Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Um Android que acusa falta de espaço!
Exmos Senhores,
Boa tarde! Tenho um Huawei Ascend Y530 da MEO há cerca de um mês. Ontem, devido a uns vídeos gravados, começou a acusar falta de espaço.
Depois de os apagar e de apagar algumas aplicações que havia instalado, continuava com esse aviso e ao tentar aceder à galeria dizia:”lamentamos mas o galeria foi interrompido”.
Não consigo solucionar este problema. Se fizer “Reposição dos dados de fábrica” há o risco de apagar o que vinha instalado quando comprei o smartphone?
Desde já o meu obrigado.
Cumprimentos,
Helder
Resposta:
Hélder,
Deve ter ocorrido algum erro ao reportar o aviso de espaço cheio e agora não está a ser possível identificar o espaço que entretanto já foi disponibilizado.
Para começar, recomendo que vá à gestão de aplicações, seleccione a Galeria e clique em Limpar dados. Isso irá repor as configurações dessa app e entretanto já deverá funcionar normalmente.
Se o erro de espaço continuar a surgir, expanda a barra de notificações e faça um clique longo nessa notificação, onde irá abrir o detalhe relativo à aplicação do sistema que está a desencadear essa notificação. Se for possível, clique em Limpar dados.
De outra forma, recomendo que faça a reposição dos dados de fábrica. Ficará tal e qual como estava quando o tirou da caixa.
[Respondido por Hugo Cura]
Um servidor FTP que só funciona dentro da rede local!
Boa tarde;
Li num artigo do vosso site de como criar um servidor FTP em Windows.
Como tenho um PC antigo e gostaria de o utilizar para tal meti mãos a obra e tentei criar o servidor.
No entanto, e com a cabeça já a ferver, só consigo aceder ao meu servidor FTP se ambos os Pc’s tiverem ligados na mesma rede.
Se tentar aceder de outro PC ligado a outra conecção de internet, colocando o IP do “PC-servidor”-192.168.x.xxx, no browser não é encontrado o servidor. Desliguei a firewall tanto do servidor como do outro PC do qual tento aceder.
Gostaria que me pudessem ajudar.
Com os melhores comprimentos:
Nelson Martins
Resposta:
Nelson,
Quando está ligado à mesma rede local, os IPs que utiliza são locais. Saindo dessa rede, não será possível continuar a utilizar o mesmo IP local por razões óbvias.
Para que continue a funcionar necessita de utilizar o IP público que lhe foi atribuído pelo ISP. Pode verificar qual é aqui:
Depois é necessário abrir as portas utilizadas pelo servidor. Para o fazer, nas configurações do router, deve escolher para qual IP local pretende abrir determinada porta para o exterior, de forma a poder aceder-lhe.
Depois, como o IP público é atribuído dinamicamente pelo ISP, é prático configurar um serviço de DNS para poder aceder a um endereço (que por sua vez aponta para um IP dinâmico) e não a um IP. Temos alguns artigos semelhantes:
- Router Thomson – Aceder a equipamentos a partir da Internet
- Router MEO: dynIP com Redireccionamento de portas
[Respondido por Hugo Cura]
Ajuda em ficheiro Excel e Acess
Boa tarde,
Gostava que me ajudassem num grande problema que eu estou a ter.
Desde já digo que preciso urgentemente de uma resposta que me possa ajudar de qualquer maneira.
Bom, o problema é que eu quero criar uma “espécie” de folha no excel para controlar datas de validade de produtos, e que esta me avise quando os produtos atingirem o limite de validade. Já reparei que existe uma fórmula para o efeito mas não consigo trabalhar com ela nem percebe-la.
Se possível também gostava de saber como se faz o mesmo no Acess, que também já me foi comunicado que também dá para fazer isso no Acess. Envio também com esta mensagem, um ficheiro de excel que mostra mais ou menos o que eu pretendo.
Espero ouvir uma resposta em breve pois preciso dela urgentemente, o meu futuro depende disso, literalmente.
Muito obrigado e espero uma resposta,
João Ferreira
PS: Aproveito esta mensagem para elogiar o vosso excelente site, gosto muito da vossa informação,vejo o site todos os dias. Bom Trabalho!
Resposta:
João,
A fórmula está a funcionar correctamente. Antes de explicar o seu funcionamento, certifique-se que compreende as funções que lá são utilizadas:
Olhando para a fórmula da célula F6, o primeiro IF pretende que seja dado um resultado apenas se a célula E6 (validade) exista. Portanto, se estiver vazia, o resultado vai ser vazio, caso contrário salta para o outro IF.
No segundo IF vai ser avaliada a data de validade relativamente ao presente dia, obtido a partir da função TODAY:
- caso a sua diferença seja inferior ou igual a zero (E6-TODAY()<=0) surge a mensagem vencido (a cor vermelha é escolhida com a formatação condicional do Excel)
- caso contrário, vai ser testado o caso de ser inferior ou igual a 10, situação em que a validade está próxima a expirar (E6-TODAY()<=10), onde aí, caso seja verdade, surge o texto com o número de dias que restam para expirar.
Eu acrescentaria outro IF na parte falsa do último IF, para o caso de E6-TODAY()>10 para mostrar mais explicitamente que o produto tem ainda validade, pelo menos mais de 10 dias.
Quanto à utilização do Access para fazer esse procedimento, suponho que seja para utilização de uma interface gráfica e muda completamente o âmbito em que estamos, embora a fórmula a utilizar possa ter exactamente a mesma lógica.
[Respondido por Hugo Cura]
Usar o monitor para ver televisão por cabo!
Viva caros administradores.
Em primeiro lugar parabéns pelo vosso trabalho que vou seguindo, e obrigado pelas dicas que vão dando ao vosso público.
Queria perguntar se algum de vós sabe se é possível um Monitor LCD com uma entrada HDMI e outra VGA transmitir televisão.
Sei que é possível arranjar um TDT e ter os 4 canais generalistas, mas a questão é que eu sou cliente NOS e tenho cerca de 30 canais injectados na rede de casa, que me possibilita ver alguns canais sem necessidade de uma box.
Estão a par de alguma solução? Já procurei em mais sítios mas em portugal não arranjei respostas concretas.
Obrigado pelo vosso tempo.
Cumprimentos,
João Correia
Resposta:
João,
A resposta à tua pergunta é não, mas assumindo que se faz sem a adição de qualquer hardware.
Um monitor limita-se a apresentar os sinais que lhe são enviados, não tendo a capacidade de descodificar sinais ou de sintonizar qualquer sinal.
Quando à introdução de uma sintonizador TDT, esta solução não vai funcionar pois as frequências em que o sinal analógico é enviado é diferente do digital, e que o receptor usa.
A única forma que tem de ter esse monitor a apresentar os canais de televisão é através da utilização de um sintonizador analógico, semelhante aos que se usa na TDT.
Sinceramente não conheço uma solução dessas e provavelmente o seu preço não deve compensar.
Uma solução que pode usar, se bem que mais complicada de ter em funcionamento, é arranjar um sintonizador USB e depois enviar o vídeo para o monitor, estando este ligado ao PC. Note que esse sintonizador tem de ter a capacidade de lhe ser ligada uma tomada de antena.
Desta forma consegue ter esses canais a serem apresentados no monitor, mas tem o inconveniente de o obrigar a ter o seu computador ligado sempre que quiser ver televisão.
[Respondido por Pedro Simões]
Conselho para trocar de Motherboard
Boas pessoal do Pplware.
Estou um pouco enrascado e gostaria de uma ajuda. Possuo uma motherboard ASRock N68C-GS FX e está a dar as ultimas.
O que gostaria de saber é o que tenho que fazer para comprar uma compatível com esta já que pelo que consegui pesquisar há vários tipos e não queria correr o risco de comprar uma que não fosse compatível.
Atenciosamente
Jose Almeida
Resposta:
José,
Para adquirir uma nova motherboard onde fique com compatibilidade garantida, apenas precisa de se certificar quais as interfaces que está a utilizar actualmente.
As motherboard da Asrock sempre foram bastante flexíveis quanto à evolução da tecnologia, permitindo utilizar progressivamente, por exemplo, dois tipos diferentes de memória RAM para atenuar custos de transição.
No caso, essa motherboard suporta DDR2 e DDR3 (não em simultâneo), e é determinante que saiba qual o tipo de memória que está a utilizar. Os slots amarelos são para DDR2 e os azuis para DDR3, portanto é simples verificar do que precisa.
Depois convém também verificar se está a utilizar algum disco IDE, já que é uma interface em desuso. Essa board tem também ligações PS2 (para rato e teclado) e saída de vídeo VGA e porta COM. Certifique-se também se precisa de manter alguma dessas interfaces.
Resumindo:
- CPU: socket AM3
- Memória: verificar se é DDR2 ou DDR2
- Disco rígido ou drive óptica: verificar se algum é IDE ou é tudo SATA
- Portas traseiras: verificar se é necessário portas PS2, COM e VGA
Seja o que for que necessite, encontrará o que precisa. Recomendo dar uma olhadela pelas motherboards MSI que costumam ser bastante práticas no que diz respeito à retrocompatibilidade.
[Respondido por Hugo Cura]
Um tablet Android que simplesmente bloqueou!
Boas.
Tenho um Tablet Android 4.1 (sem certeza).
Esta semana bloqueou, fiz-lhe um reset e a partir dai, só aparece o símbolo do Android quando arranca e não sai dali, mesmo que faça reset, é isto até acabar a bateria.
Não o queria enviar à garantia, uma vez que tem dados pessoais.
Sugestões?
Cumprimentos
Vasco
Resposta:
Vasco,
Houve algum ficheiro do sistema que ficou corrompido e por isso deve fazer o restauro de fábrica.
Não sei qual a marca e modelo do tablet que tem, porque não o indicou, mas o que deve fazer é:
- Com o tablet desligado, iniciar na recovery. Para tal deve utilizar um atalho de teclas que varia consoante o fabricante. Tipicamente é Vol Down+ Power ou Vol Down+ Menu + Power ou outro semelhante
- Escolher a opção Full Wipe/Factory reset ou semelhante e confirmar a sua execução.
Um vez concluído este curto procedimento, já deverá poder iniciar o sistema sem qualquer problema.
Tenha em atenção que perderá toda e qualquer informação existente no dispositivo.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.