de estabilidade e tinha alguns updates com falhas. Uma instalação limpa resolveu, apenas tem o transtorno de ter de instalar tudo novamente.
[Respondido por Hugo Cura]
Que antivírus devo usar no meu Windows 10?
Boa tarde,
Antes de mais pretendo agradecer-vos por todo o excelente trabalho que têm executado ao longo de todos estes anos, faz-nos não perder cada artigo que escrevem.
Tenho um PC com Windows 10, e gostaria de saber qual o melhor antivírus grátis a instalar. Apesar de o utilizador ter um grande peso neste sentido, uma boa camada de proteção instalada ajuda sempre. Além da proteção fornecida, gostaria de ter um antivírus que fosse leve, uma vez que o meu PC não é topo de gama.
Obrigado desde já,
Rúben Garrido
Resposta:
Rúben,
Sim, de facto o utilizador é quem tem o maior peso no que diz respeito a virus, malware, adware, ransomware e afins.
Pessoalmente, não recomendo nada além do Windows Defender. É leve, atualizado com regularidade e assegura os casos mais comuns.
A par com isso, esporadicamente, corro o ADWCleaner (gratuito e sem necessidade de instalar) e em situações mais dramáticas, como alguns problemas que já tive no Google Chrome, o Malwarebytes faz um excelente trabalho, mesmo no Trial.
[Respondido por Hugo Cura]
Tenho várias questões sobre jogos, ajudem-me?
Boa tarde,
Venho por este meio colocar duas questões no qual não obtenho grandes certezas quanto á pesquisa que tenho feito e visto em vários sites e fóruns pela net.
Quanto á primeira questão a dúvida é relativa á playstation. Constou-me que numa futura actualização a playstation iria permitir mudança de nickname na conta playstation network. Gostaria fazer isso e de saber se isso irá abranger a playstation 3, como fazê-lo e para quando.
Caso não seja possível poderei mudar o email registado atualmente nessa conta para outro que tenha mais e depois voltar a criar uma nova conta com o email que estava anteriormente registado e assim poder registar tudo nas devidas condições e ser conta principal visto que anteriormente foi tudo meio á pressa e desconhecia que não podia trocar certas opções e depois remover conta antiga que não use na playstation.
Quanto á segunda dúvida é basicamente sobre um website. Falaram-me sobre um site de jogos digitais que vende jogos digitais a preços bastante acessíveis tanto para as plataformas steam, origin e uplay só que surgiu-me a dúvida se é fiável visto serem os preços e promoções relativamente baratos em relação a outros que já visitei que faz desconfiar um pouco a fiabilidade do site e se for fiável se dá para pagar possíveis compras pelo método via paysafecard.
O site em questão é: https://www.hrkgame.com
Agradeço desde já o tempo despendido e sem mais nada a acrescentar desejo os melhores cumprimentos e continuação do excelente trabalho que têm feito ao longo dos anos. 😊
João Ferreira
Resposta:
João,
Quanto à primeira questão, não há qualquer informação ainda disponível por parte da Sony. De qualquer das formas, a conta PSN não está directamente ligada à consola, por isso, futuramente, deverá ser possível alterar na página web. Posteriormente essa alteração será refletida em qualquer consola onde a conta seja utilizada (PS3, PS Vita, PS4).
Em relação à segunda questão, esse site é um revendedor de chaves como o 0N9 ou o scdkey, e embora o nível de confiança possa não ser tão elevado quanto um local como a Amazon, por exemplo, de acordo com o feedback que temos todos são legítimos e funcionam sem problemas.
[Respondido por Hugo Cura]
Podem explicar como configuro a TouchBar do MacBook Pro?
Caro Pplware,
Comprei recentemente um novo MacBook Pro, daqueles da barra em cima, e estou plenamente satisfeito. Parte da culpa desta compra foi vossa, por reparar que são é essa a máquina que usam e que tantos guias fazem.
A minha pergunta é simples e provavelmente até já a responderam antes, mas de qualquer modo aqui vai.
Tenho tentado encontrar a forma de configurar os botões da touchbar, para os colocar na ordem que quero e facilitar a minha utilização.
É possível fazer? Se sim, é simples e rápido? A minha experiência é reduzida e queria uma forma simples de o fazer, principalmente sem estragar nada.
Agradeço a vossa atenção e continuem o excelente trabalho que têm vindo a realizar todos os dias.
Obrigado,
Tiago Saramago
Resposta:
Olá Tiago,
Antes de mais os parabéns pela compra dessa máquina. É a que uso no dia a dia e estou plenamente satisfeito, apesar de não ser 100% perfeita.
O que pede na verdade é possível, mas tem 2 formas de ser feito e em 2 contextos diferentes, mas ambas simples de realizar.
A primeira é a configuração dos botões que tem na utilização normal. Estes são reordenáveis de forma simples e sem qualquer limitação.
Na segunda temos a configuração dos botões que tem disponíveis dentro das aplicações. Aqui está dependente do que cada criador disponibilizar, mas é também simples.
Toda esta “confusão” está resumida num artigo que lançámos e que recomendamos que leia:
Ai dentro vai ter toda a informação detalhada de como configurar a touchbar, quer seja no modo genérico quer dentro das aplicações.
Explore bem todas as possibilidades e vai ver que a touchbar se torna essencial e de rápida utilização.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões