Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


O que se terá passado com o meu portátil?

O meu portátil Toshiba Satellite L300 deixou de funcionar…
Estava normal e de repente apagou-se e não tem qualquer sinal de corrente, nem com bateria , nem ligado com o carregador.

Podem-me dizer o que poderá ser?

Para já e tentar ver algum queimado, mas não cheira…

Obrigado

Mário Oliveira

Resposta:

Mário,

De acordo com a informação que forneceu, o problema será muito provavelmente da fonte de alimentação ou circuito controlador da alimentação.

Pensando num computador de secretária como analogia, a típica fonte de alimentação tem como entrada a corrente eléctrica e como saída as várias linhas ajustadas consoante a necessidade.

Num computador portátil passa-se exactamente o mesmo, com a diferença de que a entrada para a fonte de alimentação tanto pode ser a corrente eléctrica (carregador) como a bateria.

Não é muito normal que esse tipo de componentes avarie, no entanto é possível e poderá mesmo ser o caso. Esse é um componente destacável que pode ser substituído, mas convém ter mesmo a certeza que a falha é daí, antes de fazer qualquer investimento.

[Respondido por Hugo Cura]


Instalar o iOS 8.3 num iPhone 4S é boa ideia?

Eu tenho um iPhone ainda com o iOS 7.1.2 será que vale a pena instalar o iOS 8.3? Dizem que a mais recente versão trás grandes melhorias para o iPhone 4s e eu gostava de ter o iOS 8, no entanto tenho receio que o telemóvel fique muito lento até porque ele com este iOS funciona perfeitamente…
Será que vale mesmo a pena instalar o iOS 8.3?

Cumprimentos,
Micael Gomes

Resposta:

Micael,

A mais recente versão do sistema operativo da Apple, o iOS 8.3 está preparado para ter a melhor performance possível nos iPhones, mesmo nos modelos mais antigos.

Esse seu receio é infundado e, mesmo que tenham existido problemas de perfomance nas versões iniciais, essas estão já resolvidas.

Instale à sua vontade a versão 8.3 do iOS e vai ver que o seu iPhone 4S vai manter a performance.

Lembre-se no entanto que algumas das funcionalidades que a Apple anunciou no iOS não vão estar disponíveis por limitações de hardware.

Outra coisa que não vai ter, pelo menos para já, é jailbreak. Este será o único ponto que deverá ponderar e que poderá atrasar ainda mais a actualização.

[Respondido por Pedro Simões]


Consigo instalar a Cyanogen no meu BQ?

Tenho um bq aquaris e5 fhd e gostava de experimentar a rom da cyanogen, incluindo a nova a cm12 e queria saber se é possível instalar esta nova rom no meu bq.
Se sim gostava de saber como.

Cumprimentos,
Wilson Martinho

Resposta:

Wilson,

Infelizmente a Cyanogen ainda não tem uma versão da sua ROM para o BQ. Uma vez que não teve nunca uma versão, é provável que tão cedo não surja uma versão que possa ser usada.

Mas o facto de não ter uma ROM Cyanogen para usar não implica que o seu BQ esteja “preso”.

Exitem algumas ROMs disponíveis e compatíveis com o seu BQ (dica: o Micromax Canvas Knight A350 é um clone deste BQ). É tudo uma questão de fazer algumas pesquisas na Internet, descobrir quais as ROMs que suportam o BQ e depois ler a documentação sobre como a aplicar.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de uma alternativa para copiar pastas no Linux?

Boas, Continuem co o excelente trabalho.

Em Windows para copiar pastas utilizo o RoboCopy, conhecem algum programa idêntico para Linux(Mint 17.1)
Necessitava de passar varias pastas de um disco externo para o PC

Cumprimentos,
Pedro Sá

Resposta:

Pedro,

O que procura está disponível dentro do seu Linux desde o momento que o instalou. A verdade é que não está visível e provavelmente nunca “passou” perto dele.

A proposta que lhe vou dar envolve o acesso a algo que várias vezes ouviu falar e que provavelmente nunca usou.

Falo do terminal e da linha de comandos. Ai dentro encontrará um mundo totalmente novo e que vai adorar descobrir.

Para realizar a tarefa que pretende deve usar o comando de cópia cp. Este tem disponível um elevado conjunto de flags, que permitem ajustar o processo.

Para aceder ao manual do comando cp deve usar o comando man cp.

Mas para dar ao comando cp ainda mais pormenor e conseguir controlar ainda melhor o que quer copiar pode usar expressões regulares e assim definir padrões que o vão ajudar a escolher o que copiar e para onde copiar.

[Respondido por Pedro Simões]


E que Android devo eu comprar?

Bom Dia, meu nome é André Pereira e tenho umas duvidas sobre qual o melhor smartphone, se o wiko hihgway (octacore 2g ram 16mpx camara…) ou se o bq e5 FHD que também é um octacore. Queria saber o mais aconselhável, por pessoas que sabem o que dizem independentemente do equipamento, já que uns dizem isto outros aquilo…

Eu estava a espera que saísse novidades a cerca dos novos BQs que supostamente seriam lançados em maio mas até agora nada.
Muito obrigado pelo vosso tempo, continuação de uma boa semana.

Melhores Cumprimentos,
André Pereira

Resposta:

André,

Há realmente muitas semelhanças entre esses dois smartphones. O CPU/GPU são os mesmos, ecrã tem as mesmas características, memória RAM também. O Wiko tem câmaras de maior resolução (16/8MP contra 13/5MP) e é mais fino 7.7 contra 8.65mm mas o BQ é mais leve (134 contra 154g), tem melhor bateria (2500 contra 2350mAh).

Ambos são muito equilibrados e com bons acabamentos. A decisão deverá passar pelo que lhe agrada mais em termos de design. Considere também o Wiko Ridge 4G que se revelou muito bom e com excelente qualidade de construção.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo acordar e aceder a um PC à distância?

Boa tarde,

Gostaria de saber se existe algum programa grátis ou alguma maneira de poder aceder a um computador mesmo ele estando desligado isto estando os computadores em casas diferentes?

Obrigado,
Pedro Conde

Resposta:

Pedro,

O que precisa não é simples, no entanto é possível de realizar. Vou deixar-lhe as bases que vai precisar e depois o resto do trabalho será seu 🙂

Vamos dividir o processo em duas partes distintas, para facilitar. O primeiro tratará de acordar o PC e o segundo de permitir o acesso remoto.

Para acordar um PC remotamente precisa que este esteja ligado à Internet e com o WOL (“Wake On Lan”) ou RWU (“Remote Wake-Up”) configurado.

Estes mecanismos permitem a um computador que esteja desligado ser acordado e colocado operacional, através da rede local ou da Internet.

No nosso artigo abaixo encontrará informações para configurar o router e o WOL num PC:

Para a segunda parte, que é de ambas a mais fácil, precisará de colocar o seu computador numa zona da rede em que permita o acesso, tipicamente uma DMZ, ou criar regras que tratem do encaminhamento do tráfego específico do acesso remoto.

Quanto ao acesso propriamente dito ele pode ser feito com o recurso a várias ferramentas, do tipo VNC ou até o próprio remote desktop do Windows.

Como vê é algo simples, mas apenas um pouco trabalhoso de configurar. Mas nada que não consiga fazer, estou certo.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version