Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Como faço para actualizar o meu Huawei Ascend y300?

 

Boas,

Gostava de saber se é possivel atualizar o Android de qualquer smartphone para a ultima versão?

Por exemplo num huawei ascend y300 é possivel?

Ou mesmo até através do cyanogenmod será possivel?

Se sim como fazer?

Hélio Barros

Resposta:

Hélio,

Não existe qualquer actualização oficial para o Ascend Y300 para uma versão posterior à 4.1 Jelly Bean. Existe apenas uma actualização de segurança para corrigir o problema Heartbleed:

Para instalar uma versão não oficial, da CyanogenMod 11 (Android 4.4 KitKat), pode recorrer ao fórum Modaco que é onde dão o maior suporte a esta ROM. Basta seguir atentamente o guia e ter alguma paciência para tentar compreender alguns concentos que pode não dominar:

O primeiro e mais importante passo,  é instalar uma recovery (espécie de BIOS do PC) da Clockworkmod ou TWRP. A partir daí, basta iniciar o smartphone na recovery (com um atalho de botões) e instalar o que bem entender.

[Respondido por Hugo Cura]


Que Windows Phone dual SIM devo comprar?

 

Boa tarde.

Estou para comprar um Dual Sim com windows phone, o lumia 630 e 530 comparando com estes 2 que mencionei parece-me tar um pouco abaixo, corrijam-me se estiver enganado.

Até aos 180€ o yezz billy e o Blu parecem-me ser a escolha acertada.

Mas encontro me com uns problemas, o Here maps estará disponivel nestes 2 equipamentos? o Blu consigo compra-lo em alguma loja em Portugal?

os requisitos são essencialmente estes:

  • Dual sim
  • GPS
  • Boa qualidade fotografica e video.

Se me conseguissem ajudar agradecia.

Bem haja pessoal.

Helder Santos

Resposta:

Helder,

Não olhe para as especificações de um Windows Phone e avalie-as comparando com os equipamentos de outros sistemas operativos.

O Windows Phone consegue funcionar de forma muito mais estável e fluida em sistemas com recursos menores e em hardware mais “limitado”.

Na questão concreta que coloca, se está inclinado para o Yezz ou o Blu terá de avançar com a compra do primeiro.

O Yezz é a única dessas máquinas que pode ser comprada em Portugal, podendo ser consultado, por exemplo o site KuantoKusta para descobrir o local de venda mais barato.

A opção pelo Yezz não é de todo descabida pois é uma máquina que, quando comparada com os equipamentos Lumia acabam por ter caracteristicas superiores.

Damos apenas como exemplo o facto de ter um ecrã maior, e por isso com uma melhor usabilidade. Por outro lado, e para terminar, a capacidade de alargar a memória do telefone, através da colocação de um cartão de memória.

Para conhecer em pormenor o Yezz aconselho que leia o nosso artigo onde fazemos a sua análise.

Quanto à instalação do Here Maps, estivemos a verificar num Yezz, e a aplicação está disponível gratuitamente para instalação.

[Respondido por Pedro Simões]


Que router comprar para actualizar a minha rede?

 

Boa noite Pplware,

Antes de colocar a minha questão agradeço desde já o excelente serviço público que o vosso portal nos proporciona de forma simples e gratuita. Um bem Haja a toda a equipa Pplware.

O que me levou a pedir a vossa colaboração prende-se com a minha indecisão na hora de escolher um novo router para trabalhar em conjunto com o router do isp (Thomson da MEO).

Possuo um linksys wrt54g que já começa a ter alguns anos e várias limitações e pretendo adquirir um novo router com novas funcionalidades e mais eficiente em termos de velocidade de transmissão de dados wi-fi e área de cobertura.

Depois de alguma pesquisa selecionei dois modelos, o TP-Link Archer c9 e o Asus Rt-AC68U.

Considerando que ambos têm um preço idêntico, qual será a melhor opção? Ou existe outro router com características semelhantes que deva também considerar?

As funcionalidades que valorizo são:

  • Distância (área) em termos de cobertura wifi
  • Possibilidade de Ligar pen 3/4g
  • conectar disco externo para uma cloud
  • Segurança e fiabilidade
  • boa capacidade de transferência de dados em Wifi (em casa possuo uma 4 ip cameras cctv ligadas por wifi, 2 iphones, 2 tablets, 1 portátil, tudo ligado por wifi e ainda cedo
  • acesso à internet a um familiar que reside a 500m e que liga ao router através de um AP)

Considerando, principalmente, estas funcionalidades qual será a melhor opção?

Deixo os links dos fabricantes:

http://www.asus.com/pt/Networking/RTAC68U/ – http://www.tp-link.pt/products/details/?categoryid=2872&model=Archer+C9

Gratos pela atenção dispensada.

Daniel Lopes

Resposta:

Daniel,

Não tendo testado e comparado especificamente nenhum desses routers, não poderei dar uma opinião com base na experiência.

No entanto, analisei o router Asus RT-AC56U (ver aqui) e são bastante semelhantes em termos de características. Aliás, também o TP-LINK que sugeriu é bastante idêntico.

Considerando que quer bom alcance, tentei verificar o ganho (ou sensibilidade) nas especificações de ambos os routers que sugere, no entanto no caso do Asus não existe essa informação, mas de certeza que serão semelhantes.

Quanto ao firmware, o Asus é claramente superior. É de utilização extremamente simples e completa, como poderá ver na análise no Pplware, onde a interface é a mesma.

Relativamente ao suporte, num espaço de 1 ano o Asus foi actualizado 8 vezes, o que poderá ser um indicador de rapidez do fabricante no suporte ao router. Já o router TP-LINK é mais recente, lançado no último trimestre do ano, onde é mais difícil fazer essa avaliação.

Em termos de estabilidade ambos deverão ser competentes, pelo que julgo que o melhor firmware do Asus poderá ser um importante factor para o desempate. Terá de ser o Daniel a tomar uma decisão, mas de certeza que ficará bem servido, seja ela qual for.

[Respondido por Hugo Cura]


Duas questões dentro do mundo Android!

 

Boa noite,

em primeiro lugar, um bom ano!

Eu tenho duas questoes, nao sei se posso fazer as mesmas aqui ou tenho que enviar outro email com a outra questao, mas aqui vai.

1- Eu tenho um BQ E5 FHD ira ficar disponivel a actualizaçao 5.0 para o mesmo?

2- Como adquiro um convite para comprar um OnePlus One?

Com os melhores cumprimentos,

Tiago

Resposta:

Tiago,

Não há um comunicado oficial da BQ, mas circula a informação (via Twitter) de que essa actualização será lançada, ainda sem data prevista (pelo menos que seja pública).

Quanto ao convite para o OnePlus One, no nosso grupo Android no Facebook costumam circular lá muitas ofertas de convite:

Há ainda outros grupos para partilha exclusiva desse tipo de ofertas, como é o caso do OnePlus Portugal:

[Respondido por Hugo Cura]


Porque se desliga o meu portátil, sabem explicar?

 

Boa tarde Pplware,

Resolvi recorrer ao vosso consultório, pois estou com um problema no portátil que não consigo descobrir.

Tenho um Toshiba A300, que conta já com os seus anos, no entanto estou tendo um problema que não consigo decifrar o que é: O mesmo desliga-se após algum tempo ligado. Por exemplo, tanto dura 10 minutos ligado, como 30 minutos, ou como 2 minutos…

Já tentei as coisas mais óbvias:

  • Temperatura do CPU, onde limpei o PC, mudei massa térmica, verifiquei a temperatura do mesmo (não passava dos 60ºc), e mesmo assim continuou a reiniciar. Após o PC desligar, ligava-o e aguenta mais uns minutos ligados. Com estes dados, descartei a possibilidade de ser da temperatura…
  • Problemas com o disco, onde já tentei com outro disco que não era o do portátil e não resolveu…
  • Problemas com memória RAM, com 4GB divididos em 2 sockets (2GB cada), tentei alternar entre sockets e experimentar trabalhar com as placas da memória RAM uma de cada vez, sem resolver o problema, logo descartei esta opção.

Após estas tentativas não sei mais o que experimentar, ou o que fazer. Não me apetecia levar o PC a uma loja para me levaram 60€ e dizerem que não tem arranjo, ou pedir mais uns poucos euros para arranjar…

Espero pelo vosso feedback,

Cumprimentos,

César Cação

Resposta:

César,

Esse tipo de sintomas, seja qual for o PC, é bastante ingrato. Os procedimentos que já fez no sentido de afastar as possibilidades de temperatura elevada e problema das peças amovíveis, foi também apropriado, é o que se costuma fazer.

Dado que o problema se mantém, as hipóteses já são escassas. Deixo estas questões:

Estas questões relacionam-se com uma possível falha de energia:

Esse tipo de problemas não é nada fácil de diagnosticar. Se estiver relacionado com a motherboard, só a sua substituição resolverá.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Alcatel Idol X+ não tem actualização? Ele diz que sim!

 

Boa noite

Antes de mais um muito obrigado pelo excelente trabalho que fazem, a minha duvida é a seguinte:

Comprei o Alcatel idol x+ e diz na caixa que tinha ja o upgrade para android 4.4 mas o que é certo é que nas actualizações ainda não apareceu nada, como consigo actualizar o mesmo?

Já vi que saiu para outros paises.

obrigado

 

Ricardo Cunha

Resposta:

Ricardo,

A Alcatel disponibiliza uma ferramenta oficial para proceder à actualização dos smartphones.

Assim, basta ir a página de suporte do seu smartphone, fazer o download da ferramenta Mobile Upgrade S 4.1.7 (apenas funciona em Windows) e seguir os procedimentos. Pode aceder à página de download a partir deste endereço (no separador Support):

Além dessa ferramente, tem ainda disponível a Suite Guser de gestão de dados e backup do seu smartphone.

[Respondido por Hugo Cura]


Criar uma rede para dar wireless, mas com o mínimo de componentes!

 

Ora viva pplware,

Tenho uma duvida que talvez vocês me consigam esclarecer.

Eu tenho um café, e gostaria de ter net disponível para os clientes, net com password claro, mas queria limitar a velocidade de download/upload de cada “cliente”/”dispositivo ligado”, eu moro por cima do café e consegue-se apanhar facilmente a rede wireless desde o café, mas o que eu queria mesmo era adquirir outro router e os clientes do café poderiam aceder à net a partir deste router, ficando o “original” da operadora disponível e sem restrições para casa.

Que router aconselham para o efeito, e claro, como limitar a velocidade de cada utilizador a, por exemplo, 1Mbps (exemplo apenas).

No entanto se existir outro método mais eficiente também aceito a sugestão 🙂

Cumprimentos e continuem o óptimo trabalho

Alex

Resposta:

Alex,

Existem várias formas de fazer o que pretende, mas existem duas mais simples que me são dadas a apresentar.

Claro que uma delas será mais complexa de implementar mas terá um custo muito menor e uma maior granularidade de configuração. A outra é mais directa, mas envolve a compra de um equipamento dedicado.

A solução mais “barata” envolve a colocação de um router instalado num computador com Linux, garantindo que aí pode fazer todo o controlo da largura de banda que vai ser dada ao AP que colocará depois e que vai dar rede ao café.

Existe um software que já trata de tudo para si. Falamos do PFSense, que é nada mais do que uma distribuição Linux que trata de tudo e que até pode ser executada num live CD.

E importante que essa máquina tenha 2 placas de rede, sendo que uma dela será usada para ligar ao router principal e a outra para ligar o AP. Lembre-se de dar um nome diferente à rede que vai ser usada pelos clientes.

A segunda opção é comprar um router que suporte a criação de redes de convidados e que também permita a configuração de políticas de tráfego para esse SSID.

Não conhecemos nenhum router em particular que faça isso, mas deixamos-lhe a proposta de avaliar um dos router que já testámos e que aconselhámos já numa questão similar á sua.

[Respondido por Pedro Simões]


Ajudem-me que mexi onde não devia na BIOS?

 

Boa tarde.

Eu actualmente estou a arranjar uma torre com uma motherboard Asus Rock 775i65G(Com um pentium 4, bios v. 2.80, e vinha com o windows XP “todo mamado”), e sem ter tomado atenção, modifiquei um parâmetro qualquer BIOS, e agora o SO(windows 7 / ubuntu 11.10++) não iniciam.

Eu já pesquisei na google sobre uma solução, mas aparentemente não encontrei nada até à altura.

Portanto, gostaria de saber se podem ajudar-me com esta situação, pois tenho de devolver o computador ao cliente no máximo amanhã à noite.

Agradecia que me pudessem ajudar…

Obrigado,

Carlos Rodrigues

Resposta:

Carlos,

É difícil dar-lhe qualquer ajuda remotamente e sem ter mais informção do que a que fornece.

No entanto há alguns passos que pode dar e que o podem ajudar a retomar o normal funcionamento dessa motherboard.

Uma das razões que podem levar a que os sistemas a não arrancarem é o não detectar do disco ou a mudança da ordem de arranque com a remoção do disco.

Caso não detecte qualquer problema então o mais lógico que pode fazer é um reset à bios e depois configurá-la de forma a que tenha os diferentes periféricos detectados e a comunicar com a motherboard.

Como referi antes este não é um problema simples de resolver e que poderá ter de recorrer ao tradicional método de tentativa e erro para que seja descoberto o problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version