Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Temos alterações importantes na forma como vamos passar a receber as vossas questões. Leiam tudo no final deste consultório!

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.

Este processo de recolha de questões vai mudar! Leiam tudo no final deste consultório!


Que plugin do WordPress é esse que usam?

Bom dia Pessoal,

Antes de mais quero dar-vos os parabéns pelo vosso trabalho.

Além disso, gostaria de saber se me podem informar sobre que plugin utilizam para colocar galerias de fotos nos vossos artigos (como neste por exemplo https://pplware.sapo.pt/high-tech/como-serao-construidas-as-casas-no-futuro/).

Se não puderem dizer exactamente o que usam eu compreendo, mas se me puderem dar alguma alternativa agradecia!

Cumprimentos,

New Esc

Resposta:

New Esc,

A galeria não é segredo, a simples inspecção do código fonte da página leva facilmente à resposta.

O plugin que utilizamos actualmente para a galeria é o Lightbox Gallery que pode encontrar gratuitamente no repositório do WordPress:

[Respondido por Hugo Cura]


Ajuda para configurar uma VPN num router FritzBox?

Boa noite pplware,

Como vocês são uma preciosa ajuda, venho vos pedir a vossa ajuda.

Tenho um router da NOS e gostaria de usar o meu novo router Fritzbox na minha rede, usando as suas funções de VPN, para aceder a ele quando estou fora de casa.

A minha dúvida consiste no modo de instalação deste router na minha rede. Posso ligar apenas na porta LAN do router NOS e desligar o DHCP do friztzbox? ou tenho de desativar a função de router do NOS e tornar o fritzbox o gateway para que ele tenha a função de VPN ativa?

Neste caso, nos outros ports do router NOS, posso ligar discos de rede, em vez de os ligar no fritzbox? (preciso de usar os ports todos porque tenho vários dispositivos ligados e não me cabe aqui na mesa mais um switch).

Estou um pouco confusa, e não sei como configurar a rede.

Obrigada

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Diana,

Podem existir várias alternativas para fazer o que pretende, umas mais complexas que outras.

Com toda a certeza que os manuais de ambos os routers indicam o tipo de funcionamento que pretende. No caso do router NOS terá de ver qual é o fabricante e modelo para consultar directamente na respectiva página. Ao fazê-lo, certamente vai saber melhor de todo o potencial que dispõe.

O comum para quando se pretende ter um router principal a gerir a rede (neste caso o FritzBox), é colocar o router NOS a funcionar em modo Bridge e colocar o router FritzBox no modo de operação “Establish own Internet connection (NAT router with PPPoE or IP)” (no menu Advanced Settings > Internet > Account Information).

Como neste caso em concreto quer usufruir ao máximo dos 2 routers em simultâneo, então o modo de operação do router NOS não deve ser alterado e no FritzBox o modo de operação deverá ser “Share existing Internet connection in the network (IP Client)” com a opção “Internet connection via LAN 1” também marcada.

O DHCP pode estar ligado, é muito provável que seja correctamente configurado de forma automática. No entanto, se souber qual os IPs da rede local, há sempre alguma vantagem em defini-los manualmente.

[Respondido por Hugo Cura]


Como configurar a minha impressora no Linux?

boa tarde.

gostaria se possível, que me ajudassem. tenho uma impressora brother dcp-330c que usava com o SO win7 mas agora necessitava de a usar no pc com ubuntu 14.04lts e não consigo instalar.

como faço??

obrigada.

Marta

Resposta:

Marta,

Na página do fabricante é possível encontrar os controladores para o referido multifunções DCP-330c, neste link:

Existe inclusive uma ferramenta de instalação do driver (“Driver Install Tool”) e os drivers em separado.

É facto que normalmente a instalação de periféricos no Ubuntu não é tão simples como em Windows, mas continua a ser possível desde que o fabricante disponibilize o software necessário.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual será o melhor sistema operativo móvel?

Olá

Eu gostaria de saber qual era o melhor sistema operativo entre iOS, Android e Windows Phone.

Obrigado

Mika S.

Resposta:

Mika,

Esta questão é velha e recorrente no Pplware e até hoje não foi possível encontrar uma resposta definitiva e consensual.

A cada pessoa que fizer essa pergunta receberá uma resposta diferente e pessoal, provavelmente deixando-o ainda mais confuso.

Tendo já experimentado de forma profunda os três sistemas operativos consigo ver em todos qualidades que os destacam e que os fazem melhor que os restantes.

O que recomendo é que vá a um local onde possa experimentar os três sistemas operativos móveis que refere e que o faça de forma demorada.

Com base nessa avaliação pessoal poderá escolher aquele que entende que se adapta melhor às suas necessidades e aos seus desejos.

Deixamos de qualquer forma esta questão em aberto para que os leitores possam mostrar ao Mika qual deve escolher e porquê.

[Respondido por Pedro Simões]


Como é a assistência técnica ao OnePlus One em Portugal?

Boa tarde.

Faz já algum tempo que estou a ponderar a compra de um smartphone OnePlus One, que parece a ser fantástico dado o hardware que possuí.

Todavia tenho um pouco de receio de o adquirir e vir a ter algum problema e não ter onde o reparar.

Sabem como funciona a assistência técnica do equipamento?

Têm assistência em Portugal?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Armindo

Resposta:

Armindo,

Não temos conhecimento acerca da assistência técnica dessa marca mas o que recomendamos é que compre em Portugal, mesmo que seja com preço um pouco mais acima daquele que pagaria se comprasse lá fora.

No caso de comprar na união europeia, então aí nunca iria ter problemas aduaneiros para o receber, no entanto a eventual necessidade de necessitar de assistência técnica pode trazer alguns transtornos.

Aguarde mais uns dias até que surja nas lojas nacionais. Segundo informações oficiais, Portugal é um dos países onde será colocado à venda.

[Respondido por Hugo Cura]


Existe legislação específica sobre Drones em Portugal?

Boa Tarde,

Eu gostaria de saber se existe alguma legislação especifica em Portugal para a utilização de drones.

Agradeço desde já se me poderem esclarecer

André Prates

Resposta:

André,

Que seja do nosso conhecimento, não existe qualquer legislação específica para drones em Portugal. Existe apenas legislação genérica que só muito forçadamente se adequa a drones.

Encontrei um artigo interessante do Público, que embora já com 6 meses, de certeza que ainda está actual:

Julgo que essa legislação não será para breve.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ligar dois telefones ao router MEO?

Eu tenho o router Technicolor TG784n v3 da MEO e tenho um telefone “portátil”, mas há aqui em minha casa, quem não goste muito de o usar. E por acaso ainda tenho o telefone antigo guardado cheio de pó.

Queria saber se existe forma de ter os dois ligados ao mesmo tempo, o portátil e o fixo, sem gastar muito dinheiro. Óbvio que teria que tirar o som de um caso estivessem na mesma sala. 😀

Obrigado.

André Paulo

Resposta:

André,

Não há qualquer problema em utilizar os 2 telefones e é extremamente simples fazê-lo. Basta comprar um T para esse tipo de ficha (RJ-11), algo que custa 1€, e ligar lá ambos os telefones.

Se tiver um spliter ADSL, daqueles que dizem “modem” e “telefone”, também poderá utilizar sem problema, já que apenas a ligação do telefone está filtrada (filtro passa-baixo que corta as frequências altas do ADSL).

[Respondido por Hugo Cura]


Que simbolo é este na barra do meu Android?

Boa tarde,

Antes de mais parabéns pelo excelente trabalho!

Ofereçeram-me um Sony Xperia, penso que o Z pelo IMEI (andei a tentar procurar pela web e sempre me surgiu isso) e estou aqui com uma dúvida numa função.

O que é e para que serve aquela coisa eu marquei a vermelho na imagem anexa (se houver algum problema no anexo está aqui um link: http://1drv.ms/1oY1C8a )? Lá em cima na “barra de tarefas”. Se me poderem esclarecer nestas duas dúvidas encadeadas agradecia.

Aguardo resposta,
Grato,

Com os melhores cumprimentos,

Daniel João Carrondo Vilhena

Resposta:

Daniel,

Esse símbolo indica que a comunicação NFC está activa. O NFC pode ser utilizado para trocar dados (contactos, fotos, vídeos, etc) rapidamente com outro smartphone que também tenha essa forma de comunicação. Existem também alguns acessórios que emparelham com o dispositivo recorrendo ao NFC.

No caso de não necessitar desse tipo de comunicação, pode desactivar facilmente nas definições de rede.

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder a conteúdos da RTP fora de Portugal?

Boa noite.

Já vos coloquei uma dúvida sobre discos SSD e fiz a mudança tal como voces disseram e acreditem que foi a melhor mudança que fiz.
por isso vos volto a fazer mais uma pergunta.

Neste momento estou nos EUA e como tal não consigo aceder a conteudos da rtp. Já utilizei alguns programas como o spotflux que voces tambem já fizeram uma crónica, mas não consigo aceder na mesma. penso que ele vai utilizar um servidor(não sei se é servidor ou não) que não é Portugues, logo não acedo aos vídeos.

Qual o programa que posso usar para os poder ver?

obrigado e continuem o grande trabalho

Mário

Resposta:

Mário,

O que está a pedir é curiosamente o oposto do que normalmente nos pedem. Tipicamente o que nos perguntam é a forma de aceder a conteúdos exclusivos de outros países, nomeadamente dos Estados Unidos.

A resposta normal e mais aceite para essas situações é a utilização de um serviço de Proxy que deve configurar no seu browser ou, em alternativa, a utilização de uma VNP.

Por norma a segunda opção é a mais fiável e a mais robusta, sendo normalmente a preferida.

A resposta para a sua questão é exactamente a mesma, mas com uma pequena mudança. Em vez de arranjar um proxy ou um serviço de VPN alojado nos Estados Unidos, o que tem de fazer é procurar um desses serviços, mas alojados em Portugal.

A razão para não conseguir visualizar esses conteúdos é simples. A RTP tem “licença” apenas para os emitir em Portugal, não podendo passá-los fora do nosso espaço, com excepção da RTP África ou RTP Internacional e em certas situções.

A forma que a RTP encontra para fazer essa restrição na Internet é através da limitação dos endereços IP que estejam associados ao nosso país.

Por essa razão aconselhamos que passe “virtualmente” para dentro de Portugal e passe a assistir à RTP.

[Respondido por Pedro Simões]


Em Linux, como fazer um backup do MySQL e enviar por email?

Boa noite,

É o seguinte: Tenho um site desenvolvido em PHP hospedado na hocnet, servidor apache e base de dados mysql.

A minha intenção é automatizar um backup de uma base de dados, que corra periodicamente, e que ao mesmo tempo que faz backup, o envie por email. Estive a pesquisar sobre o assunto, surgiram as Cron Jobs. Contudo, apesar de algumas tentativas, desisti porque não estava a conseguir fazer o que era suposto.

Como posso fazer esse backup automático, para correr por exemplo uma vez por semana, fazer backup da base de dados e envia-lo em anexo por email?

Aproveitando a questão, qual a melhor forma de automatizar também um backup aos ficheiros (ou melhor, a algumas diretorias)? É possível carrega-lo diretamente para um serviço de cloud, tipo dropbox? Ou simplesmente gerar um .zip das mesmas diretorias e (aproveitando o caso anterior) enviar um email a informar que pode aceder por FTP e descarregar o novo backup.

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos,

Nuno Ribeiro

Resposta:

Nuno,

Não existe uma única resposta para o seu problema. Existem várias e algumas delas assentes em software.

O que vou responder é a forma que eu usaria para realizar essa tarefa. Estando habituado a usar linux em várias perspectivas, não vou abordar os softwares, até porque com um simples script consegue tratar desse problema.

Como é natural, e porque não conheço a máquina e outros elementos que nela estão, vou deixar comandos e linhas orientadoras para que consiga realizar essas tarefas.

A linguagem de scripting que lhe recomendo usar é a bash, por estar perfeitamente integrada no Linux e usar comandos de sistema, que pode facilmente manipular e testar.

Script de backup da BD:

Neste script vai agregar vários comandos, cada um realizando uma tarefa específica.

O script tratará apenas de preparar o ficheiro de backup que será enviado por email. A sua execução será tratada pela Crontab.

1º – O primeiro passo lógico é o backup da Base de Dados. Para isso pode usar o comando mysqldump.

Neste comando deve definir vários parâmetros, mas os principais são os seguintes:

O comando correrá com a seguinte forma:

mysqldump --user=user_bd --password=password_bd --databases nome_bd_guardar > /caminho/para/copia/nome_bd_aguardar.sql

2º – Comprimir o ficheiro que gerou para o email o poder enviar. Para isso usamos o comando gzip:

gzip -c /caminho/para/copia/nome_bd_aguardar.sql > /caminho/para/copia/nome_bd_aguardar.sql.gz

3º – Este penúltimo passo do script tratará de enviar por email o ficheiro que criou. O comando a usar é mutt:

echo "texto do corpo do email" | mutt -a "/caminho/para/copia/nome_bd_aguardar.sql.gz" -s "titulo da menssagem" -- destinatario_email@dominio.pt

4º – O último passo, e porque não queremos estar a guardar ficheiros de cópias muito antigas, será a eliminação dos backups mais antigos.

Aqui vamos usar dois comandos. O primeiro, o find, descobre ficheiros com extensão SQL e com mais de N dias, que no exemplo está em 15, e o segundo o rm, que elimina os ficheiros encontrados.

find /caminho/para/copia/*.sql -mtime +15 -exec rm {} \;

Tendo o script criado e a funcionar, é hora de o metermos a correr com a periodicidade pretendida.

Para isso vamos usar o gestor de eventos no Linux, o Crontab.

A semântica do Crontab é bom conhecida e coloca por linha uma entrada, onde devemos decidir em primeiro lugar a periodicidade e em segundo o comando a ser usado.

Melhor do que lhe explicar de forma abreviada como o Crontab funciona e como deve ser usado, deixo-lhe um artigo do Pplware onde esta função está detalhada e explicada com grande pormenor:

Chamo a atenção para dois pormenores que normalmente acabam por escrever e que são razão para este modelo não funcionar.

Em primeiro lugar não se esqueça de dar permissões de execução ao script que criar. Sem essas permissões a Crontab não o consegue executar, falhando.

Em segundo lugar lembro que as bases de dados podem ocupar vários megas e até gigas, o que impede o seu envio por email. Pondere nestes casos a utilização de um envio por FTP em vez do email.

Quanto à segunda questão, a da cópia de ficheiros, pode usar a mesma abordagem do script anterior, mas criado uma sessão de FTP para uma máquina remota que vai receber essas cópias.

Por norma os serviços de alojamento disponibilizam o serviço de backup de ficheiros e até de BD a custo reduzido ou até gratuito. Já explorou essa via?

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version