Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


É possível reverter a última actualização da MeoBox?

 

Boa noite,

Recentemente a Meo lançou uma atualização para a MeoBox que dizem que a torna mais “inteligente”.

Acontece que mais inteligente não ficou, aliás, até piorou o design. Sendo assim gostaría que elaborassem um artigo a ensinar como “desatualizar” a MeoBox.

Agradecido,

Gonçalo Matos

Resposta:

Gonçalo,

Infelizmente a actualização que a MEO fez nas suas boxes não é reversível de forma directa.

Supostamente essa actualização vem facilitar a utilização da MeoBox e optimizar a sua usabilidade.

A única alternativa, não garantida, é através do contacto com o suporte da Meo para que possam eventualmente ser feito o downgrade da MeoBox.

Reforço que não existe qualquer garantia de que a Meo queira fazer esse downgrade.

[Respondido por Pedro Simões]


Que problema é este com a rotação de ecrã do meu LG?

 

Tenho um smartphone, o LG P880, e nos últimos dias, o telemóvel tem deixado de funcionar a rotação automática.

De longe a longe lembra-se, e começa a funcionar, mas é apenas por uns segundos.

Não sei o que é que se passa com ele.

Será melhor levar à garantia? Visto que ainda tenho +/- 2 meses de garantia.

Tiago Correia

Resposta:

Tiago,

Esse pode ser um problema desencadeado por uma situação anómala relativa apenas a software.

O primeiro passo que deve fazer, de forma a perceber a origem do problema, é repor as definições de fábrica do smartphone. Só assim tudo fica como inicialmente e nessa altura poderá testar durante algum tempo o comportamento dessa funcionalidade.

Antes de proceder a qualquer acção, lembre-se de fazer cópia de segurança de todos os conteúdos do smartphone.

Se ainda assim a rotação automática não funcionar correctamente, então o problema poderá mesmo ser do hardware e aí o melhor a fazer será mesmo levar à garantia.

[Respondido por Hugo Cura]


É possível ligar para o 112 com o telefone em standby?

 

Bom dia,

Gostaria de saber se há alguma possibilidade de ligar para o 112 tendo um smartphone, ou seja, um telemóvel sem teclado físico, estando ele em “standby”.

Se não, porque não é criada uma norma para que tal seja possível em todos os telemóveis deste tipo.

Obrigado e cumprimentos,

Emílio Pinho

Resposta:

Emílio,

O requisito que pediu está implementado já há alguns anos e em vários sistemas operativos móveis.

Na quase totalidade dos smartphones e/ou dispositivos móveis basta ligar o equipamento e vai ver presente a possibilidade de fazer uma chamada de emergencia.

Ao escolher essa opção não vai ser pedido qualquer pin de desbloqueio ou outra medida de segurança.

Vai ser pedido qual o número de telefone para onde quer ligar, que deverá ser o de emergência do país onde está, pois esse número será verificado de uma lista presente dentro do telefone.

Como pode ver a sua necessidade está já suprida há muitos anos e está disponível de forma muito simples.

[Respondido por Pedro Simões]


Só os clientes NOS podem aceder aos hotspots Zon Fon?

 

Boa noite tenho uma duvida não sendo cliente NOS da para ter acesso aos hotspot da fon zon internet?

cumprimentos

Ricardo

Resposta:

Ricardo,

O acesso aos hotspots da fon zon só está acessível aos clientes da rede NOS.

Por essa razão apenas poderá usar esses hotspots espalhados pelo país se tiver uma conta de utilizador válida.

Se não é cliente deste operador o que recomendo é que procure num dos seus amigos quem lhe pode “emprestar” uma dessas contas.

Pode ainda pedir a esse seu amigo que lhe crie uma conta para usar sempre que quiser.

A NOS tem uma página dedicada ao zon fon e que poe consultar. Ai encontra instruções precisas e detalhadas sobre este serviço.

Não sendo uma forma muito clara e “legal” é a mais simples de conseguir acesso a essa rede.

Adenda

Como foi referido por alguns leitores, existe sempre a possibilidade de se ligar à rede Fon com um equipamento seu.

Deve para isso comprar um dos equipamentos disponíveis, registar-se e depois passa a ser utilizador de pleno direito da rede Fon.

Por fim existe uma hipótese adicional de comprar um passe de acesso à rede, descrita no site da Fon, mas que não indica como pode ser feita:

Não sou um membro da Fon. Posso, mesmo assim, utilizar os seus pontos de acessos?

Sim! Pode comprar um passe de acesso em qualquer um dos nossos pontos de acesso.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual a vossa opinião sobre o Windows Phone e o Lumia 735?

 

Boa noite

Chamo-me Hugo Campos e estou neste momento a pensar trocar de smartphone.

Neste momento tenho um LG E460 (LG L5II) com android 4.1.2 e não consigo actualizar para nenhuma versão mais recente pois diz que o sistema esta actualizado com a versão mais recente para o dispositivo.

Mas devido ao facto de para ter sempre actualizações recentes no Android é preciso ter um tlm quase de topo e depois nem todas as marcas lançam as actualizações estou a pensar seriamente em mudar para Windows Phone.

Então a ajuda que vos peço é a decidir se o Windows Phone é um bom OS e se o Lumia 735 que eu estive a ver que até tem boas características é um bom tlm ou se deveria esperar pelo novo 640.

Desde já o meu muito obrigado pela vossa ajuda

Hugo Campos

Resposta:

Hugo,

De facto é verdade o que diz. Os smartphone com Windows Phone (ou iOS) têm uma política de actualização muito mais interessante e essa é uma grande vantagem desses sistemas operativos.

O Windows Phone é um bom SO e está cada vez melhor. A chegada do Windows 10 está muito próxima e a actualização é garantida para os 2 dispositivos que refere.

Fazendo um breve comparação entre eles, em termos de hardware interno são exactamente iguais. Quanto ao ecrã, o 640 tem é um ecrã de 5” contra 4.7”, ambos de 720p, e isso é algo que deve verificar, se está disposto a que o smartphone seja de dimensões um pouco superiores.

O peso do 640 também é superior, de 145g contra 134g, e a bateria também é superior, de 2500mAh contra 2200mAh, o que lhe dá um pouco de autonomia adicional.

Ficará igualmente bem servido com qualquer um dos smartphones, onde a escolha dependerá apenas do tamanho de ecrã.

[Respondido por Hugo Cura]


Como limpar um disco que já foi usado, mantendo alguns dados?

 

Boa noite,

Gostaria de vos colocar uma questão relacionada com o aproveitamento de um HDD de um portátil avariado para fazer um HDD externo.

Comprei uma caixa para colocar o meu disco e tudo corre lindamente, mas gostaria de otimizar ao máximo a utilização do disco e pretendo retirar o sistema operativo que se encontra nele instalado (Windows 7) mas manter todos os dados.

Existe alguma ferramenta gratuita que me permita fazê-lo sem a perda dos dados? Como devo proceder?

Agradeço desde já,

Marco Tereso

Resposta:

Marco,

Infelizmente não temos conhecimento de uma aplicação que remova o Windows de um disco, de forma transparente. O ideal era era haver uma forma de eliminar os dados relativos apenas ao sistema operativo.

Não havendo essa hipótese o que recomendamos é que realize o mesmo que seria feito numa reinstalação normal do Windows. Isto significa que deve fazer uma cópia de segurança dos seus dados, que tipicamente estão na zona do utilizador, para outro local.

Depois disso deverá formatar o disco, eliminado assim todos os dados que nele constam, ficando o disco pronto a ser usado novamente.

O último passo é o mais simples envolvendo apenas a cópia dos dados que salvaguardou para o seu disco.

Esta é a forma que deve usar, conseguindo garantir o controlo dos dados que guarda e que mantém.

[Respondido por Pedro Simões]


Que tablet escolher? O Nexus 9 ou o novo Xperia Tablet Z4?

 

Boa tarde,

Tenho uma dúvida à qual, por mais pesquisas que faça, não consigo um resposta conclusiva e para a qual gostava da vossa opinião.
Atualmente possuo um Sony Xperia Tablet S. Ainda é um excelente equipamento, mas não só deixou de receber suporte há mais de um ano como nem sequer existem rom’s ou como fazer root. Para além disso já começa a não responder às minha exigências.
Assim, tenho procurado um novo e tenho estado muito interessado no Nexus 9. No entanto a Sony apresentou o novo Xperia Tablet Z4 e fiquei indeciso.
Neste momento o que ainda vai pesando na minha escolha pelo Nexus 9 é o suporte que a google fornece aos clientes, mas a nível de hardware qual será melhor? Os 3GB de ram do Sony farão assim tanta diferença comparativamente com os 2GB do Nexus 9? O Snapdragon 810 será melhor ou igual ao K1?

Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos,

Jorge Neves

Resposta:

Jorge,

Não há dúvidas que o suporte da Google será superior (ou pelo menos mais rápido) que o suporte da Sony.

Em termos de desempenho não são muito diferentes e julgo que não deve colocar este parâmetro como uma condicionante na escolha.

Repare que o tamanho do ecrã do Nexus 9 é de 8.9” e do Z4 é de 10.1”, o que já pode dar-lhe inclinação para uma escolha. A resolução no Z4 também é um pouco superior, com maior densidade de píxeis por polegada.

Quanto à memória RAM, eu diria que sim, é mais interessante ter 3GB de RAM que 2GB. Utilizo diariamente um smartphone com 3GB de RAM e a quantidade de memória ocupada é sempre por volta dos 2GB.

Quanto mais RAM tiver, mais conteúdos consegue colocar em simultâneo, útil para trocas rápidas entre aplicações.

Cada um deles tem pontos fortes e fracos, terá mesmo de ser o Jorge a decidir.

[Respondido por Hugo Cura]


Como resolver este erro de remoção do BitDefender?

 

Boa tarde

Após ter instalado o BitDefender (e posteriormente desinstalado) começou a aparecer uma janela cujo título é Bdagent.ex application error.

Após ter pesquisado cheguei à conclusão que existem duas formas de reparar o erro: manualmente ou através de um software.

Venho por isso perguntar qual é a melhor solução.

Melhores cumprimentos

Filipe Oliveira

Resposta:

Filipe,

Esse erro está associado a um ficheiro do BitDefender que o Windows insiste em querer lançar.

Uma vez que tem duas formas de resolver o problema, uma manual e outra recorrendo a um software, pode não ser simples escolher qual a mais adequada.

Se a manual lhe dá um controlo total sobre o que está a realizar, a automatizada consegue ser a mais simples.

Uma vez que existe alguma possibilidade dessa ferramenta realizar outras tarefas menos esperadas, uma vez que não sabemos a sua origem, o que recomendamos é que execute o processo de forma manual.

É um processo mais moroso e mais delicado, mas que garante que o processo é realizado de forma correcta e sem danificar o seu Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version