Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Dar uma vida nova a um Optimus San Remo
- Onde anda o meu disco e as partições no XP?
- Como reinstalar as apps do Windows 8.1?
- Os Goophone são equipamentos fiáveis?
- Como recuperar um TP-Link que não dá sinal de rede?
- Como salvar os dados de uma aplicação no Android?
- Uma mudança radical na rede de casa!
- O Samsung Galaxy S3 Neo é um bom telefone?
- Resolver um problema de legendas no AVPlayerHD
- Existem códigos secretos para o Wifi no Android?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leiam tudo no final deste consultório!
Dar uma vida nova a um Optimus San Remo
Boa tarde pplware
Tenho acompanhado o vosso site a algum tempo, e aprendido imensas coisa, mas tenho uma questao para vos colocar.
Tenho um optimus san remo, ao qual voces fizeram uma analise https://pplware.sapo.pt/hardware/analise-optimus-san-remo/, ja fiz o root, para eliminar as muitas aplicaçoes que vem istaladas, e quero saber se ha alguma rom que se equipare ao kit kat para instalar, e ja agora como o fazer
Com os melhores cumprimentos
Marco botelho
Resposta:
Caro Marco,
Pela informação que consegui obter após umas pesquisas, o Optimus San Remo é o nome dado ao Alcatel One Touch Idol, que é efectivamente a marca e modelo desse dispositivo.
No XDA-developers, o melhor fórum para encontrar e discutir informação relacionadas com o que pretende, existem algum conteúdo para esse smartphone, embora que não seja abundante e não haja uma secção exclusiva para ele.
Encontrei um tópico com uma ROM versão 4.2.1 mas com aparência da 4.4 KitKat. O melhor mesmo é dar uma olhadela e ver o passo-a-passo de instalação da ROM. Pelo menos a parte do root já tem feita 🙂
Note que o CPU MediaTek tem sido um entrave na evolução das ROMs customizadas, dada a falta de suporte oficial dessa marca.
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Onde anda o meu disco e as partições no XP?
A situação é a seguinte:
Mudei um disco SATA (secundário, apenas com dados) de uma máquina para outra (ambas com XP).
Após o arranque sem problemas da segunda máquina verifiquei que os discos (partições) não apreciam disponíveis.
Devolvi o disco à primeira máquina e deu-se o arranque sem problemas mas também nesta os discos (partições) não apareceram.
No gestor de dispositivos verifiquei que o disco está instalado e a funcionar corretamente.
No gestor de discos é reconhecido, assim como as quatro partições (primárias).
Todas as partições são indicadas como saudáveis, a primeira como ativa e as três seguintes como desconhecidas. (ver imagem em anexo)
Todas as partições são NTFS.
O windows por alguma razão deixou de atribuir unidades lógicas às partições, incluindo a primeira apesar de ser considerada saudável e ativa.
Agradecia toda a qualquer sugestão (se possível com urgência) de como recuperar o disco.
Muito obrigado pela atenção dispensada;
Alfredo Martins
Resposta:
Alfredo,
O Windows XP (e não só) nem sempre atribui letras a novas partições que encontra nos discos em funcionamento.
Pelo screenshot que nos enviou, é claro que as partições estão em óptimo estado de funcionamento e tudo está como devia, simplesmente não existe uma letra mapeada para cada uma das 4 partições desses disco.
Para o fazer deve clicar com o botão direito sobre cada uma das partições e escolher a opção “Alterar letra e caminho de unidade”. Depois clique em “Adicionar” e escolha uma letra a seu gosto.
[Respondido por Hugo Cura]
Como reinstalar as apps do Windows 8.1?
Bom dia,
Estou com problemas em iniciar os aplicativos nativos do Windows 8.1, tais como, Meteorologia, Loja, Finanças, e até as configurações do windows não funcionam.
Quando clico para abrir os aplicativos, estes iniciam e logo voltam ao ecrã dos aplicativos.
Até quando tento iniciar a sessão da conta da Microsoft, dá sempre a indicação que a password está errada, embora esteja correcta.
Tenho duas contas no Windows, uma relativa á “Microsoft” e outra “outro utilizador”.
Também tenho instalado no computador, o Norton 360 e o Spyhunter, poderá ser algum conflito entre ambos?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Ruy Pacheco
Resposta:
Caro Ruy,
Existe um qualquer problema com o seu Windows 8.1 que não pode ser facilmente diagnosticado.
O que recomendamos é que use uma nova funcionalidades do Windows 8 e que permite que faça o restauro do Windows sem que perca todos os seus dados, configurações ou documentos.
O Pplware tem dois artigos que explicam de forma detalhada o processo de reset e de refrescamento do Windows 8 devendo o Ruy escolher aquele que quer usar.
Recorde-se que um elimina dados e o outro não. Mas se puder fazer uma limpeza mais profunda ao Windows será mais lucrativo.
[Respondido por Pedro Simões]
Os Goophone são equipamentos fiáveis?
Estou a pensar adquirir um telefone Goophone. Gostaria de saber se são fiáveis e se funcionam em Portugal. Em caso de avaria têm assistência?
Tenho seguido os vossos artigos sobre esta marca e estes telefones parecem ser bastante competitivos e apelativos.
Manuela Quelhas
Muito bom dia
Estava interessado em adquirir um telemóvel da marca GOOPHONE. Tenho lido alguns artigos abonatórios sobre estes equipamentos.
Será que são mesmo equipamentos a ter em conta quando se pensa em adquirir um smartphone? Estão preparados para operar em Portugal? pela relação qualidade /preço parecem ser dos mais competitivos do mercado! Confirmam este facto?
Agradeço desde já a atenção dedicada a este assunto
Luís Pinto Leite
Resposta:
Caros Manuela e Luís,
Ainda não tive oportunidade de experimentar e analisar um Goophone, no entanto o feedback que me tem chegado de alguns utilizadores que já o adquiriram é que cumpre o que promete, aliado ao design “clone” de outros smartphones de gama alta.
Estes smartphones estão preparados para operar em Portugal mas, pelo que vejo, poderá ter alguns problemas com a rede de dados 3G, já que a única informação referenciada pelo fabricante nesse campo é “WCDMA 850/2100MHz”. Ora, em Portugal temos HSDPA e não WCDMA. Não garanto que seja realmente incompatível, mas deixo a “ressalva” para se manter alerta e procurar saber mais informação.
Quanto a suporte, a não ser que consiga comprar numa loja portuguesa, que é obrigada a prestar uma garantia de 2 anos, não veja forma de ter assistência oficial por cá.
Ao comprá-lo no estrangeiro fica sujeito à legislação em vigor no país de origem, que dará garantia de apenas 1 ano. Note também que será muito provável que tenha de pagar taxas na alfândega ao comprar o smartphone fora da união europeia, taxas essas que rondam os 30% sobre o valor total da compra.
O meu conselho costuma ser: “se tiver oportunidade de evitar as compras fora da união europeia, então faça por isso”. Às vezes não é por “um dúzia” de euros que ficamos “mais pobres” a acabamos por ter um dispositivo mais fiável é com garantia e suporte garantidos.
[Respondido por Hugo Cura]
Como recuperar um TP-Link que não dá sinal de rede?
Boas,
Alterei o firmware que vinha no router TP-LINK TL-MR3420 v2.2 por este primeiro http://www.tp-link.com/en/support/do…420&version=V2 e agora nao consigo aceder às configurações dele.
Insiro 192.168.0.1 através do browser e diz que nao consegue encontrar a página, consigo fazer ping a esse endereço na linha de comandos mas nao consigo fazer nada nas configurações.
As luzes do router estão normais como quando funcionava perfeitamente, mesmo assim ligando o pc à rede, o estado, tanto por cabo como por wireless é limitado.
Existe alguma forma de alterar o firmware por outro meio ser ser pela interface web? ou o router “morreu” mesmo?
Obrigado
Rui Antunes
Resposta:
Rui,
Ao não dizer de forma explicita e exacta qual foi o firmware que instalou torna-se difícil ajudar de forma mais concreta.
Assumindo que o que fez foi uma actualização do firmware e manteve a versão da TP-Link, o que podemos recomendar é que faça um reset ao router e que tente depois aceder-lhe da forma normal.
A forma de fazer esse reset está explicada nesta página da TP-Link e resume-se ao carregar no botão com essa função durante 6 a 10 segundos.
Por vezes os novos firmwares têm um comportamento não desejado para os utilizadores que é a remoção das configurações.
Ao fazer reset ficará com o seu router com as configurações de fábrica e deverá poder acede-lhe da form como sempre fez e a partir daí configurá-lo como pretende.
[Respondido por Pedro Simões]
Como salvar os dados de uma aplicação no Android?
Boa noite,
Desde já agradeço os diversos artigos que publicam, que já me ajudaram em muitas situações.
Tinha uma questão a fazer ao Pplware:
Mudei recentemente de telemóvel, e pretendia fazer backup dos dados de uma aplicação, nomeadamente o jogo Hill Climb Racing. Percorri toda a Playstore, só que nenhuma das apks geradas, ao instalar o jogo, fica OK.
Que app devo usar?
Cumprimentos,
Vasco Henriques
Resposta:
Caro Vasco,
Primeiro que tudo, esse jogo está associado ao Google Play Games? Se estiver, todo o progresso que tiver feito no jogo estará assegurado mediante login na conta Google.
Se o jogo não utilizar esse meio e se tiver permissões de acesso root no seu smartphone, então essa tarefa pode ser facilmente assegurada pela aplicação Titanium Backup.
Se por outro lado não tem root no seu smartphone, então pode utilizar a aplicação Helium que, com recurso a alguma configuração extra (leia as instruções na descrição da aplicação na Play Store), consegue fazer tarefas que tipicamente necessitam de acesso root, mas que são executadas com um procedimento alternativo.
[Respondido por Hugo Cura]
Uma mudança radical na rede de casa!
Bom dia.
Gostaria de saber a vossa opinião, como experts, se o que pretendo é possível.
Neste momento em casa tenho a configuração de rede que podem ver no diagrama seguinte:
A única hipótese para o router da MEO é mesmo na entrada de casa (hall), pois é o único sitio com entrada no apartamento.
A minha questão é se é possível ter a configuração do diagrama a seguir, ou seja:
Ter o router Meo ligado por cabo a um router D-Link que possuo. A Meobox ficará ligada a esse router por cabo e depois todos os dispositivos por Wifi ligam-se a esse router em vez de se ligarem ao do MEO. Será isto viável ?
Cumprimentos / Best Regards,
Ricardo Jorge Monteiro
Resposta:
Ricardo,
A configuração que quer aplicar é possível e deverá funcionar como pretende.
Deve no entanto ter atenção a alguns pontos importantes e que podem condicionar essa configuração, impedindo o correcto funcionamento se não forem tidos em conta.
Não tenho a certeza, mas provavelmente a ligação entre a MEO Box e o router MEO precisam de de ter a comunicação completamente “aberta” e sem limitações, para que possa comunicar com a internet livremente e aproveitar todos os recursos.
Quanto ao Wifi não me parece que vá ter problemas, mas o endereçamento a ser atribuido era conveniente que viesse do router MEO e não do D-Link, mais uma vez para que o acesso seja pleno e sem qualquer filtragem ou barramento.
O papel do router D-Link deveria ser apenas uma bridge e todo o trafego circularia entre o router MEO e os diferentes equipamentos.
O ideal é aplicar essa configuração, mesmo que no local onde os equipamentos se encontram e depois de a ter em funcionamento como pretende alargá-la para as posiçoes definitivas.
Todas as configurações devem ser realizadas no router TP-Link, não devendo o router MEO ser alterado.
[Respondido por Pedro Simões]
O Samsung Galaxy S3 Neo é um bom telefone?
Olá boa tarde
Gostaria de ver a minha questão respondida no consultório Pplware.
A questão é a seguinte:
Neste momento tenho um iPhone 4s 16Gb que é o meu telemóvel pessoal, mas como tenho outro número empresarial estava a ponderar adquirir o Samsung Galaxy S3 Neo (Dual Sim).
Queria saber a vossa opinião em relação ao 2ª equipamento (comparação com o iPhone).
Obrigado e cumprimentos!
Bruno P.
Resposta:
Caro Bruno,
O Galaxy S3 Neo é um smartphone bastante competente e, segundo informações que circulam pela internet, será actualizado oficialmente pela Samsung para a versão 4.4 KitKat.
A comparação de um Android com um iPhone é… a história do costume, que costuma dar poucas conclusões.
Um iPhone, geralmente, cumpre muito bem aquilo que promete fazer, com elevada qualidade e rapidez, mas pode não fazer tudo aquilo de que necessita… concretamente ter dois cartões SIM em simultâneo. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas garanto-lhe que não ficará mal servido com esse dual-SIM.
Uso diariamente um Galaxy S3, que é semelhante ao S3 Neo em termos de especificações, e é um smartphone que está para durar. Infelizmente, o meu S3 por ter apenas 1GB de memória RAM, causa alguns transtornos devido à memória encher rapidamente e isso fazer com que as aplicações em background sejam obrigadas a fechar rapidamente, ou seja, não dá para ter muitas apps abertas em background.
Já o S3 Neo tem 1.5GB de memória RAM o que já é um tamanho interessante e de certeza vai ser tão afectado pelo pormenor que acabei de descrever.
[Respondido por Hugo Cura]
Resolver um problema de legendas no AVPlayerHD
Olá a todos,
Desde já muitos parabéns pelo V/ blogue, que está formidável.
Tenho uma dúvida relativamente à app do ipad AVPlayerHD. Quando reproduzo os filmes com as respectivas legendas, este app não lê as palavras completas com acentuação. Conhecem alguma dica para solucionar isto?
Obrigado.
Cumprimentos,
Nuno Alves
Resposta:
Nuno,
A resposta é simples e está dentro do próprio AVPlayerHD. O problema está na codificação que está a ser usada para ler essas mesmas legendas.
Existem várias codificações e algumas não entendem os caracteres acentuados, o que resulta nos cortes que referiu nas legendas ou no surgimento de caracteres estranhos no meio das palavras.
O que pode e deve fazer é procurar nas configurações do AVPlayerHD e na zona das definições das legendas escolher outra codificação. Do que me recordo desse leitor deverá escolher uma das codficações associadas ao nome Windows. Teste várias e escolha a que mais lhe convier e que melhor funcionar com as suas legendas.
[Respondido por Pedro Simões]
Existem códigos secretos para o Wifi no Android?
Boa tarde Pplware
Existe alguma forma de desativar o wifi de um smartphone android com códigos?
João Pestana
Resposta:
João,
Existem muitos códigos que pode usar no Android, sendo a maioria deles dedicados ao diagnóstico e à apresentação de informações sobre os dispositivos.
Claro que alguns estão associados ao activa e desactivar de funções, mas, que tenhamos conhecimento, nenhum funciona sobre o wireless.
Não sei que pretendia fazer e de que forma o queria fazer, mas existem alguns mecanismos que tratam de ligar ou desligar o Wifi de forma automática, sempre associado a algumas ações ou localizações.
O exemplo mais prático que me lembro é o IFTTT que pode usar para ligar ou desligar o wifi sempre que estiver numa localização geográfica precisa.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.
Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões