Pplware

Consultório Pplware – 4ª edição especial dedicada ao Windows 10

Esta semana o consultório Pplware continua a ser especial! A chegada do Windows 10 trouxe novidades, mas também trouxe novos problemas a alguns dos utilizadores.

Depois de nas três últimas semanas termos criado uma edição dedicada a todos estes novos problemas, hoje voltamos a tratar deles. Vamos então conhecer os novos problemas que o Windows 10 trouxe aos nossos leitores:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Como actualizar o meu tablet Kubo para o Windows 10?

 

Bom dia,

Tenho um tablet Kubo com o windows 8 mas queria formata-lo com o windows 10. Como posso faze-lo?

Cumprimentos,

André Tavares

Resposta:

André,

Não é possível actualizar manualmente um tablet, pelo menos utilizando os recursos oficiais.

O que tem a fazer é apenas esperar até que a marca lance a actualização oficial para esse modelo, no entanto não é garantido que isso aconteça.

Actualização: vários utilizadores do Kubo reportaram, em comentário a este artigo, que é possível actualizar o sistema operativo para o Windows 10 recorrendo à ferramenta oficial da Microsoft, aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


Um Windows 10 que não se quer ligar!

 

Atualizei o meu portátil asus f551m com Windows 8.1 home para o Windows 10…correu tudo bem,tudo atualizado até ontem quando o fui ligar e apareceu um erro:0xc000000d.

Vou para a bios e como boot só está o Windows manager boot

Alguma solução para eu poder resolver isso?

Luis André

Resposta:

Luís,

O erro que refere é descrito como um problema na configuração do boot, mas que não tem a ver com o boot de hardware definido na BIOS.

O boot “Windows manager boot” tem a ver com o UEFI, de forma a permitir aceder à licença OEM que tem no seu computador.

Para corrigir esse problema, é necessário recorrer à recuperação de fábrica do computador, que está alojada numa partição “especial” no disco rígido. Para que isto funcione, é determinante que nunca tenha alterado a estrutura de partições do disco rígido. Se não funcionar, poderá ser esse o motivo.

Note que é provável que perca toda a informação existente no disco rígido, a não ser que haja alguma opção de recuperação que permita recuperar sem apagar os dados existentes.

Para aceder à recuperação, nesse PC, deverá premir a tecla F9 no momento em que surge o logo da ASUS, imediatamente após ligar o computador.

Deverá ter disponíveis opções como “Recover Windows to First Partition Only” ou “Recover Windows to Entire HD” ou outra que possa manter os dados existentes (terá de ser o Luís a confirmar quais as opções existentes).

Se não tiver opção para manter os ficheiros, caso precise mesmo de recuperar informação, pode tentar fazer uma de duas coisas:

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Windows 10 não vê os restantes computadores na rede!

 

Boa tarde,

Acabei de fazer a actualização para o Windows 10 e verifiquei que não consigo aceder aos computadores cá de casa que tenho ligados em rede.

Como posso resolver o problema?

Obrigado

Carlos Coelho

Resposta:

Carlos,

Parece-nos que esse problema será de simples resolução. Provavelmente durante a instalação do Windows 10 o Workgroup a que esse computador está associado foi alterado para outro que não o dos restantes computadores.

Verifique se não é esse o problema e altere-o para o que está a usar nas restantes máquinas e o problema deverá desaparecer.

Outro teste que poderá fazer é aceder a esses computadores via endereço IP, colocando-o directamente na janela do explorador de ficheiros

[Respondido por Pedro Simões]


Actualizo o meu Vaio para o Windows 10 ou não?

Antes de mais gostaria de agradecer e felicitar o excelente trabalho que têm feito.

Recentemente tentei atualizar o meu pc do windows 7 para o windows 10. O problema é que eu tenho um Sony Vaio com 6 anos…

Eu vi o vosso artigo a dizer que poderia ter problemas na atualização, o que ocorreu. Fiz o download do windows 10, mas na altura de instalá-lo, o pc demorou imenso tendo parado a meio. Então, pela aplicação do windows 10, analisei o pc. E ele é compatível com o windows 10….

Sei que isto não deve dizer nada, mas mesmo assim gostaria de ouvir a vossa opinião.

PS.: Já sabem quando é que saem as drivers para o windows 7?

Pedro Ferreira

Resposta:

Pedro,

A informação que apresentámos veio directamente da Sony e aconselhava os utilizadores a aguardar pelo lançamento dos drivers para as máquinas.

Mesmo com o Windows a indica que o seu Vaio é compatível com o Windows 10, irá sempre ser necessário que os drivers estejam adaptados.

Não nos parece que o problema que teve esteja relacionado com esta indicação, pelo que aconselhamos que volte a testar o update e que veja se tudo funciona como pretende.

Caso surjam problemas poderá regressar à sua versão anterior do Windows e aguardar que a Sony lance os drivers necessários.

Veja no nosso artigo abaixo como reverter para a versão anterior do Windows, depois de ter instalado o Windows 10.

[Respondido por Pedro Simões]


Mas para que serve a conta Microsoft no meu Windows 10?

 

Acabei de instalar o WINDOWS 10 e, de uma forma geral, não tive problemas na instalação e estou agradado com a utilização.

No entanto há um pequeno senão: para ter acesso aos jogos “tive” de criar uma CONTA MICROSOFT, com palavra-passe, e, agora, sempre que abro o sistema, quer na iniciação quer na suspensão, este obriga-me a introduzir a palavra-passe. É uma situação de que não estou a gostar! É possível cancelar conta? Ou, no limite, é possível anular a password?

Agradeço toda a informação possível.

Grato pela atenção dispensada, subscrevo-me,

Fernando Castro

Resposta:

Fernando,

A criação e utilização de uma conta Microsoft no Windows 10 é quase uma obrigação, para que tenha acesso a várias funcionalidades.

É com esta conta que vai aceder à loja de aplicações e para onde será feita a sincronização de muitos dos seus dados.

A criação dessa conta para aceder aos jogos foi para que pudesse registar os seus resultados e também para que os conseguisse instalar.

É possível converter uma conta para Local, mas irá perder muitas das funções do Windows.

Procure nas definições do Windows a forma de contornar o pedido de password, ele deverá existir, mas com isso deixará a sua máquina mais acessível a terceiros.

Altere ainda as definições de bloqueio e retire a opção para bloquear sempre que o screensaver seja lançado.

Não me parece que ter de colocar uma password no arranque seja assim tão prejudicial face às garantias de segurança que oferece. Esta é uma das mais básicas medidas que pode e deve aplicar.

[Respondido por Pedro Simões]


Outra dúvida referente à chave de registo do Windows!

 

Boa noite

Instalei no meu portátil a nova versão do Windows 10 em cima do Windows 7, e estou muito satisfeito.

Com o Windows 7 tinha uma versão Norton válida e atualizada e com a instalação do Windows 10 esse Norton desapareceu…não vejo o ícone..o que se passou? ainda estará instalado no portátil? como retirá-lo do disco?

Com a instalção do Windows 10, e sem saber qual a chave deste produto, é possível agora criar um CD ou DVD com uma cópia do windows 10 para instalação futura em acidente de serviço???? se não for possível como instalarei novamente o Windows 10 em caso de avaria do portátil??

É possível criar um CD ou DVD ou PEN de arranque para o Windows 10? quais os passos a dar?

Muito obrigado

Com os melhores cumprimentos.

João Sousa

Resposta:

João,

A política de segurança da Microsoft exige que seja necessário colocar uma credencial de acesso à conta. Aproveito para deixar um conselho no mesmo sentido, para que se habitua a proteger mais os seus dados.

No entanto, para facilitar a introdução de uma palavra-passe, o Windows permite definir outros tipos de acesso, como a colocação de um PIN ou uma palavra-passe por imagem (fazer uma determinada combinação de cliques e movimentos sobre uma imagem).

Para configurar as opções de início de sessão, deve ir á definições do PC > Contas > Opções de início de sessão. Nesse ecrã poderá alterar todas as opções disponíveis para início de sessão.

[Respondido por Hugo Cura]


Afinal qual é a chave do meu Windows 10?

 

Boa noite,

Tenho uma dúvida, tinha o windows 8 pirata, e com esta campanha da Microsoft, formatei e coloquei a chave original do portátil windows 7 home pre, e forcei o update com o media creation tool da Microsoft, o que é certo é que a chave que me foi atribuída é a chave genérica que aparece para teste do windows 10 e não uma chave única. Funciona desta forma ou deveria ter recebido uma chave diferente?

Cumprimentos,

Nuno Oliveira

Resposta:

Nuno,

Deixaram de existir chaves únicas no Windows 10. Estas chaves estão agora associadas a um ID que é gerado em função do hardware de cada máquina e que o utilizador não controla.

Este ID está do lado da Microsoft e sempre que o Windows for reinstalado será enviado para a empresa para confirmação e validação do Windows.

Não se preocupe se a chave do Windows que lhe é mostrada é “genérica”. Quando voltar a instalar o Windows 10 ela será validada e estará funcional.

[Respondido por Pedro Simões]


Apago ou não a pasta Windows.old do meu Windows 10?

 

Exmos. Senhores,

Em abril comprei um portátil Asus com 1 disco SSD de 119 GB úteis e 2 discos de 500 GB cada (partições, suponho). Vinha com o Windows 8.1 que agora atualizei para o 10. O portátil funciona, por ele, apenas com o SSD que foi enchendo. Ainda assim, após o upgrade feito há uns 5 dias fiquei com uns 20 GB livres. Mas, por razão que desconheço, enche todos os dias e agora tem os 119 GB ocupados. Já fui ao sistema e coloquei a opção de documentos, música, imagens e vídeos usarem o disco D1.

A minha pergunta é:

Posso mover a pasta Windows.old para uma das partições do disco não SSD, onde há muito espaço, e continuar a poder reverter para o Windows 8.1?

Improvável que seja necessário porque o win 10 funcionou muito bem enquanto teve espaço no disco C. Já fiz uma cópia do windows.old para a partição D1 e para um Western Digital Ultra. Interessante que no disco C ocupa 27 CB e as 2 cópias têm cada uma 31,6 GB!

Como o ficheiro em causa pelos vistos desaparece ao fim de 1 mês, ou tenho resposta segura ou espero que passe.

Grato pela atenção.

Martins Campos

Resposta:

Martins,

A pasta Windows.old será usada pelo Windows na eventualidade de ter a necessidade de voltar para a versão anterior do Windows.

Esta não deverá ser eliminada de forma manual, devendo ser aguardado que o Windows entenda que a mesma não faça falta, o que irá acontecer ao fim de 30 dias.

Se entende que não vai querer reverter o seu Windows que não irá necessitar dessa pasta e que não quer esperar os 30 dias, então remova-a para conseguir o espaço extra.

[Respondido por Pedro Simões]


Que espaço devo eu escolher para o iPhone que vou comprar

 

Bom dia,

Desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pelos excelentes trabalhos que se encontram no site e pela ajuda, quando precisa, me é dada.

Ando com uma dúvida e gostava de saber a tua opinião, sincera:

Como deve saber, o iPhone 6s está para ser anunciado ao Mundo. Nestes dias até ao seu anuncio, muitos rumores iram ser lançados no Mercado. Uns certos, outros errados.

Até porque por norma o objectivo dos rumores é criar expectativa, criar confusão e que acima de tudo, as pessoas possam estar sempre falando no assunto. Mas a minha dúvida nada têm haver com rumores. Mas sim com a capacidade real de armazenamento de um iPhone.

Ainda tenho um iPhone 5c de 8gb. confesso que o espaço é demasiado limitado para aquilo que pretendo, sendo eu um historiador de profissão. Contudo e em vésperas de um novo lançamento, o ainda actual topo de linha, o iPhone 6 irá baixar o seu preço.

Actualmente em Portugal, custa 699€ com armazenamento de 16gb. Após o lançamento do iPhone 6s, os preços serão revistos e possivelmente o iPhone 6 terá o seu preço de 599€ no de 16gb e de 699€ no de 64.

Na sua opinião, qual deste dois é o mais capaz em termos de armazenamento a curto e longo prazo? Falamos de uma diferença, de 100€ ( Livre).

Deixa-me dizer-lhe que o dólar está alto e possivelmente teremos um iPhone 6s de 16gb por 700€ ou mais.

Aguardo a sua opinião,

Antecipadamente grato,

Marco Taveira

Resposta:

Marco,

Infelizmente apenas podemos especular sobre o que a Apple irá fazer com o iPhone 6 e com o seu preço após o lançamento do (esperado) iPhone 6S.

A regra mostra que a diminuição de preço surge após o lançamento do modelos mais recente, mas sempre sem que se saiba qual a real redução ou para que valores os modelos anteriores vão.

A sua questão é toda centrada no facto de necessitar de mais espaço no seu iPhone, uma vez que tem o modelo de (apenas) 8GB.

Sempre que possível será uma excelente opção comprar o iPhone (e outro qualquer smartphone) com o máximo espaço possível.

Outra opção, que não é aplicável ao iPhone, é a compra de um equipamento com expansão de memória por cartão.

Respondendo à sua pergunta, o ideal é comprar o iPhone 6 de 64GB, mesmo sendo com uma diferença de 100 euros.

Se tem falta de espaço no de 8GB, o de 16 tem apenas o dobro, o que rapidamente será ocupado.

[Respondido por Pedro Simões]


Infelizmente não conseguimos trazer todas as questões, mas escolhemos as mais representativas e as que mais vezes afectaram os leitores.

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version