Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como usar duas Clouds na mesma máquina?
- Xiaomi Redmi Note 2, onde o posso comprar?
- Como aceder da Internet à minha Airport Time Capsule?
- O primeiro Windows 10 com problemas?
- Afinal há outro Windows 10 com problemas! E é nas pesquisas
- Comprar o novo iPhone 6s nos EUA, sim ou não?
- Posso instalar o Windows 10 sem estragar o actual?
- Uma máquina que não quer instalar o Windows 10!
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
Como usar duas Clouds na mesma máquina?
Boa tarde e felicito desde já pelos sucessos que a equipa pplware já alcançou!
O meu problema é o seguinte (deve ser bastante conhecido por vocês mas aqui vai) : uso duas clouds, Dropbox e onedrive, cujas aplicações têm-me sido úteis tanto no iPhone como no meu PC Windows. A minha única questão reside no facto de armazenar arquivos nestas clouds.
Pelo que sei, para adicionar documentos, é preciso arrastá-los para dentro da pasta destinada à cloud que, seguidamente, irá fazer o seu upload para o web site.
Eu costumo copiá-los para a pasta ficando com duas cópias do ficheiro. Isto têm me trazido alguns inconvenientes como o facto de o “mesmo” ficheiro ocupar o dobro da memória do PC e para ver as alterações que efetuarei na cloud é necessário copiar o arquivo de volta para o PC.
Pergunto o seguinte, é possível selecionar uma localização no PC onde os documentos são copiados? Por exemplo, todos os documentos que guardar no ambiente de trabalho (ou numa pasta específica) sofrerão upload e, caso se efectuem alterações, os mesmos sejam atualizados automaticamente.
Espero ver esta questão resolvida,
Cumprimentos,
Pedro Teixeira
Resposta:
Pedro,
As aplicações dos serviços cloud mais populares não permitem fazer o que pretende.
Todos os ficheiros existem numa pasta específica, que é a única sincronizada com o serviço. Note os serviços permitem escolher a localização da pasta com os conteúdos a sincronizar.
Sugiro duas soluções:
- não estar a duplicar ficheiros e guardar tudo directamente na pasta do serviço cloud. Além de diminuir o espaço ocupado, poupa ainda trabalho adicional para sincronizar manualmente os ficheiros. No caso de eliminar um ficheiro por engano, a maior parte dos serviços permite restaurar o ficheiro eliminado num espaço de alguns dias (tipicamente 30 dias).
- continuar a proceder da mesma forma (com um serviço cloud e a guardar os ficheiros nas suas pastas do costume), mas desta fez a sincronização manual fica a cargo de uma aplicação, chamada Allway Sync.
É uma aplicação gratuita para utilização doméstica e permite definir a sincronização entre 2 pastas, quaisquer elas sejam. Dessa forma, se definir a sincronização de uma pasta local com determinada pasta do serviço cloud, é “quase” como se fosse a colocação directa do conteúdo no serviço cloud, ficando igualmente com os ficheiros duplicados.
[Respondido por Hugo Cura]
Xiaomi Redmi Note 2, onde o posso comprar?
Boas,
Quero aproveitar para vos felicitar pelo trabalho que tem feito ao longo do tempo.
Estou a pensar em comprar um Xiaomi Redmi Note 2, uma vez que me pareceu muito bom em termos de características, e com um preço bastante acessivel.
Ainda não o comprei porque tenho duas questões: como e que devo proceder para comprar, e o que fazer se avariar, uma vez que não é vendido em portugal ?
João Luís Fernandes
Resposta:
João,
Começo por dizer que fez uma excelente escolha, é muito provavelmente o smartphone com melhor relação qualidade/preço actualmente.
Para esse modelo em específico, a loja online que recomendamos é a HonorBuy. Trabalhamos de perto com essa loja há algum tempo e tem um serviço muito bom, onde poderá comprar com toda a confiança. Os envios são feitos em 1 a 4 dias úteis, dependendo da sua localização.
No caso de avariar, a única solução é devolver para a loja proceder à reparação (seja ou não ao abrigo da garantia). É possível que aconteça, mas tenha em mente que os smartphones Xiaomi são muito fiáveis.
Pode ainda utilizar o voucher PPLWARE, que lhe dá um desconto de $5.
[Respondido por Hugo Cura]
Boas,
Aproveito desde ja para agredecer todo o trabalho de qualidade que têm desenvolvido ao longo destes anos…
Eu comprei uma airport time capsule, devido a compatibilidade que tem com o mundo da apple, do qual atem de ser adepto, aprecio bastante.
Surgiu me uma questão: como utilizar o armazenamente deste dispositivo poderoso fora de casa, como um serviço de cloud pessoal, de modo a aceder ao Air port time capsule de maneira semelhante a que acedo ao dropbox ?
com os melhores cumprimentos,
João Fernandes
Resposta:
João,
Essa sua dúvida é comum a vários utilizadores. Não existe uma forma única de o fazer e nem a Apple dá informação clara de como o podem fazer.
É graças à grande comunidade da Apple que existe informação de como o fazer, com grau de detalhe e clareza.
Na página abaixo existem instruções para realizar a configuração da Time Capsule de modo a conseguir o que pretende:
Escolha qual dos três métodos mais se adequa à sua realidade e necessidade e siga as instruções passo a passo.
No final deverá conseguir aceder à sua Time Capsule em qualquer ponto da Internet.
[Respondido por Pedro Simões]
O primeiro Windows 10 com problemas?
Bom dia, venho desta forma pedir a vossa preciosa ajuda e todo o vosso conhecimento para um problema com o qual me deparo.
Tenho em meu poder um PC com windows 8.1 inicialmente com windows 8. Neste momento o PC apenas inicia para a recuperação de sistema, mas não consegue recuperar dizendo que não encontra a partição de recovery.
Tento fazer um restauro de sistema, ele só me sugere um ponto de restauro, mas mesmo assim não restaura. Já tentei usar o comando chkdsk /c mas recebo uma mensagem que diz que o sistema de ficheiros do disco não suporta esse comando e depois de muitas letras aparece qualquer coisa a dizer RAW.
Neste momento pondero a substituição do disco, mas é aqui que entra a minha duvida. Como voltar ao windows 8/8.1 uma vez que não tenho a chave de activação do mesmo, não há nenhum autocolante nem nenhum documento que tenha a chave de registo.
Peço aqui a vossa grande ajuda para este meu pequeno problema.
Até breve,
Márcio Soares
Resposta:
Márcio,
Dada a sua descrição, tudo indica que a partição de recuperação de fábrica foi removida, não sendo assim possível fazer a recuperação do sistema utilizando esse método. No entanto, isso não significa que tenha de substituir o disco, pois apenas lhe falta informação.
O que deve fazer é uma nova instalação, recorrendo aos métodos oficiais. A chave de autenticação do Windows será validada automaticamente pois o computador contém essa informação no sistema interno UEFI.
Para obter a instalação do Windows 8.1 deve então seguir este guia:
De seguida, para a colocar numa Pen drive de modo a conseguir proceder à instalação, deve sguir este guia:
Resta depois instalar a partir da Pen USB (poderá ser necessário entrar na BIOS de forma a escolher a Pen USB como a unidade de arranque) e verificar que o Windows ficou correctamente activado, podendo depois fazer a actualização gratuita para o Windows 10.
[Respondido por Hugo Cura]
Afinal há outro Windows 10 com problemas! E é nas pesquisas
Boa tarde,
Gostaria de parabenizar o vosso trabalho incansável em satisfazer a curiosidade dos portugueses com maior dedicação e profissionalismo. Espero que me possam ajudar na seguinte questão:
Após a instalação do Win 10, tudo corre às mil maravilhas, excepto uma pequeno pormenor que me é de extrema funcionalidade desde a versão 7 do windows que passo a explicar, no menu iniciar na barra inferior, pode-se pesquisar por todo o tipo de aplicações, imagens, vídeos, …
Mas o mais importante é a procura de programas de forma imediata, o que não esta a acontecer no WIN10. Este consegue pesquisar por definições e opções do painel de controlo (ex. impressoras, updates, …) mas não aparece qualquer programa, do tipo word ou calculadora.
Acreditem que esta problema está a dar comigo em doido, não consigo resolver.
Preciso de ajuda por favor.
Cumprimentos,
Pedro Araújo
Resposta:
Pedro,
Esse não é um problema comum, mas que aparentemente afecta alguns utilizadores do Windows 10. A forma de o resolver é no entanto muito simples.
Apenas vai necessitar de aceder a duas aplicações do Windows: o Gestor de Tarefas e o Editor de Registo.
Comece por procurar no Gestor de Tarefas o processo explorer.exe e termine-o.
Depois de aceda ao Editor de Registo e elimine a chave que mostramos abaixo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FolderTypes{ef87b4cb-f2ce-4785-8658-4ca6c63e38c6}\TopViews{00000000-0000-0000-0000-000000000000}`
De seguida deve voltar ao Gestor de Tarefas e voltar a lançar o processo explorer.exe.
No final destes 3 passos deve ter novamente a pesquisa a funcionar novamente em condições e a encontrar as suas aplicações.
[Respondido por Pedro Simões]
Comprar o novo iPhone 6s nos EUA, sim ou não?
Bom dia,
Daqui a duas semanas vou fazer uma viagem aos estados unidos e gostava de comprar la o iphone 6s pois é mais barato.
Gostaria de saber,se me pudessem ajudar, se posso comprar la e ele funciona ca em Portugal sem problemas.
Qual o modelo que deva pedir.
Cumprimentos.
Ricardo Correia
Resposta:
Ricardo,
Essa compra acarreta algum risco e apenas poderá comprovar que fez a escolha certa no momento em que aterrar em Portugal. Apenas nesse momento poderá comprovar que tem consigo o modelo certo.
O problema está a tecnologia usada e que varia de país para país, limitando o modelo que deve escolher.
De qualquer modo existem operadoras nos Estados Unidos que usam as mesmas tecnologias usadas na Europa, o que leva a que existam lá equipamentos preparados para funcionar cá.
O modelo que deve escolher no momento da compra na Apple Store é o A1688, no caso do iPhone 6s, ou o A1687, no caso do iPhone 6s Plus.
Esta informação pode ser confirmada na página de suporte da da Apple, dedicada ao LTE.
Apenas como nota adicional lembramos que os preços anunciados não têm os impostos incluídos e que estes devem ser tidos em conta no momento de decidir esta compra.
[Respondido por Pedro Simões]
Posso instalar o Windows 10 sem estragar o actual?
Boa noite.
Tenho instalado no meu computador o Windows 7 Ultimate e o ícone para fazer a actualização para o Windows 10.
Pergunto:
Posso fazer a actualização para o 10 sem estragar o 7?
Melhores cumprimentos.
Luis Santos
Resposta:
Luís,
O método oficial para upgrade para o Windows 10 é esse mesmo que refere e pode utilizá-lo com toda a segurança.
Não há a garantia que ficará livre de problemas, já que é relativamente comum que surjam os mais diversos problemas após o upgrade, no então é expectável que tudo corra pelo melhor.
As aplicações e configurações que tem actualmente serão mantidos e nenhum documento ou foto será apagado.
[Respondido por Hugo Cura]
Uma máquina que não quer instalar o Windows 10!
Olá muito bom dia, o meu nome é João Lopes e vinha por este meio pedir-vos ajuda.
Tenho um computador já com uns bons anitos.
Atualmente tem o Windows 7 Ultimate instalado, mas que ria mudar para o Windows 8.1 ou para o Windows 10 pois já ouvi e li que não é tão ” pesado “.
O problema é o seguinte, já criei Pen USB tanto com Windows 8.1 como com o Windows 10, mas quando no arranque do pc ele faz o boot através da pen.
Mas quando chega á parte que aparece a janela do Windows toda em azul ele bloqueia e já não passa daí.
Estive a pesquisar, e li que alguns dizem que pode ser do programa que usei para criar a Pen USB de arranque, mas depois também li que pode ser da bios da minha board ser já muito antiga e daí dar este problema no arranque da Pen USB.
Será que haverá alguma solução para eu poder instalar um outro Windows no meu PC??
Desde já um muito obrigado pelo vosso excelente trabalho, e se me puderem ajudar 😉
Fiquem bem
João Lopes
Resposta:
João,
Não deve realizar a instalação do Windows 10 dessa forma, pelo menos a primeira vez.
Ao fazê-lo está a perder a possibilidade de ter acesso à versão gratuita do Windows 10. Desde o início que está claro que é no momento do upgrade que é feita a associação da licença actual ao novo ID do Windows 10, o que fica para sempre.
Por essa razão deve primeiro fazer o upgrade e só depois, mais tarde e se assim o entender, realizar a instalação do Windows 10 de forma manual.
Quanto ao problema que descreveu inclinar-me-ia para um problema na pen USB que está a usar ou, eventualmente, para o software usado.
Em termos de software o que recomendamos é que use o Windows 7 USB/DVD Download Tool, que explicamos no artigo abaixo como usar:
Mesmo sendo para o Windows 8.1, o principio e a forma de utilização é a mesma. Tenha presente que tem de ter consigo já o ISO do Windows 10.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões