Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Como ter os alertas do meu Lumia 640XL no Windows?

 

Sou dono de um Lumia 640 LX (Windows Phone 8.1) e gostaria de saber se há maneira de replicar todas as notificações que receber no telemóvel no desktop do meu PC (Windows 10), ou seja, passaria a receber no telemóvel e no PC ao mesmo tempo.

Desde já muito obrigado.

Amaro Lino Romão

Resposta:

Amaro,

Actualmente não existe um recurso capaz de fazer o que pretende (tal como faz o AirDroid ou o Pushbullet no Android, por exemplo). No entanto, essa funcionalidade será um recurso presente no Windows 10, no smartphone.

O centro de notificações do smartphone será replicado no Windows 10, com toda comodidade. Resta aguardar pelo lançamento oficial (ou então instalar a versão de testes a partir deste guia).

[Respondido por Hugo Cura]


Windows 10: 1 ano gratuito ou 1 ano para actualizar?

 

Bom dia,

Eu tenho uma duvida grande acerca do windows 10.

Depois de instalar o windows no meu pc, tenho um 1 de licença gratuita, ou, tenho 1 ano para fazer a instalação no meu pc de forma gratuita.

Pois já ouvi estas 2 versões e não sei qual a correta.

Aguardo uma resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Fernandes

Resposta:

Nuno,

É verdade que surgiu alguma falta de precisão na informação dada pela Microsoft, ou na interpretação que foi feita.

Esclarecendo-o, a partir do momento do lançamento do Windows 10, tem um ano para fazer o upgrade do seu Windows 7, 8 ou 8.1 (com todas as actualizações em dia). Se o fizer, tem garantida a licença do Windows 10 para toda a vida.

Note que as edições Enterprise do Windows 7 ou 8.1 não estão abrangidas por esta actualização gratuita para o Windows 10.

[Respondido por Hugo Cura]


Se o Windows 10 corre no Raspberry, porque não no Surface?

 

Olá.

Antes de mais parabéns pelo vosso trabalho.

Tenho uma dúvida em relação ao novo Windows 10. Li no vosso site que o Raspberry pi 2 iria rodar o novo Windows 10 (https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-windows-10-tambem-ja-corre-no-raspberry-pi-2/) e este equipamento tem um processador do tipo ARM.

A minha questão é porque é que o Surface RT não vai ter suporte ao Windows 10 (https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-8-1-rt-vai-receber-o-menu-iniciar-na-proxima-actualizacao/) visto que também é tem um processador ARM?

Podem me explicar quais os motivos por de trás disto?

Atentamente
Jorge Gabriel Azevedo

Resposta:

Jorge,

A versão do Windows 10 para o Raspberry Pi é algo muito específico e limitado e não terá o tipo de utilização normalmente feito num computador ou tablet, pelo menos para já. O grande alvo disso é incentivar o desenvolvimento de projectos IoT.

Se pensar em smartphones, também estes têm SoCs ARM e correrão “o mesmo” Windows 10, na versão Mobile. Na verdade, o Surface RT teria capacidade para correr o Windows 10, precisava apenas que fosse adaptado para tal… mas esse tipo de suporte custa esforço implica custos e provavelmente não haverá retorno que os justifiquem.

Repare que o Surface RT não é um tablet muito popular e não há dispositivos mais recentes com o mesmo tipo de limitações, já que a maioria dos tablets Windows possuem SoCs x86.

Resumindo, não espere um upgrade para o seu RT.

[Respondido por Hugo Cura]


Como restaurar o meu Chrome?

Desde já queria dizer para continuarem com o excelente trabalho 😉

Bem, o meu problema e presumo que seja de mais alguns leitores é a publicidade, ja fiz o download da extensão “adblocker” mas mesmo assim quando entro em sites ou navego na web simplesmente, continuam a aparecer uma barra em vazio com uma cruz a dizer “ad options” ou outra coisa qualquer, o mais incomodativo e que isso “desconfigura” o visual do site.

Ja corri o antivirus detetou modificadores de browser e ja removi, corri o CCleaner e nada, ja removi todas as extensões e continua o problema, gostava de saber se podiam ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Hugo lopes

Resposta:

Hugo,

Isso é claramente um malware que se infiltrou no Google Chrome. Esse tipo de malware não surge como uma extensão instalada mas na realidade é uma extensão muito especial.

Primeiro que tudo, há a possibilidade de ter instalado uma aplicação de terceiros, sem se aperceber (cuidado com os Next>Next>Next na instalação de software free!!!), e que poderá ter o trabalho de garantir que a extensão “fantasma” se mantém em funcionamento e a mostrar-lhe publicidade sobre qualquer página que abra.

Portanto, para começar, no menu iniciar escreva Programas e funcionalidades e abra. Ordene a lista por data de instalação (mais recentes primeiro) e comece a verificar, um a um, qual lhe parece estranho ou não necessita, tendo em conta a data de instalação e a data a partir da qual lhe começaram a surgir os problemas. Desinstale o que entender.

O passo seguinte é remover todos os rastos do Google Chrome. Certifique-se que tem toda a sua informação do browser guardada, caso seja esse o seu hábito, recorrendo por exemplo a uma conta Google. Feche o browser e, no Explorador do Windows, navegue até à pasta “C:\Users\<user>\AppData\Local\Google\”, onde <user> é o seu nome de utilizador.

Caso não consiga visualizar a pasta AppData, deve ir às opções de pastas e pesquisa do Explorador e no separador Visualização escolher “Mostrar ficheiros e pastas escondidos”. Apague a pasta Chrome.

Navegue depois até à pasta “C:\Program Files (x86)\Google\” e apague a pasta Chrome.

Volte a instalar de novo o Google Chrome e verifique que já não tem problemas. Se tiver, eventualmente não desinstalou a aplicação correcta.

[Respondido por Hugo Cura]


Como remover o menu Avatar do Chrome?

A opção de remover o botão de perfis em “Ativar o novo menu de avatar”, deixou de estar disponível na ultima versão do chrome. o pplware tinha feito um artigo sobre este assunto, mas agora não se consegue retirar o botão de perfis desta versão. será possivel ?

obrigado

Joseph Bras

Resposta:

Joseph,

A Google muitas vezes lanças esse tipo de novidades para testes e para amadurecer a sua qualidade, durante algum tempo ou algumas versões.

Quanto a qualidades exigida é atingida, essas novidades tornam-se parte do Chrome e deixam de poder ser desactivadas.

Parece ser esse o caso pois desaparecer da zona de flags a que permitir ligar ou desligar a presença do novo menu de Avatar.

Não existe de momento uma solução para essa sua questão pelo que deverá habituar-se a ter esse menu presente no Chrome.

[Respondido por Pedro Simões]


Como criar uma pen de instalação do Windows 8.1 no Linux?

Boa noite,

Eu gostava de saber se me poderiam ajudar pois o meu computador avariou recentemente (Windows 8.1), entretanto estou a usar a live version do Ubuntu como alternativa so que para conseguir reparar o computador preciso da iso oficial do windows 8.1 e não estou a conseguir obtê-la através do site da Microsoft pois necessito de ter um computador windows para usar o Media Creation Tool, já tentei usar Wine para emular e também não deu será que há alguma alternativa de conseguir a iso sem ser pelo dito programa para conseguir fazer uma pen de reparação?

Resposta:

Curto,

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para conseguir conseguir criar uma pen de instalação com o Windows 8.1.

O ponto fulcral deste seu problema mesmo o acesso ao ISO e isso tem mesmo de ser feito com o recurso ao Media Creation Tool. Está é a única forma oficial, e para já ainda disponível, para lhe aceder.

É claro que se procurar na Internet encontrará várias soluções para ter esse ISO, mas a escolha é sua.

Media Creation Tool não está a correr, provavelmente, porque tenta detectar qual a versão do Windows presente e não obtêm resposta.

O que propomos é que use o Media Creation Tool numa máquina de um amigo ou de um colega, apenas para criar o ISO e que depois recorra a outra qualquer ferramenta para criar a pen de instalação.

Caso opte por usar o Media Creation Tool, recomendamos que leia o guia abaixo:

Depois pode usar uma outra ferramenta da própria Microsoft para continuar o processo e criar a pen de instalação do seu Windows 8.1.

Recomendamos que leia o artigo abaixo para ter instruções para criar essa pen USB:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version