Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como acabar com os erros do Windows 10?

Boa noite,

Desde que tenho o Windows 10 o meu computador apresenta uns erros estranhos que dantes não acontecia…

O problema é: o serviço do Explorador do Windows bloqueia, não conseguindo abrir pastas, o menu iniciar, os ícones do canto inferior esquerdo, e.t.c. E algumas vezes quando este serviço bloqueia, fico sem som, o que nalguns casos é chato.

Este problema só o consigo resolver reiniciando o pc, e que demora bastante tempo, concluindo assim que o problema deverá ser de software e não de hardware.

Pensava que nalguma actualização do windows 10, corrigi-se este problema, mas até ao momento não.

Como posso resolver este problema?

Cumprimentos

Nuno Rolo

Resposta:

Nuno,

Não é normal acontecerem todos esses problemas numa instalação do Windows 10 que esteja a funcionar de forma correcta.

Os problemas podem acontecer e todos estamos sujeitos a eles, pelo que a forma mais simples de os eliminar é reinstalar o Windows 10 e assim partir de uma base limpa e livre de problemas.

Provavelmente todas essas situações já vinham da versão anteriores e agravaram-se com a actualização para o Windows 10.

Lembre-se que antes de fazer esta reinstalação deve salvar todos os seus documentos e ficheiros importantes para que não os perca e possa usar depois.

[Respondido por Pedro Simões]


Que versão do Windows 10 escolher, 32 ou 64bits?

Bom dia.

Depois de consultar o vosso site e não tendo encontrado uma resposta á minha questão espero que através deste contacto me possam esclarecer.

Possuo um portátil com um processador de 64bits, mais propriamente o processador Intel Core 2 Duo T5500, mas apenas com 2gb de ram e após verificar a possibilidade de aumentar a memoria ram constato que tal não é possível daí a minha questão sobre qual a versão do Windows 10 instalar, de 32 ou 64 bits, actualmente tenho o Windows 7 Ultimate de 64 bits instalado problemas embora seja um pouco pesado.

Posto isto qual seria a melhor opção e porquê???

A atualização para Windows 10 será de raiz e não por update.

Cumprimentos,

Ricardo Almeida

Resposta:

Ricardo,

Tendo em conta a limitação na memória RAM, a versão do sistema operativo mais adequada é de 32 bits, simplesmente porque é mais poupada na alocação de memória. O sistema de 64 bits necessita de mais memória RAM para operar.

Dessa forma, e considerando que o computador que usa ainda serve para o propósito que lhe dá, o melhor upgrade que pode fazer é no disco, trocando-o por um disco SSD (supondo obviamente que tem um disco mecânico vulgar).

Não sei qual o modelo de computador, mas desde que tenha interface SATA (SATA 1 serve perfeitamente), poderá ter grandes vantagens nesse upgrade. Embora possa não usufruir da largura de banda de um disco recente (que deverá ser de 6 Gbps), o mais importante são os tempos de acesso reduzidos, inferiores a 1ms, muito mais baixo que os típicos 15~20ms num disco mecânico vulgar.

Isso vai permitir muito mais rapidez em todo o sistema e, mais importante, no caso de a memória RAM ficar cheia e for necessário recorrer ao ficheiro de paginação (que não é mais que uma extensão da memória RAM que recorre ao disco), esse processo será muito mais rápido e eficiente. Não se pode dizer que seja como memória RAM, pois a velocidade é diferente, no entanto é muito superior ao conseguido com um disco mecânico.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde encontrar uma nova BIOS para a minha board?

Boa tarde,

Tenho uma board que preciso de a atualizar, mas não tenho o CD da mesma.

Na board que e da ASUS, modelo: P5GC MX/1333, ate aqui tudo bem, arranjei um ficheiro ROM para atualizar e deparou me com outra situação, o modelo da board não e o mesmo…

Resumindo preciso do ficheiro ROM que não encontro na NET. Justo envio uma imagem com as informações referente a BIOS…

Resposta:

Luis,

Uma rápida pesquisa pelo modelo da sua board no Google levou-nos até ao site da Asus, onde pode ser encontrada muita informação sobre a mesma.

Uma das áreas dessa página está dedicada a ferramentas e drivers, onde pode encontrar as versões mais recentes da BIOS.

Verifique neste endereço se a versão da BIOS que tem é a mais recente e caso não seja descarregue a BIOS para instalar.

Lembre-se que este é um processo que requer a máxima atenção e o maior cuidado para não estragar a actualização e deixar a board inutilizada.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de ajuda para o meu Meizu m2 note!

Bom dia, comprei um Meizu m2 note mas estou com alguns problemas/questões e gostava de ter a vossa ajuda.

  • Algumas aplicações/documentos por vezes aparecem em chines, como alterar tudo para português?
  • Tenho a playstore mas não consigo fazer download de nenhuma aplicação!

Alguém que tenha ocorrido o mesmo tipo de problemas?

Obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos

Ricardo Pendrelico

Resposta:

Ricardo,

Os smartphones Meizu são distribuídos com 2 tipos de ROM, a chinesa (termina em A) e a internacional (termina em I).

É possível ainda que existam ROMs chinesas com algumas adaptações para funcionarem no mercado internacional, no entanto sendo a base a ROM chinesa, há muitos conteúdos que poderão ser problemáticos. É facto que a ROM internacional não está traduzida a 100%, no entanto é perfeitamente utilizável, onde são perfeitamente dispensáveis os recursos que se encontram ainda em chinês.

Não sei qual a ROM base do seu Meizu m2 note, mas não é normal ter problemas na instalação de aplicações.

Deve fazer o download da ROM internacional mais recente e instalar de novo, garantindo que o smartphone ficará com a versão ais actualizada e estável.

Basta ir a esta página, fazer o download da ROM e seguir o procedimento, que está descrito nessa mesma página, clicando em “[Check update procedures and notes]”, ao fundo.

[Respondido por Hugo Cura]


Vale a pena mandar reparar o meu Samsung Galaxy S3?

Boa tarde à equipa do PPLWare

Solicito auxilio, para decidir o que fazer nesta situação.

Na sequência de diagnóstico da Samsung, o display do meu S3 com 18 meses de uso, encontra-se partido, embora não existam danos no vidro que está intacto, importando a reparação em €125,00.

Pretendo saber se o display tem acoplado aquele vidro, fantástico e resistente, ou seja se são uma peça só. E no caso de se tratar de um componente único, sabem se o vidro é da mesma qualidade do original?

Tendo ainda em conta este valor tenho de ponderar:

  • Optando por mandar reparar a questão ficará resolvida, e com a correspondente garantia;
  • Optando por outras soluções:
    • Tendo em conta o valor, e com mais uns euros até aos 200,00, optar por um desses aparentemente brutais telemóveis chineses, restando-me saber os modelos/processadores mais aconselhados (pesquisa que estou fazendo, mas se me puderem ajudar…). Mas não menos importante, saber de “representantes” para a assistência. A pergunta é: Quais as marcas e respetivos representantes para garantia e assistência, em Portugal, desses telemóveis fantásticos.
    • Optar por resolver com os indianos, por uns meros 30/40 euros, sem contudo ter garantia de nada.

Talvez sejam muitas perguntas, mas se me puderem ajudar, fico muito agradecido. Aliás agradeço desde já o manancial de informação que disponibilizam no PPLware, só estão a mais alguns comentários de “chicos espertos à portuguesa”, mas quanto a isso…

Com os meus melhores cumprimentos.

Carlos Figueira

Resposta:

Carlos,

O Galaxy S3 é um bom smartphone, principalmente na câmara, mas 125€ é um valor alto demais para o telemóvel que é, considerando a actual oferta (veja por exemplo o Xiaomi Redmi 3, em análise no Pplware).

Considerando a lista de soluções que indica:

  1. Além da sugestão anterior que dei, o Redmi Note 3 é também uma excelente opção, ou mesmo o Meizu m2 note, mas não espere encontrar representantes nem assistência da marca em Portugal
  2. Não sei qual o local a que se refere, mas sem ter garantias, eu não arriscaria
  3. A opção que eu escolheria era adquirir um LCD no ebay, disponível por valores a partir de 55€, e montaria eu mesmo. Existem dezenas de vídeos no YouTube que explicam, passo-a-passo, como fazer esse procedimento com toda a calma e segurança. A maior porte dos LCDs à venda incluem já as ferramentas necessárias. É apenas preciso um pouco de paciência.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo desligar o meu disco USB?

Boas PPLware,

As vezes quando ligo o meu disco externo ao computador e o quero ejectar em segurança, ele não me deixa. Diz que esta em uso (conforme anexo).

Só reiniciando o PC ele o deixa ejectar de forma segura. Sabem me aconselhar uma ferramenta para remover o USB com segurança?

Obrigado

Cumprimentos

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Há de certeza uma qualquer aplicação que lhe prende o disco e que impede que este seja ejectado quando pretende.

Temos algumas aplicações que pode usar e que testámos já exaustivamente e que apresentámos aos nossos leitores.

A que recomendamos para despistar este problema, identificando a aplicação que lhe prende o disco é a que apresentamos abaixo:

Existem outras proposta que pode usar, depois de resolvido este problema, e que foram também já dissecadas pelo Pplware:

[Respondido por Pedro Simões]


Que máquina fotográfica Nikon devo escolher?

Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo seu óptimo trabalho no Pplware

Sem duvida que é o meu site Diário a visitar frequentemente!

Gostava de ter uma opinião de quem trabalha com Fotografia quase diariamente!

Vou fazer update a minha D-SLR Nikon D5300

Queria algo melhor…

Andei a ver os modelos e fiquei inclinado para a D750 (FullFrame) e a D500 (DX)

Na sua opinião qual seria a melhor aposta?

Ricardo Vieira

Resposta:

Ricardo, A escolha de uma nova maquina fotográfica depende de muitos factores e apesar de não serem facultados muitos dados específicos e comparando os dois modelos, aconselhamos a opção mais antiga a Nikon D750.

Para um upgrade, pensamos que, apesar de ser mais antiga do que a sua segunda opção (Nikon D500) acaba por ter um melhor sensor e a vantagem de ser full-frame.

Por norma, este é um dos upgrades que um amante de fotografia procura quando quer evoluir na qualidade fotográfica. Os 24 MP, apesar de não serem uma diferença abismal em relação à D500, acabam por ser outra das vantagens. A juntar a esta questão, queremos frisar que a D750 tem flash incorporado, ao contrário da recente D500.

No entanto a câmara mais recente acaba por ter outras vantagens como é o exemplo dos FPS (10) e a qualidade 4K, ao contrário da D750 que fotografa em Full HD.

Contas feitas, pensamos que uma Full-Frame é melhor opção.

[Respondido por Andreia Almeida]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version