Esta semana o consultório Pplware é especial! A chegada do Windows 10 trouxe novidades mas também trouxe novos problemas a alguns dos utilizadores.
Por isso resolvemos criar uma edição dedicada a todos estes novos problemas. Vamos então conhecer os problemas que o Windows 1o trouxe aos nossos leitores:
Questões apresentadas
- Que versão instalar para depois fazer o upgrade para o Windows 10?
- Como atualizar o pc para o Windows 10 após a data limite para a reserva?
- Sou um dos primeiros Portugueses a não poder usufruir do Windows 10?
- Que se passa com o touchpad do meu PC no Windows 10?
- Não consigo actualizar para o Windows 10 por falta de rede?
- Deixei de poder sincronizar o Gmail no Windows 10, porquê?
- Como fazer uma instalação limpa do Windows 10?
- Daqui a um ano sempre vou ter de pagar o Windows 10?
- Não estou a conseguir forçar a actualização do Windows 10, porquê?
- Os botões do meu portátil deixaram de funcionar com o Windows 10!
- A Cortana queixa-se e não quer mesmo funcionar, sabem porquê?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
Que versão instalar para depois fazer o upgrade para o Windows 10?
Se for possível, gostaria que me esclarecessem acerca de uma dúvida que tenho.
Comprei um pc usado, gama empresarial da Lenovo, que deveria vir com o Windows 7 Profissional, mas o dono anterior formatou-o e colocou-lhe um Windows 7 Ultimate, como já não estava com o S.O. original decidi instalar o Windows 8.1 crackeado com o KMSpico.
A minha dúvida é a seguinte, agora para fazer a migração para o Windows 10 será melhor arranjar um Windows 7 Profissional e activá-lo com a chave original deste pc ou fazer a migração através do Windows 8.1 crackeado que atualmente tenho instalado?
Desde já, o meu obrigado e parabéns pelo excelente serviço que prestam.
Pedro Magalhães
Resposta:
Pedro,
Usar versões piratas do Windows é sempre um risco. A actualização para o Windows 10 faz essa verificação de forma mais exaustiva e muitos estão agora a descobrir que o Windows passou a não estar genuíno.
O que recomendamos, e uma vez que tem acesso a uma chave do Windows 7 é que faça a actualização com base nessa versão.
[Respondido por Pedro Simões]
Como atualizar o PC para Windows 10 após a data limite para reserva?
Olá pplware, desde já muito obrigado pelo trabalho que fazem e continuem assim.
O problema é o seguinte, eu queria esperar algumas semanas para atualizar do meu Windows 7 Home Premium para o Windows 10, para verificar se não havia bugs e erros que pudessem por em risco o meu pc, mas hoje, dia 29 de Julho, dia de lançamento do windows 10 reparei que o símbolo do GWX (Get Windows 10) não estava mais lá barra de tarefas, pois anteriormente estava lá.
A minha questão é a seguinte: Como faço para atualizar o meu pc para o windows 10 após a data limite para a reserva?
Obs: Como dito, ainda não tinha reservado o Windows 10, e o meu pc é 100% compatível com o Windows 10.
Obrigado
Tiago V
Resposta:
Tiago,
A Microsoft vai disponibilizar a actualização para o Windows 10 durante um ano. Findo esse período deixa de ser possível actualizar de forma gratuita tendo de pagar a nova versão.
Assim está à vontade para deixar o Windows 10 amadurecer e mais tarde fazer a actualização.
Mesmo que o GWX tenha desaparecido, continua a ser possível aceder ao mecanismo de actualização.
Para isso aceda a www.windows.pt e siga as instruções que lá são apresentadas. O processo será igual ao que está agora a ser realizado, mas com a vantagem de não ter de esperar qualquer tempo.
[Respondido por Pedro Simões]
Sou dos primeiros Portugueses a não poder usufruir do Windows 10?
Viva meus caros.
Acho que devo ser um dos primeiros Portugueses a não poder usufruir do Windows 10. Ou será que me poderão ajudar?
Afinal, tanto falavam que corria computadores velhos. É o que se vê!
Diz que a placa gráfica não é compatível com o Windows10.
É mesmo pena. Fico triste. Estava ansioso.
Caso me possam ajudar, agradeço!
Sem outro assunto de momento
Cumprimentos
Rui Brito da silva
Resposta:
Rui,
A sua primeira experiência com o Windows 10 está a ser pouco positiva. Mas garantimos que em breve melhorará.
O problema com o seu computador é, como poderá ter facilmente compreendido, que tem uma placa gráfica que não é para já suportada.
O problema poderá não está no hardware em si mas sim na falta de drivers para que funcine de forma correcta no Windows 10.
O recomendado é que espere mais alguns dias/semanas e que tente mais tarde. Nesse tempo o fabricante poderá disponiblizar os drivers necessários à Microsoft e assim terá a possibilidade de fazer a actualização.
[Respondido por Pedro Simões]
Que se passa com o touchpad do meu PC no Windows 10?
Boa tarde pplware ja instalei o windows 10 e tenho um problema que me esta quase a deixar com os cabelos em pé !!
o meu scroll no touchpad do portátil não funciona sem ser no skype!!
nem edge nem chrome nem explorador do windows… nada so funciona no skype…
agradecia que me ajudassem 🙂
Bruno Gomes
Resposta:
Bruno,
O seu problema está claramente na falta de drivers/software para esse trackpad. Deve por isso aceder ao site do fabricante do seu portátil e procurar por lá uma actualização para esse componente ou para todo o sistema (hardware).
Se ainda assim não conseguir encontrar o driver que precisa, o que recomendamos é que faça todas as actualizações do sistema para que este fique correctamente instalado.
Até conseguir contornar esse problema o que recomendamos é que ligue um rato e o use, em vez do trackpad.
[Respondido por Pedro Simões]
Não consigo actualizar para o Windows 10 por falta de rede?
Boa tarde
Tenho uma duvida, relativamente ao update para windows 10, que espero poderem-me esclarecer.
Ao tentar fazer o update, deu-me um erro que dizia “Não existem dispositivos de rede suportados”
Alguma ideia do que possa ser? uma vez que estava a trabalhar em wifi, poderá ser disso? terei que fazer o update ligado a rede por cabo?
desde já obrigado pela disponibilidade
Gonçalo Paula
Resposta:
Gonçalo,
Parece estranha essa mensagem, mas pode ser simplesmente um problema que afecta vários utilizadores.
Os dispositivos ainda não têm drivers nativos para o Windows 10 e por isso a Microsoft apresenta essa mensagem.
Tente ligar o PC ao router, por cabo e veja se a actualização funciona. Entenda que pode ter depois problemas com a actualização ao não ter a placa de rede sem fios a funcionar de forma correcta.
Pode também esperar algum tempo e mais tarde, dentro de alguns dias, ver se a actualização já pode ser efectuada. Neste tempo poderá o fabricante desenvolver os drivers necessários. [Respondido por Pedro Simões]
Deixei de poder sincronizar o Gmail no Windows 10, porquê?
Boa noite,
eu instalei hoje o Win 10 e o meu portátil deixou de sincronizar a conta gmail assim como o calendário, já removi e voltei a instalar e não resolve, aliás dá um código erro 0x80072726. O que devo fazer?
Desde já agradeço a resposta e dou os parabéns pelo site pplware, é dos sites mais interessante que conheço.
Cumprimentos
Hugo Durães
Resposta:
Hugo,
Esse não é um problema exclusivo do Windows 10 e manifesta-se em qualquer uma das versões anteriores.
O problema está na Firewall do Windows que está a bloquear o acesso dessa aplicação à rede.
O que deve fazer para contornar o problema é adicionar a aplicação Mail às excepções da firewall do Windows e tudo passará a funcionar.
Para perceber se é mesmo dai o problema pode simplesmente desabilitar a firewall de forma total e ver se a sincronização se realiza.
Note que estamos a assumir que usa a firewall do Windows. Caso não esteja veja se o problema não está noutra qualquer firewall de outra suite de segurança.
[Respondido por Pedro Simões]
Como fazer uma instalação limpa do Windows 10?
Tenho uma duvida. Saquei a iso do windows 10, atualizei e quando acabou a atualizaçao, fui ao meu pc e vi que tinha todos os programas que tinha antes de instalar o windows 10.
Como posso formatar e ter o meu pc limpo?
Nuno Queirós
Resposta:
Nuno,
O processo de atualização do Windows pressupõe que sejam mantidos os dados do utilizador.
Desta forma é garantido que nada se perde neste processo e que o PC fica de imediato pronto a funcionar, com todos os dados do utilizador.
Uma vez que agora quer reinstalar o Windows 10, deve apenas criar uma pen de instalação e seguir o nosso guia detalhado para a instalar o Windows 10.
[Respondido por Pedro Simões]
Daqui a um ano sempre vou ter de pagar o Windows 10?
Boa tarde Pplware,
Com a chegada do windows 10 gostaria de saber se é gratuito para sempre, ou só 12 meses.
O meu windows está ativado com kms eu terei o mesmo direito que os da chave valida?
eu tambem tenho windows insider, qual e melhor para instalar? digam-me por favor.
Muito obrigado,
Ricardo
Resposta:
Ricardo,
Vamos tratar a sua questão por partes distintas. Apesar de serem todas relacionadas com o Windows 10, têm respostas diferentes, por serem temas diferentes.
Em primeiro lugar a questão do custo ou não da actualização. Esta é uma questão recorrente e que foi já explicada várias vezes.
A actualização para o Windows 10, para quem tem já uma versão “legal” do Windows 7 ou 8.1 é gratuita. Não terá de pagar nada por ela e pode realizá-la até ao dia 29 de Julho de 2016.
Após esse período de um ano se quiser actualizar um Windows terá de pagar o custo de uma nova licença.
Uma vez que tenha uma licença de Windows 10 associada a uma máquina esta será sua durante o tempo de vida desse computador. Isto significa que caso tenha de trocar componentes chave terá de adquirir uma nova licença.
Isto implica que possa reinstalar o sistema operativo as vezes que quiser nessa mesma máquina, sem que seja necessário ter uma chave nova.
Em segundo lugar as licenças gratuitas são apenas para consumidores caseiros, ou seja, não são aplicadas em sistemas de licenciamento por volume, como é o caso do KMS. Por fim, e relativamente ao programa Insider, este continuará a existir para testar as futuras novidades do Windows, pelo que pode ser uma alternativa para quem não tem uma licença válida.
São versões com naturais problemas, por serem de desenvolvimento, mas o que se viu até agora é que têm sido estáveis e capazes de serem usadas no dia-a-dia.
[Respondido por Pedro Simões]
Não estou a conseguir forçar a actualização do Windows 10, porquê?
Resposta:
Jorge,
Esse erro também nos surgiu várias vezes ao testar e documentar o processo que explicámos para forçar a actualização para o Windows 10.
O que pensamos é que tivesse sido alguma sobrecarga natural dos servidores da Microsoft e que com o passar dos dias deixe de existir.
Se na altura não continuou o processo recomendamos que teste agora. Provavelmente irá conseguir actualizar o seu Windows para a mais recente versão.
Caso o problema se mantenha, tente esperar o processo natural de actualização. Não deve demorar muito a que seja proposta a actualização, de forma normal e controlada pela Microsoft.
[Respondido por Pedro Simões]
Os botões do meu portátil deixaram de funcionar com o Windows 10!
Boa tarde,
Após instalar o Windows 10, os botões físicos que tinha para iluminar/desligar o teclado, assim como para mudar os modos de poupança de bateria (save / high performance) deixaram de funcionar.
Alguém me pode ajudar? O pc é um portátil ASUS VX7.
Melhores cumprimentos
António Azevedo
Resposta:
António,
O seu problema é simples de identificar e provavelmente de simples resolução.
O controlo desses botões é feito com recurso a software que é instalado com os drivers da sua máquina.
Para os voltar a ter disponíveis deve verificar no site do fabricante se não existe uma actualização específica para o Windows 10.
Se ela estiver presente instale-a e terá de volta todos esses controlos. Caso não tenha ainda, deve esperar que a mesma surja.
O Windows 10 é ainda muito recente e os fabricantes estão agora a adaptar-se às suas necessidades específicas. [Respondido por Pedro Simões]
A Cortana queixa-se e não quer mesmo funcionar, sabem porquê?
Boa tarde,
Recentemente instalei a build 10240 do Windows 10 Insider Preview na espectativa de, entre outras coisas, poder testar a ferramenta da Microsoft Cortana.
Acontece que, depois de ter mudado a minha localização e idioma para os EUA tal como vocês explicaram anteriormente no vosso site, aparece-me uma mensagem a informar-me que eu não posso ativar a Cortana pois “Cortana is disable by company policy”.
Existe alguma maneira de contornar isto, visto que o meu portátil não se encontra ligado a nenhuma empresa ou conta de trabalho.
Atualmente tenho ativado o Windows 10 Pro.
Espero que me possam responder em breve.
Obrigado
Zé Almeida
Resposta:
Zé,
Esse é um erro comum na Cortana e deve-se ao facto da mesma não estar ainda disponível no nosso país.
Para a ter disponível teve de alterar algumas definições de idioma e de localização no seu Windows.
O que parece estar a faltar é que instale esse idioma (US) na sua máquina. Aparentemente não basta mudar a região e o idioma.
Como as primeiras versões do Windows estavam em inglês este passo não era necessário. Agora que as versões em PT estão disponíveis é preciso adaptar também este ponto.
[Respondido por Pedro Simões]
Infelizmente não conseguimos trazer todas as questões, mas escolhemos as mais representativas e as que mais vezes afectaram os leitores.
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões