Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Posso formatar o meu disco para instalar o Windows?

 

Boa noite,

Gostaria de perguntar se durante a instalação do windows, na parte das partições, existe algum problema em formatar o meu disco SSD.

Visto que já tem la outro sistema operativo instalado.

José Silva

Resposta:

José,

Ao formatar o disco SSD que indica todos os dados que tem lá estiverem vão ser eliminados.

Se o que pretende é aproveitar o disco para instalar o Windows então não existe qualquer problema nesse processo.

Mas se o que pretende é colocar esse Windows em dual-boot então não pode fazer o que indica.

Mesmo que esteja apenas a procurar ganhar espaço, eliminando assim o sistema operativo anterior, lembre-se sempre que deve retirar desse disco os seus documentos e ficheiros que quer guardar.

Uma vez formatado um disco é muito difícil ou mesmo impossível recuperar os dados que tinha nele antes.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso guardar as images da minha câmara de vigilância?

 

Boa Noite,

Antes de mais tenho de vos dar os parabéns pelo vosso trabalho de divulgação e ajuda.

Venho até vós para solicitar ajuda no seguinte:

Tenho uma camera de vigilância a utilizar o router meo via ftp para enviar alertas via e-mail por detecção de movimento.

No entanto a camera (FOSCAM) não tem sd e pretendia uma forma de utilizar o router para gravar imagens de forma continua.

Sei que existem NVR para o efeito, mas gostaria de saber se poderia utilizar o router com um disco externo para gravação da camera com algum software gratuito, mantendo o ftp na mesma porta dado que existe outra porta usb disponivel.

Desde já obrigado pela ajuda.

Victor Silva

Resposta:

Victor,

Os discos USB externos que se ligam aos routers da MEO, e de outros operadores, não têm a capacidade de correr qualquer software.

São simples drives de rede onde os utilizadores ou aplicações acedem para fazer leitura ou escrita.

Uma vez que diz que usa o router MEO via FTP já tem de ter presente algures um disco a uso.

O que poderá fazer é ligar mais um disco e colocar também nele o FTP do router ou trocar de disco, colocando ai as imagens da sua câma.

A utilização de um NVR (network video recorder) é uma possibilidade, mas requer ou a compra de hardware específico ou a colocação de uma máquina a correr o software necessário.

Também neste caso pode usar o disco adicional, ligado ao router MEO para registar as imagens da câmara de segurança.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor telefone de “linha branca”?

 

Boa noite,

Eu gostaria de saber se existe algum telemovel de destaque de “marca branca”. Conheço o One plus one e o xiaomi Mi4. Existe algum superior a estes ?

Em relação aos exemplos anteriores, onde posso comprar o xiaomi mi pelos 240€ ?

Obrigado pela atenção

Lemos

Resposta:

Lemos,

Primeiro que tudo, as marcas OnePlus e Xiaomi não podem, de forma alguma, ser consideradas “marcas brancas”. São marcas que tiveram um crescimento enormíssimo no último ano e que estão bastante bem posicionadas, à frente de marcas conceituadas.

Qualquer um desses smartphones que refere, de origem chinesa, são bastante bons e são excelentes opções que poderá comprar actualmente, no que diz respeito à relação qualidade/preço.

Não conseguirá comprar o Mi4 por 240€ e muito dificilmente o encontrará por um valor abaixo de 300€. O OnePlus One é mais barato que o Mi4, contudo o Mi4 tem um design mais aprimorado e uma qualidade de construção de topo. Aproveite para ver a nossa análise, aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


O que preciso fazer para ter root no meu Android?

 

 

Boa tarde,

Mais uma vez tenho a necessidade de recorrer ao Pplware para me ajudar.

Tenho um sony ericsson xperia arc s e a minha namorada um samsung galaxy s2.

Queremos fazer root em ambos os smartphones mas na net há tanta (e variada) informação que ainda não percebi muito bem como proceder.

Uma vez que se trata de uma configuração delicada, gostava de saber qual a forma mais simples de o fazer.

Podem-me ajudar?

Muito obrigado.

João Rodrigues

Resposta:

João,

Primeiro que tudo, a questão que se coloca é: vai precisar de root porquê?! Começo por referir os conceitos básicos.

As permissões de acesso root são necessárias para a execução de determinados comandos ou procedimentos, tipicamente desencadeados por aplicações mais avançadas que o exigem.

De outra forma, se a ideia é a instalação de uma ROM não oficial, o início do caminho não tem que ser o acesso root. Deverá ser instalada uma recovery modificada (como a Clockworkmod ou TWRP) que, em vez de permitir somente a limpeza de cache e reposição do sistema (tal como as originais fornecidas pelos fabricantes), permitem outros procedimentos como a instalação de packages .zip, backup e restauro do sistema, entre outros. Para alguns dispositivos é necessário proceder ao desbloqueio do bootloader para poder instalar uma recovery customizada.

O melhor local para encontrar a informação que pretende é no fórum XDA-developers. Existem inclusive threads com índices de tudo o que poderá precisar.

Deixo 2 exemplos:

Já estão disponíveis versões Android Lollipop para ambos os smartphones. Veja na secção “Android development” de cada um deles.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não funciona o cabo OTG no meu Galaxy?

 

Boas pessoal da Pplware tudo bem?

A minha questão é a seguinte, tenho um Galaxy S4 e um amigo meu um Galaxy S3 NEO, no meu S4 eu consigo ligar via USB+Cabo OTG ratos, teclados e comandos de jogos, já o meu colega que adquiriu o S3 a menos de 3 meses nao consegue ligar absolutamente nada via cabo OTG pois ao que parece o entrada USB do aparelho não consegue fornecer energia suficiente para ligar seja o que for.(ambos os telefones não tem ROOT)

Será isso um problema de fábrica do próprio S3?

Já enviamos email a Samsung e a mesma disse para testar mos com um cabo OTG original deles (ET-R205UBEGSTD). Testamos na Phonehouse e nada.

Já na Phonehouse disseram para actualizarmos o S3 com o programa KIES. Instalamos o programa, o mesmo disse que encontrou uma actualização, depois de a fazer e testado com vários cabos OTG e com o Original da Samgsung continuamos sem resposta do aparelho.

Gostaríamos de saber a vossa opinião pois já não sabemos o que testar mais, já pensamos em mandar o aparelho a reparar na marca =(

Muito Obrigado pela vossa atenção.

Ricardo Carrilho

Resposta:

Ricardo,

Uma rápida pesquisa na Internet revelou várias mensagens em vários fóruns com problemas similares ao que descreve nesse vosso Galaxy S3 NEO.

O problema está efectivamente na falta de energia que esse equipamento envia para alimentar o dispositivo USB que quer ligar ao smartphone pelo cabo OTG.

Para contornar o problema não precisa de testar mais cabos OTG mas sim de comprar um em Y, que deverá depois ligar a uma fonte de alimentação.

Estes cabos podem ser encontrado em qualquer loja online da especialidade e são simples de usar. Deixamos aqui um exemplo do que pode encontrar na Amazon.

[Respondido por Pedro Simões]


O que fazer ao meu iPhone 4S que avariou?

 

Boa noite,

Tenho o Iphone 4s.

O meu botão power estava estragado e como na Apple não o arranjavam visto que já não tenho garantia, decidi o levar a uma loja para arranjar.

Dias depois o telemóvel reiniciava e desligava sozinho, e ao ligar apareciam letras brancas por cima da maça e o telemóvel bloqueava ai, não arrancava mais. Na loja disseram-me que o ecrã estava estragado.

Será que isto esta relacionado com a troca do botão power? Ou poderá ser outro problema?

Aguardo resposta rápida, visto que estou sem telemóvel.

Obrigado pela atenção!

Cumprimentos.

Micael Gomes

Resposta:

Micael,

Parece que esse iPhone 4S está com problemas bem grandes. Ao não ter optado pela reparação na Apple, que o arranjaria mas com um custo associado, acabou por expor o seu equipamento a técnicos, provavelmente , não credenciados.

O problema que agora descreve mostra que existem outros problemas com o equipamento, mas que vão ser difíceis de associar à primeira intervenção.

Não os parece lógico que exista um problema com o ecrã uma vez que o iPhone arranca e mostra imagem.

O problema parece estar noutro componente, que é necessário identificar. O problema mesmo é que o deve levar à mesma casa onde o teve antes a reparar, ficando novamente exposto a problemas.

Recomendamos que converse com alguém responsável por essa loja e que faça ver que não parece lógico que o problema seja do ecrã, uma vez que este funciona e mostra informação, devendo o problema estar noutro componente.

Mostre ainda que é estranho o telefone ter vindo da reparação, que deverá ter uma garantia, e que passado poucos dias apresente um problema adicional.

Nada é garantido, mas não custa tentar, ainda para mais falando de um equipamento que ainda tem algum valor no mercado.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde alojar o site de suporte da minha PAP?

 

Boas!

Estou a desenvolver para a minha prova de aptidão profissional um website e um software que permite gerir uma clinica dentaria, que gostaria de implementar.

Mas agora as questões são:

  • onde irei alojar, sabendo que tem base de dados?
  • se um servidor em casa resolveria?
  • e também se era possível criar endereços email com base no url do site.

Eu preferia ter em casa, mas não sei o que utilizar e nem como funciona a ligação do servidor à internet. Ou se existem alternativas em conta para esse efeito.

Desde já obrigado,

Tomé Cerqueira

Resposta:

Tomé,

As questões que apresenta são simples de responder, mas podem tornar-se complicadas de implementar por alguém sem alguma experiência.

Sim, todos esses componentes podem ser alojados num servidor web que pode ter em sua casa e que controlará de forma muito mais fina.

Basta ter um qualquer Linux com os componentes certos instalados e em pouco tempo tem o seu servidor web a responder:

A parte do domínio associado é bem mais complicada, mas recorrendo a uma ferramenta como o NoIP ou o dynIP, se for cliente Sapo, consegue apontar um domínio internet para a máquina que tem em casa.

A parte do email obriga-o a ter vários componentes tratados. O primeiro é o registo de um domínio, depois precisa de ter um servidor de DNS em casa para lhe tratar dos registos e de dar as respostas para a Internet.

Por fim, e tendo estas duas partes concluídas, precisaria de ter um servidor de email a correr, tratando não apenas do alojamento das contas, mas também de receber e enviar o email.

O mais simples, e sem qualquer complicação, é mesmo contratar um serviço que ficará bastante mais barato e mais simples de gerir.

Recomendamos que contacte uma empresa como o nosso parceiro Ciberconceito e que veja os planos que têm, onde com apenas 25 euros consegue alojar um domínio por 12 meses.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version