Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Windows e Ubuntu em Dual-boot com UEFI

 

Bom dia, gostaria de saber como por o ubuntu e windows em dualboot com uefi, sem ter de desativar o bootsecurity sempre que quiser entrar no
ubuntu.

Simão Ribeiro

Resposta:

Simão,

O seu problema é comum a muitos utilizadores, mas felizmente tem solução.

Como estamos sempre cientes destes problemas resolvemos criar um manual/guia que pode seguir para conseguir ter o Ubuntu e o Windows 8 dualboot sem desactivar a UEFI.

[Respondido por Pedro Simões]


Programa do Surface RT para a educação ainda disponível?

 

Boa Tarde,

No ano passado, ao abrigo do programa Educação, foi possível adquirir o Microsoft Surface RT a preços incrivelmente atraentes tendo vocês debatido o assunto no seguinte link: https://pplware.sapo.pt/windows/microsoft-surface-rt-a-precos-fantasticos-para-educacao/

Apesar de ter estado bastante interessado o ano passado não me foi possível adquiri-lo e vinha, por este motivo, perguntar-vos se têm alguma ideia se este programa se voltará a repetir este ano ou se foi algo pontual que não se voltará a verificar.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Diogo

 

Resposta:

Diogo,

Do que sabemos essa promoção foi pontual da Microsoft e pretendeu dar uma visibiliade muito maio ao Surface.

Não é provável que a Microsoft faça novamente essa promoção pois o seu novo foco é o Surface Pro 3.

O ideal é acompanhar a loja da Microsoft e verificar se eventualmente não surge qualquer promoção igual a essa ou de valor igual.

[Respondido por Pedro Simões]


Será a velocidade da placa de rede suficiente para a Internet?

 

Qual a diferença de uma placa de rede 10/100/1000 ?

Eu tenho meo fibra 30Mb se meter uma placa 100 ou 1000 tenho mais aproveito da que entrada da internet da board ?

 

Daniel Ferreira

Resposta:

Daniel,

A característica que referiu, tipicamente encontrada em placas de rede, significa que pode trabalhar a velocidades de 10, 100 e 1000 Mbit/s.

Ora, se a ligação à Internet que tem é de 30 Mbit/s e a ligação de rede mais comum é de 100 Mbit/s, então a largura de banda da rede local consegue “dar conta” da largura de banda da Internet, que é claramente inferior.

Não tem que se preocupar.

[Respondido por Hugo Cura]


LG G3 ou Huawei Ascend P7?

 

Qual a melhor opção: o LG G3 ou o Huawei P7?

Cumprimentos,

Carlos Ramos

Resposta:

Carlos,

O LG G3 é ligeiramente superior, a vários os níveis, desde ecrã, câmara, processador aritmético e gráfico, mais opções de armazenamento interno e memória RAM (há a versão de 16GB + 2GB RAM ou 32GB + 3GB RAM) e funcionalidades.

Quanto ao Huawei Ascend P7, tem uma qualidade de construção e acabamentos interessantes e, considerando que fica mais em conta que o LG G3, poderá igualmente ser uma boa opção.

O facto de haver algum tempo entre estes equipamentos leva a que a diferença exista.

No entanto ambos são dois equipamentos muito equilibrados e com preços adaptados ao que oferecem.

Pode ver a comparação de especificações técnicas aqui:

http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=6294&idPhone2=6124

Respondido por Hugo Cura]


Arranque do Windows muito lento. Que solução terei?

 

Bom dia,

Queria pedir a vossa ajuda pois o meu computador desktop, Packard Bell ixtreme i7585 PO, M5741 Intel (R) i7 CPU 860 @ 2.80 GHz 6GB RAM, tem um arranque muito lento mesmo. Tem o windows 7 prof. Só cerca de 10 minutos (ou mais) depois do arranque é que ele está operacional, até que já não esteja  nenhum programa a iniciar, o que é bastante desagradável.

Já li o vosso tutorial sobre o “startup delayer”, que usei alguns meses, mas notei que não fez grande diferença, porque não só esse programa demora a arrancar, como logo a seguir o computador fica muito lento quando tenta iniciar os restantes programas que foram “adiados”. Existe a possibilidade de eu ter configurado mal, já não me recordo porque desisti e desinstalei há algum tempo, dado que talvez poderia ter adiado mais tempo cada programa.

Já removi do arranque automático os programas desnecessários, mas provavelmente ainda terei bastantes programas de início automático para a máquina que tenho: teamviewer, acer docs, programa do disco iomega cloud, allshare, pushbullet, chrome (devido ao hangouts e notificações, o chrome está a correr em segundo plano).

Qual a solução para o meu caso? comprar um computador mais rápido? instalar o windows 8? (tenho um tablet que é intel apenas, mas que arranca em menos de 10 segundos…), formatar o computador? usar o startup delayer com atraso mais prolongado do início desses programas?

Muito obrigada!

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Diana,

Os sistemas operativos Windows, se não levarem uma manutenção muito cuidada (muito mesmo) e estiverem a ser utilizados em discos HDD (mecânicos), é comum que aconteça exactamente o que descreve.

Os sectores do arranque começam a ficar fragmentados e mal optimizados, à medida que continuam a ser instalados/desinstalados novos programas, etc.

A solução “chave” para isso é a migração para um disco SSD. Actualmente, para quem ainda não utiliza um disco SSD, esse é um upgrade obrigatório para ter um impulso considerável no desempenho. Actualmente já estão a preços interessantes.

Instalar o Windows 8.1 ou mesmo uma instalação nova do Windows 7, iria melhorar com certeza o arranque, mas com o tempo tenderá a voltar ao mesmo.

Tenha em atenção ainda que o início completo do sistema (e encerramento) não precisam de ser feitos sempre que o computador é utilizado. É para evitar longos tempos de espera que existe a possibilidade de hibernar ou suspender.

[Respondido por Hugo Cura]


Como utilizar o Awesome Video do Google Photos?

 

boa noite.

o google photos tem a funçao de criar videos com o awesome video, mas por algum motivo apenas alguns equipamentos ou algumas pessoas aleatoriamente e que conseguem fazer isso, todas as outras pessoas apenas sao surpreendidos por videos que a google automaticamente prepara sem a nossa autorizaçao.

gostaria de saber se há alguma maneira de termos acesso a essa ferramenta ou se há algum programa no pc que permita fazer o mesmo. sei que há algumas apps, mas a qualidade dos videos desce consideravelmente. por isso gostaria de algum programa de ediçao de video que o possa fazer no meu pc sem perder a qualidade e que fosse so por os videos no programa, escolher um tema e musica e ele fazia o resto, sem ser preciso ser eu a cortar, colar, por efeitos nos videos, transiçao de videos…… essas coisas de ediçao de video que dão imenso trabalho… 😉

agradecia resposta por favor e continuem com o bom trabalho que sp acompanhei…

Mário Abrantes

Resposta:

Mário,

A Google tem essa função activa para todos os utilizadores, mas apenas a usa mediante certas e determinadas condições.

Da informação que está disponível pela própria Google estes vídeos são criados de forma automática e usado fotos que a Google entende estarem relacionadas.

Não existe uma aplicação dedicada para a geração destes vídeos e estes são gerados centralmente de forma automática pelo Google Plus.

Experimente tirar várias fotos e fazer vídeos no mesmo dia e na mesma altura e quase de certeza que o Google fará um vídeo desses.

[Respondido por Pedro Simões]


Kaspersky ou BitDefender, qual escolher?

 

Boa tarde!

Estou com um dilema entre mãos, que é o seguinte:

Tenho uma licença para o Kaspersky Internet Security 2015 e para o Bitdefender  Internet Security 2015, mas não sei qual usar no meu computador principal . Ambos são excelentes antivirus, mas tem alguns pontos menos bons:

Kaspersky: Imenso tempo na inicialização;

Percas de fluidez ao abrir a interface do programa;

Eliminação de virus(novos/recentes) um pouco deficiente, caso não consiga detectar virus, deixa o virus executar , e o move para o centro de aplicações, onde lhe põe restrições, mas continua em execução.

BitDenfender: Analise completa do computador leva imenso tempo (3 horas);

Piloto automático, desconfigura algumas definições do antivirus que personalizamos , e algumas vezes os programas.
Por esses pontos menos bons, estou sem saber que antivirus instalo.

Já que tenho licença gostava de usar um deles, qual me recomendam a instalar ?

Continuação de bom trabalho

Obrigado

Ricardo Mira

Resposta:

Ricardo,

Dos testes que temos feito a vários anti-virus a Kaspersky revela-se sempre uma mais valia.

Os resultados dos testes são importantes e a Kaspersky está sempre no tipo, mas há outros factores que são importantes e que nem sempre são levados em conta.

Em termos de rede de detecção e de disponibilização de soluções para eventuais problemas parece-nos que a Kaspersky consegue ficar um pouco mais à frente da concorrência.

Por outro lado a integração das várias ferramentas da Kaspersky consegue dar-lhe uma segurança maior e mais integrada.

Se tem acesso a ambos, recomendamos que use o Kaspersky e vai com certeza ficar bem serviço.

[Respondido por Pedro Simões]


Afinal, o que é isto do Jailbreak?

 

Olá, boa noite,

Há uns dias atrás no meio de uma pesquisa que estava a fazer vim parar ao vosso site, na notícia vocês falavam de uma aplicação o “Pangu 1.1″ que faz o jailbeak do ios 7.1.1, ora eu tenho um idevice 4 com a versão 7.1.1
É que isto do jailbreak é só para permitir que apps não apple possam ser instaladas, ou depois de aplicar o Pangu 1.2 posso usar qualquer cartão Sim no meu iphone mais essas apps?
Ele está bloqueado à operadora!

Podem esclarecer-me esta dúvida?

Obrigado, e parabéns pelo vosso site.

Resposta:

Carlos,

Existe sempre muita confusão sobre o que é o Jailbreak como pode ser usado. O Pplware já abordou várias vezes essa questão e no artigo que apresentamos abaixo pode ver em detalhe o que realmente é e para que serve:

Quanto à pergunta seguinte que faz, isso não vai ser feito com o Pangu. O que o Pangu faz é abrir a porta a um novo mundo de aplicações onde depois isso poderá ser feito.

Este processo, por não ser legal, terá de ser descoberto por sua conta e risco, mas a Google é sua amiga.

[Respondido por Pedro Simões]


Ficarei bem servido com o Kingsoft Office?

 

Boa Tarde,
Eu vou comprar um computador portátil novo, e gostava de saber se o Kingsoft Office para o windows é uma boa alternativa ao Microsoft Office.
Desde já agradeço,

César Pinto

Resposta:

César,

Na verdade, por muito que se tente substituir o Office, usando uma solução gratuita, nem sempre esta corre como pretendido.

Na maior parte dos casos as funcionalidades estão lá, mas não a experiência de utilização não corresponde ao pretendido ou simplesmente não têm compatibilidade.

É claro que tudo isso depende das necessidades mais ou menos exigentes do utilizador.

O que podemos recomendar é que instale o Kingsoft Office e verifique se é suficiente para o que pretende.

Caso seja então mantenha-se fiel e utilize-o. Caso não seja suficiente, então a alternativa é mesmo recorrer ao Office.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version