Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Um sério problema de carga de bateria num Android?

Boa tarde

Tenho 2 telemóveis com OS android 4.4.2 e ambos sofrem do mesmo problema, quando chegam aos +/- 20% descarregam em segundos.

Já foram para assistência da marca e nada dizem que o software está bom e fizeram o teste da bateria e que estava tudo Ok, mas o problema continua.

Gostava de ser ajudado com este problema, o que fazer para ultrapassar esta situação, não percebo quase nada de telemóveis só sei trabalhar com estes.

Os telemóveis em questão são:

Acer Liquid E 700 (trio) comprado em fins de Janeiro de 2015

THL T6S (duo) comprado em fins de Setembro de 2014

Agradeço desde já a vossa ajuda

Paulo Carvalho

Resposta:

Paulo,

A bateria tem um sensor que mede a capacidade das suas células e passa essa informação ao smartphone, que é posteriormente interpretada pelo sistema operativo.

O que acontece é que, por alguma razão, o sensor não está calibrado e numa altura em que supostamente terá os 20%, afinal “apercebe-se” que tem menos capacidade e começa a adaptar-se às condições reais. Um bom sensor, nessas condições, faz uma aprendizagem dessas condições e na próxima vez já é capaz de agir e interpretar que a capacidade da bateria diminuiu… mas não é isso que está a contecer.

Diria que isso se compreende no THL, por ser de baixa gama e de proveniência mais duvidosa, mas no Acer seria de esperar que isso não acontecesse.

É mais que óbvio que “os testes que fizeram na assistência” não aconteceram, ou simplesmente pelo nome de teste, pois não foi detectado o problema.

A troca da bateria deverá ser suficiente para resolver o problema, mas que muito provavelmente poderá voltar a acontecer.

Volte a insistir com a assistência, mas talvez a melhor solução seja viver com esse problema e adaptar-se à situação.

[Respondido por Hugo Cura]


Um disco externo que demora demasiado a reparar!

 

Boa tarde,

Tenho um disco externo que de um momento para o outro deixou de funcionar, isto é, o disco é reconhecido pelo pc, o icon aparece no Meu Computador, mas não é acessível, provávelmente será algum setor danificado, ainda há pouco tempo tive um disco de portatil que aconteceu o mesmo, corri um software chamado HDD Regenerator, que devem conhecer, e funcionou o portatil ta a trabalhar e o disco ta de boa saúde.

O meu problema é que este meu disco tem 2TB o que leva uma qualquer coisa como 8 dias para o programa reparar sendo que o de 250Gb demorou cerca de 24horas. Queria saber se conhecem alguma forma mais rápida de fazer a reparação do mesmo disco.

Obrigado.

Cumprimentos,

Rodrigo Carvalho

Resposta:

Rodrigo,

Qualquer procedimento num disco rígido que esteja em condições de mau funcionamento é arriscado.

Se já passou pelo mesmo problema e foi bem sucedido, então já sabe que essa é uma solução que funciona, mesmo que seja muito demorada.

Outro método alternativo poderia deitar tudo a perder, pelo que a minha sugestão é que faça mesmo por esse procedimento que já conhece.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso instalar o Android no Magalhães?

 

Boa tarde,

Tenho um Magalhães e gostaria de saber se é possível por o os Android do género radpberypi.

Obrigado

Pedro Sousa

Resposta:

Pedro,

Qualquer sistema operativo que exista e que possa ser instalado num qualquer computador pode ser instalado no Magalhães.

Existe no entanto um problema face ao que pediu, pelo menos da forma directa.

O que quer é instalar o Android como conseguirá no Raspberry Pi, mas isso não pode ser feito no Magalhães.

O problema está no processador que as plataformas usam e que são diferentes, logo não funcionando.

Mas nem tudo são más noticias. Existe projecto Android-x86, que se dedica a trazer para o mundo Intel este sistema operativo.

No artigo que deixo abaixo já explorámos a forma de instalar esta versão adaptada do Android num computador:

São instruções criadas para instalar numa máquina virtual, mas que podem bem ser usadas para fazer uma instalação no Magalhães.

[Respondido por Pedro Simões]


Como se comporta o Xiaomi Redmi 2s face à concorrência?

 

Alô pplware,

Algum tempo que vos sigo e queria colocar uma questão.

A marca xiaomi lançou o redmi 2s em janeiro e agora está a versão com o dobro da capacidade de memoria em pré-venda.

Tenho ponderado em comprar esse modelo mas recentemente vi um smartphone da marca Meizu, o M1 note de RAM: 3GB ROM: 32GB com 4G,praticamente ao mesmo preço e fiquei indeciso uma vez que “desconheço” a marca e equipamento em questão.

Têm algum conhecimento desta marca, Meizu, para que possa decidir entre um e outro?

Melhores Cumprimentos

André Entradas.

Resposta:

André,

A Meizu é uma marca que deu que falar este ano, principalmente devido ao Meizu MX4 que tem um desempenho de topo e uma qualidade de construção muito boa, considerando que tem proveniência chinesa, tal como a Xioami, OPPO ou Huawei.

Não tive oportunidade de experimentar o Meizu M1, apenas o MX4, mas parto do princípio que a qualidade de construção será semelhante.

Eu diria que não recomendo a Meizu da mesma forma que recomendaria a Xiaomi, mas não ficará mal servido com o M1, de todo.

Será preferível esse a marcas como THL, Doogee ou Gionee.

[Respondido por Hugo Cura]


Vale mesmo a pena trocar o disco do meu portátil por um SSD?

 

Olá PPlware,

Comprei o meu portátil em Dezembro em substituição do meu desktop que se avariou. É o HP ENVY 15-j102np.

Vale a pena comprar um SSD? Assim perderei a garantia, bem como a licença do windows, correto?

É preferível manter o portátil como o comprei?

Obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

Desde que os SSDs estão a um preço interessante (há 3 ou 4 anos) que é o melhor upgrade que pode ser feito a um PC. Os tempos de acesso aos ficheiros são o “calcanhar de aquiles” em qualquer PC. Mesmo que todo o PC seja do melhor que há, se o disco não corresponder então vai ser notado um atraso acentuado no desempenho.

Quanto à garantia, grande parte dos PCs portáteis não tem qualquer etiqueta a quebrar para aceder ao disco rígido, embora esse HP a possa ter. Se tiver, efectivamente poderá perdê-la, mas o ganho em desempenho é muitíssimo acentuado e diria que justifica correr o risco 🙂

Quanto à licença do Windows, essa licença pertence ao PC e não ao disco. Na altura de migrar para o disco SSD, há várias alternativas, embora nem todas possam estar disponíveis para esse caso:

Recomendo fortemente mudar para um disco SSD.

Se o PC tiver drive óptica e essa não tiver qualquer utilidade, então poderá ser útil utilizar esse espaço para o velho disco HDD do PC, utilizando para isso um adaptador “caddy optical bay”, que pode ser encontrado no ebay nas medidas de 12mm e 9mm. Se decidir fazê-lo, certifique-se que adquire a medida correcta.

[Respondido por Hugo Cura]


Que se passa com o meu repetidor wireless?

Olá pplware,

Como tenho pouco wifi numa divisão, coloquei um router DIR 505L a atuar como repetidor. No entanto, como a rede sem fios tem o mesmo nome da rede original, o meu tablet asus TF300 fica todo baralhado e perde o sinal wifi pois deve estar sempre a procurar qual das duas a com mais sinal.

Desligo e volto a ligar o wifi, o que por vezes ajuda, mas desligando o novo router o problema da desconexão desaparece, mas o problema da rede com pouco sinal reaparece…

Existe solução?

Obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

A razão para esse problema é óbvia e está no repetidor que colocou na sua rede.

Existem vários factores que podem estar a causar o problema, mas o mais provável é que ele esteja no canal que está a usar.

Ao estarem os dois equipamentos no mesmo canal o seu computador pode ficar com problemas ao usar um meio que está já a ser usado por outros equipamentos.

As boas práticas recomendam que se use um dos três canais 1, 6 e 11, consoante o que as redes da vizinhança estiverem a usar.

Procure por isso descobrir quais os canais que estão a uso, utilizando uma qualquer ferramenta do Windows dedicada a isso, e depois configure o seu repetidor para usar outro canal.

Algo que poderá também fazer é alterar as definições do driver no Windows, diminuindo a agressividade com que a placa tentará mudar de equipamento e assim ficar mais estável.

[Respondido por Pedro Simões]


Lollipop para o meu LG L90 vai mesmo chegar?

Boa noite consultório Pplware,

Como já saio a ROM oficial do android 5.0 para o LG L90 Dual no Brasil queria saber se irá chegar a Portugal para todos os tipos de LG L90 ou se é mesmo só para o Dual que foi liberado essa atualização !!

Aguardo resposta concreta,

Abraço,

António Gonçalves

Resposta:

António, Uma vez que a disponibilização das ROMs actualizadas para os equipamentos são da exclusiva responsabilidade do fabricante, apenas este poderá confirmar se o Lollipop chegará ou não ao LG L90.

O facto de ter surgido já no Brasil é um excelente indicio de que estará a ser lançado de forma gradual em vários mercados, provavelmente testando-a e vendo se existem erros.

Do que refere essa nova ROM foi criada para o modelo dual sim e não para o modelo que tem.

Mais uma vez terá de ser o fabricante a garantir a sua existência, mas o mais provável é que seja uma versão que verá a luz do dia muito em breve.

Resta-lhe aguardar a chegada a Portugal dessa actualização ou que surja uma ROM alternativa e que possa ser usada no seu smartphone.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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