Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leiam tudo no final deste consultório!


Esconder o acesso a uma base de dados de um site

 

Boa tarde,

Estou a ponderar colocar um servidor web online.

Como o servidor tem base de dados mysql na qual faço a ligação, gostaria de saber qual a melhor maneira (pequeno tutorial) de como “esconder” de todos a password e o utilizador da ligação á BD.

Frede Silva

Resposta:

Frede,

não será precisará de um guia para aplicar esta importante medida de segurança.

Na verdade basta que tenha acesso por FTP a todo o servidor, ou pelo menos à pasta hierarquicamente acima da que contem o site web e que faça uma pequena configuração no site.

Em primeiro lugar crie um ficheiro com a ligaçõa à BD, que vai conter todos os dados necessários (username, password, BD, etc) e coloque-o na pasta que fica fora do alojamento.

Em segundo lugar deve chamar (include) esse ficheiro de ligação à BD algures dentro do site, no mesmo sitio onde actualmente até o deve estar a fazer.

Se tudo correr bem o seu site conseguirá aceder à configuração de acesso à BD, por estar fisicamente no mesmo disco, e qualquer visitante não verá esses dados por estarem fora da zona Web do servidor.

[Respondido por Pedro Simões]


Uma complicação com um SSD e um Windows 8

 

Boa tarde,

PPLware,

Escrevo pelo seguinte, comprei um ssd 120gb e clonei o disco antigo para o ssd em seguida formatei o disco antigo. Eu utilizo Win 8.

O que acontece agora é que não sou capaz de repor as definições de fábrica, não me recordo bem da msg que o windows me deu mas ao que parece o Windows não encontra a partição de reposição mas ela existe e está em uma repartição no ssd.

Gostaria da vossa ajuda para resolver esta questão porquê o que assusta agira é que se quiser formatar o computador por causa de um virus, etc não serei capaz, ora isso quer dizer bye bye computador.

Escrevo no seguimento do mail de ontem.

…uma outra pergunta é a seguinte. Eu li online que devo deixar 25% do espaço do ssd livre para não haver problemas de performance. O meu ssd tem 3 partições. Devo deixar 25% espaço livre em cada partição ou no conjunto das partições?

Cordialmente,

Cup of Bronze.

Resposta:

Cup of Bronze,

Não sei qual a marca do computador mas eu próprio já passei por essa situação com um Samsung.

Fiz o clone integral do disco, sector a sector (são os mais apropriados para esse tipo de situação) mas nem assim foi possível reutilizar a partição de recuperação a partir de uma tecla de atalho no arranque do PC (no meu caso F4).

Li muito sobre isso e na situação em que estava não havia nada a fazer. Por um mero acaso o PC teve de ir à assistência (tive de repor o disco HDD no PC) e voltou com todo o sistema correctamente reposto. Quando chegou, fiz na mesma o clone mas desta vez utilizei a ferramenta da marca tudo ficou a funcionar impecavelmente bem.

Suponho que agora já seja tarde, mas o que sugiro é que numa próxima vez, a partição de arranque nunca seja removida do disco original, pelo menos na falta (ou no desconhecimento) de uma forma oficial de fazer o clone do disco.

Contudo o PC não está perdido, tudo pode ser instalado individuamente e a licença permanece intacta (os sistemas UEFI incluem esse tipo de informação).

Quanto à questão de 25% livre, não é essa a informação que conheço. O que conheço chama-se “Over Provisioning” e supõe a existência de uma partição RAW (ou seja, espaço simplesmente não particionado), tipicamente no final do disco, com o volume de 10% do espaço total. Isso permite ao controlador do SSD optimizar os recursos de todo o espaço, permitindo assim aumentar a vida útil.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero dar uma vida nova a um smartphone e um tablet Sony

 

Boa noite,

Antes de mais quero felicitar-vos pelo trabalho que desenvolvem, sou um leitor assíduo à vários anos e tenho visto o pplware a crescer e a melhor constantemente.

No que toca às minhas questões, estas são 3 e são as seguintes:

– Possuo um Sony Xperia Tablet S a funcionar com android 4.1.1 e gostava de ter a versão kitkat porque acredito (e baseado no nexus 5 que tenho) que o tablet só ficará a ganhar com isso. Do lado da Sony é para esquecer porque (lamentavelmente só querem é vender e um tablet caro como foi merecia um pouco mais de atenção) não fornecem qualquer suporte a não ser as FAQ’s que não ajudam ninguém.

Após ter procurado bastante não encontro nada concreto; assim, a minha questão é: Como fazer root e que rom usar neste tablet?

– Tenho também um telemóvel Sony Xperia Mini Pro ao qual quero dar uma nova vida para além do android 4.0 que tem instalado uma vez que (again) a Sony já há muito de deixou de fornecer suporte.

A minha questão é idêntica à anterior; como fazer root e que rom instalar?

Mas aqui é mais complicado porque nas minhas pesquisas encontrei informações contraditórias.

O telemóvel em questão é o modelo sk17i e supostamente tem o nome de código “mango” mas já encontrei na net referência ao mesmo modelo com o nome de código “smultron” e acabei por ficar completamente confuso.

– Comprei uma pendrive de 64Gb para lá colocar tudo o que preciso no dia-a-dia e não ter de andar sempre com o disco externo atrás de mim. Mas queria optimizar todo este espaço. Uma partição com ficheiros de uso diário, outra para ficheiros privados a qual pretendo encriptar, outra para colocar o meu SO para poder formatar o meu computador e mais uma com uma versão de linux a correr diretamente. Mas por mais voltas que dê e dicas que teste não consigo particionar a pen.

Como faze-lo de maneira a funcionar em qualquer versão do windows e em qualquer computador?

Desde já agradeço a vossa atenção e peço desculpa se o texto estiver demasiado complicado.

Atentamente,

Jorge Neves

Resposta:

Jorge,

Respondendo a cada uma das questões:

– Infelizmente não há boas notícias. Tanto quanto consegui saber, a falta de suporte da Nvidia com sources para o Tegra 2 está a condicionar (e sempre condicionou, pelos vistos) o desenvolvimento de ROMs não oficiais para esse tablet.

No mais conhecido fórum destes assuntos, o XDA-developers, existem uma secção apenas para este tablet mas na verdade não há grandes desenvolvimentos. No entanto, se pretender ter permissões de acesso root para utilizar outros funcionalidades ou aplicações, pode recorrer a este tópico: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1515720

Tem instruções detalhadas de como o fazer na versão que tem actualmente.

– Neste caso as notícias são mais animadoras. A minha sugestão passa também pela consulta do mesmo fórum e há um conjunto de modelos de smartphones (Mini, Mini Pro, Active, Live) nos quais pode ser utilizada exactamente a mesma ROM. E melhor, tem disponíveis ROMs da versão 4.4 KitKat.

Como deve compreender, não temos capacidade para detalhar o processo passo a passo sempre que nos pedem ajuda para este tipo de tarefa (já que difere entre marcas), mas nesta secção do fórum tem tudo o que precisa:

Comece pelos tópicos que estão fixos ao topo (caso do “[INDEX] ROMs/Kernels/Misc”) para ter uma ideia geral do que pode encontrar. Depois é só ir vendo o que realmente precisa, fazer o root e instalar uma recovery (suponho que seja um passo único para estes smartphones), escolher uma ROM e instalar pela recovery.

– Tenho sérias dúvidas quanto à possibilidade de fazer o que pretende. Uma Pen Drive é concebida com o propósito de ter uma única partição. Pela experiência que tenho com essa mesma tarefa, já me deparei com algumas que não permitem sequer criar outras partições já que o seu controlador é limitado quanto a esse tipo de funcionalidade (obviamente porque não prevê fazer isso). Além disso, a instalação do Windows numa drive USB, embora possível, exige procedimentos alternativos… e o caso complica-se quando se mistura Linux, Grub e afins.

Poderá ser possível fazer exactamente o que pretende (eu nunca o tentei fazer), mas isso iria exigir muita pesquisa e testes de funcionamento.

Não sei de quais os recursos que realmente precisa, mas a minha recomendação é a seguinte:

[Respondido por Hugo Cura]


Usar o Google Maps na versão mobile de forma mais avançada

 

Boa tarde Pplware!

Vou realizar uma viagem durante a qual irei passar por vários pontos. Não se trata, portanto, uma viagem de A para B. É de A para B, mas pelo meio passo por C, D, E,…

A minha questão é que no Google Maps para computador, utilizando o novo Google Maps em Chrome num Windows Vista, consigo introduzir vários pontos intermédios, adaptando ele a rota em função disso.

Na app para Android pretendia e precisava mesmo de fazer o mesmo, porém, não estou a conseguir de modo algum..

Tiago Duarte

Resposta:

Tiago,

Infelizmente não existe uma forma de fazer o que pretende no Google Maps para Android.

Uma alternativa que pensei funcionar e que testei sem sucesso foi o criar essas rotas no Windows e gravar para depois ter acesso a elas mais tarde no Android.

Outra ideia que pensei funcionar foi a de usar o histórico para a aceder a esses trajectos, mas a Google apenas grava o ponto inicial e o ponto final, ignorando todos os intermédios que tanto jeito davam.

Resta por isso esperar que a Googe implemente esta funcionalidade na sua aplicação de mapas Android.

Até lá o que podemos recomendar é que use outra aplicação de mapas para o orientar nas suas viagens.

[Respondido por Pedro Simões]


O LG G 2 é ainda uma boa opção de compra?

 

Boa tarde PPLWARE,

Estive a trabalhar para conseguir comprar um smartphone melhor que eu tenho (LG MAXIMO L5 II), pois 512mb ram já não dá para mim, tive a ver alguns preços da loja meo, e expansys, e vi que a expansys tem um lg g2 32gb a 370€, enquanto na meo o mesmo só com 16gb custo 400€.

Gostaria de saber se essa loja é confiável, e se ainda vale a pena comprar o G2, o deixar o G3 baixar uns 100€.

Andre Viegas

Resposta:

André,

O feedback que nos tem chegado da expansys é muito bom. Não me recordo de conhecer alguém que tenha passado por problemas com algo comprado nessa loja.

Quanto à questão de esperar pela descida de preço do G3… eu diria que terá de esperar muito, vários meses pelo menos.

O G2 é um excelente smartphone, actualmente ainda encostado ao topo, e se eu tivesse uma limitação de dinheiro nunca ir esperar para comprar um modelo que, no final de contas, é pouco superior… há até quem lhe identifique alguns problemas, nomeadamente devido à elevadíssima resolução que tem.

Mas… ponderou o Nexus 5? Está exactamente ao mesmo preço que o LG G2, é um excelente smartphone, também é LG e é Google (actualizações sempre frescas)!

[Respondido por Hugo Cura]


Como saber quem visita o nosso perfil do Facebook?

 

Boa noite,

Primeiro queria agradecer pelo ótimo site que têm e pela informação que oferecem

Eu tenho 2 duvidas e se me pudessem esclarecer era o ideal

A primeira é se é possivel ver quem visita o nosso perfil no facebook, ouvi falar no “my top fans” uma aplicaçao no facebook mas nao sei se é mesmo confiavel

Depois é um bug no alcatel one touch pop c7, o famoso smartphone a 80 e tal euros na vodafone, o bug é o seguinte, quando se recebe uma mensagem com o simbolo “=” (igual) o telemovel simplesmente vai abaixo e deixa tudo de funcionar, isso acontece com todos os telemoveis desse modelo. Há alguma maneira de o reparar?

Obrigado pela atenção 😀

Hugo F.

Resposta:

Hugo,

Esse tipo de aplicações não é confiável. Tipicamente, servem para extrair toda a informação da conta de Facebook de que as utiliza e acaba por não saber nada acerca do que pretende realmente. O Facebook simplesmente não suporta essa funcionalidade, pelo menos para o público.

Quanto à outra questão, esse é um problema que acontece em várias marcas, que já pelos vistos, apenas se deve à aplicação dos SMSs.

Como o fabricante não deve lançar uma actualização do sistema em breve, o que recomendo é a utilização de uma aplicação alternativa, como o Go SMS ou o Handcent SMS, mas terá que desactivar as notificações desencadeadas pela aplicação Mensagens que existe no sistema. Dessa forma, tanto quanto testei, o smartphone deixa de reiniciar.

[Respondido por Hugo Cura]


Solução usar para ter wifi em todo o lado a partir de um router 3G

 

Bom dia,

recorro a vossa ajuda no sentido de encontrar uma solução para um problema. procuro uma solução móvel wifi quando estou no campo fora de locais urbanos e sem casas a rodear.

Necessito de um router 3g com bateria incorporada ou bateria externa, género, de uma mota ou de um carro, que seja autónomo pois onde vou não existe corrente eléctrica, e que me envie um sinal wireless até 500m(poderá ser necessário ir até 800m)mas para já 500m seria o suficiente.

como tenho num router wa730re com ddwrt e uma antena da tplink tl-ant2412d, ja pensei repetir o sinal de wireless do meu smartphone mas a questão é alimentar o router .

cumps

João Martins

Resposta:

João,

A solução mais simples para o que procura está nas operadoras móveis. Existem há venda vários modelos que são completamente autonomos e que dão ao utilizador a capacidade de os ter no bolso, ao mesmo tempo que difundem sinal wifi para os equipamentos próximos.

Estes equipamentos fazem a ligação à rede 3G/4G ao mesmo tempo que difundem uma rede wifi para que possamos aceder à Internet.

Outra grande vantagem é que podem ser carregados directamente por um carregador USB, ou seja, podem ser carregados dentro de um carro.

Se por outro lado tiver apensa de ligar um portátil à Internet então pode simplesmente remover o router do caminho e comprar uma pen 3G/4G que lhe dará acesso à Internet sem que precise de qualquer alimentação exterior.

[Respondido por Pedro Simões]


Configurar o APN num Lumia 520 no Windows Phone 8.1

 

Bom dia

Gostaria de solicitar a vossa ajuda para um problema com um telemóvel Nokia Lumia 520.

Enquanto tinha o sistema windows phone 8, tudo funcionou bem. Porém, ao actualizar para a versão windows phone 8.1, deixei de poder enviar / receber MMS.

Já disseram que posso adicionar uma APN com configurações (neste caso para a vodafone), mas depois do processo de actualização de sistema operativo, deixei de ter essa opção de adicionar APN no meu telemóvel.

O que poderei fazer?

Obrigado

Rui M. Sousa

Resposta:

Rui,

A Microsoft alterou o local onde podemos definir novas configurações de APN.

A mudança levou a que essas configurações passem a estar associadas ao cartão SIM e por isso será ai dentro que a deve procurar.

Aceda então à lista de aplicações e procure pelas Definições. Dentro desta área deve encontrar a opção Rede móvel + SIM e aí dentro aceda à opção Definições do SIM.

Será aí dentro que terá a opção para adicionar novas definições de APN. Configure-as e deve ter novamente acesso ao envio e recepção de MMS.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ligar dois Windows 7 por uma VPN?

 

Bom dia,

Estou com o seguinte problema e precisava da vossa ajuda.

Tenho um PC com o Windows 7 e precisava estabelecer uma ligação VPN com um segundo PC com Windows 7.

Isto é, precisava de ter acesso à rede do segundo computador, no meu primeiro computador.

Existe algum programa para o efeito?

Agradeço a vossa Ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Almeida

Resposta:

Ricardo,

O acesso entre máquinas Windos pode ser feito com recurso ao Remote Desktop. Deverá ser essa a forma correcta para fazer essa ligação. Pode em alternativa usar também a ligação via qualquer cliente/servidor de VNC.

Estas duas situações vão necessitar que as máquinas estejam na mesma rede, para que possam ultrapassar os problemas causados pelas redes com endereçamento privado e pelo NAT.

Neste caso terá de implementar um servidor de VPN, mas isso pode ser feito de várias formas.

Uma vez que não especifica qual a forma de acesso à Internet, não podemos dar uma resposta específica, mas provavelmente poderá fazê-lo directamente numa qualquer máquina que tenha na rede onde o Windows está, tendo no entanto de ter a atenção que deve prepara o router para deixar passar esse tráfego.

O Pplware já escreveu vários artigos sobre como implementar uma VPN em vários cenários diferentes, desde o simples Raspberry Pi até a configurações mais complexas.

Faça uma simples pesquisa nos nossos arquivos e de certeza que vai encontrar a solução que precisa.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fechar correctamente uma aplicação no Windows 8?

 

Bom dia,

Uso sempre o Adobe Reader para ler os meus PDFs e por isso nunca me tinha apercebido deste problema.

Quando abro um PDF pelo leitor de pdf do Windows 8 (APP nativa), se depois fechar o PDF e tentar apagar o ficheiro ele diz que não é possível porque o ficheiro ainda está em execução. Para conseguir apagar, tenho que ir ao gestor de tarefas e “matar” o processo.

Existe alguma definição no leitor para contornar este problema?

Obrigado.
Cumprimentos,

Resposta:

João,

Com a chegada da ModernUI as aplicações que correm nela deixaram de ser terminadas quando o utilizador as termina, ficando os processos a correr em fundo.

A justificação da Microsoft para este comportamento está associado à rapidez de resposta das aplicações que pretende dar aos utilizadores.

Esta situação leva a que surjam os problemas que tem e que se resolvem matando o processo, que é uma forma de o fechar.

Felizmente existe uma forma simples de contornar este problema e de fechar realmente as aplicações e assim libertando os ficheiros.

O Pplware já escreveu 2 artigos que explicam esse processo tanto no Windows 8 como no 8.1:

Leia estes artigos e vai ficar a saber como fechar aplicações no Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual a melhor opção gratuita para alojar um site na web?

 

Boa tarde,

Precisava de uns concelhos vossos sobre quais os melhores serviços de Alojamento (se possível gratis) para a criação de um site.

Brevemente tenho que por “de pé” um site sobre informação automóvel mas como não tenho um orçamento para desembolsar (estou desempregado), decidi procurar por alojamento gratis, domínio personalizados e tal… Mas como sou leigo neste tipo de matéria, gostava de poder contar com uma boa opinião de vários serviços que o PPLware possa conhecer e até indicar alguns.

Sei que existe varios serviços como o blogger.com (Google), Webnode, Webbly, WordPress, mas parece-me fracos para aquilo que pretendo criar.

Gostava de contar com uma opinião profissional vossa… se não der para ajudar, amigos na mesma! 🙂

Desde já obrigada pela vossa atenção.

Um abraço a toda equipa,

Rui Monteiro.

Resposta:

Rui,

As soluções que apresenta para alojamento são perfeitamente utilizáveis para o que nos parece que pretende, podendo no entanto ter de adaptar esses conteúdos ao que tem disponível.

Esses são os serviços que mais utilizadores têm na Internet, garantindo desde o início de uma estrutura completamente definida e com provas dadas.

Existem outras soluções, também elas gratuitas, mas que o vão obrigar a ter de construir o seu site de raiz e que o obrigam a ter demasiada publicidade, que se torna intrusiva.

Quanto ao domínio personalizado, tenha presente que essa componente tem um custo, que não é elevado. Esse domínio pode ser incorporado directamente na maioria dos serviços que enumerou.

O que podemos aconselhar é que comece com uma estrutura mais reduzida e com recursos adaptados às suas actuais possibilidades e que vá crescendo à medida que esse site também crescer e necessitar de mais recursos e funcionalidades.

[Respondido por Hugo Cura]


Samsung Galaxy S3 4G ou MEO Smart A70, qual o melhor?

 

Boas!

Estou a pensar em adquirir um smartphone, e após uma pesquisa na loja virtual da MEO, encontrei o Samsung Galaxy S3 4G e o MEO Smart A70. Apesar de o 4G não ser essencial para mim, o grande problema é a câmara e a performance.

Espero manter este telemóvel por vários anos (apesar de não estar preocupado com atualizações do Android), e estou em dúvida pois, apesar de o MEO Smart A70 ter especificações semelhantes ao Samsung, não tenho confiança com a marca do primeiro, por não a conhecer, e tenho dúvidas em relação ao desempenho real que vai oferecer, assim como me preocupo com a longevidade do Samsung.

A câmara também apresenta especificações semelhantes, mas trata-se de uma parte essencial para mim, no entanto, caso o preço compense, poderei optar pelo MEO.
Também estou preocupado com o bloatware. Será que estes telemóveis apresentam diferenças consideráveis nesse aspeto?

Muito obrigado,

Márcio Ramos

Resposta:

Márcio,

Primeiro que tudo, deixo as seguintes notas relativas ao hardware:

Quanto a software, embora a Samsung não seja o melhor fabricante em termos de disponibilização de actualizações, é oficial que haverá uma actualização (eventualmente pode até já estar disponível) para Android 4.4.4 no S3 4G.

Recomendo fortemente o S3 4G face ao A70, mesmo tendo que pagar mais 120€. Ficará muito melhor servido.

[Respondido por Hugo Cura]


Como recuperar a aplicação de rádio no LG G3?

 

Apaguei a app para ouvir rádio no LG G3

Comprei um LG G3 há uma semana.

Hoje apareceram-me uns cartões “smart notice”, que anunciavam que poderia desocupar cerca de 300Mb de espaço do telemóvel, apenas apagando ficheiros de apps, que eu pensei que eram os ficheiros de cache. Enfim, pensei que era um “CCleaner” nativo do telemóvel. Mas não

Ao clicar no cartão do Smart Notice, ele direccionou-me para o Smart Cleaning (definições – Geral – Smart Cleaning), e sem querer apaguei mais de 20 aplicações que, segundo o telemóvel, eu não usei na passada semana.

Consegui recuperar a maior parte, mas o telemóvel apagou-me a aplicação do rádio FM. E agora não consigo ouvir rádio! Nunca tentei. Mas pode dar jeito.

Como faço para recuperar a app nativa do telemóvel? Não está no google play.

Obrigado. De resto, estou contente com o telemóvel.

Fernando Ferreira

Resposta:

Fernando,

Sendo essa uma aplicação fornecida pelo fabricante, está assegurado que voltará a ter acesso a ela se utilizar a reposição de dados de fábrica a partir das opções do smartphone.

Tenha atenção que perderá tudo o que tem até agora, pelo que deverá ponderar se se justifica mesmo fazer a reposição.

Não esqueça que pode utilizar os serviços de sincronização de dados, contactos, fotos, vídeos, etc, associados à sua conta Google.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version