Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Preciso de uma ajuda para resolver o problema do Java!

 

Bom dia:

Recentemente desinstalei o Java do meu computador. Agora pretendia voltar a instalar-lo, mas aparece sempre a mensagem: erro de instalação 1603. Existe alguma forma de contornar este problema?

Obrigado,

Jorge Pereira

Resposta:

Jorge,

Esse é um que indica que um processo de instalação anterior não foi concluído. Tanto quanto o Google devolve, é um erro relativamente comum, embora a Oracle não apresente uma solução concreta para o resolver.

Em princípio, o problema deve-se à já existência de pastas do Java no sistema, algo que o instalador não esperava que existissem… daí o erro.

Abaixo tem o link de um guia em vídeo que o vai ajudar a resolver o problema:

Se eventualmente não resolver, existem outros métodos para o tentar fazer. Veja os vídeos relacionados.

[Respondido por Hugo Cura]


Será difícil refazer a minha rede?

 

Bom dia!

Não sei exatamente como começar a minha dúvida, pois entendo muito pouco de redes.

Estou a trabalhar numa direcção em que exitem 3 linhas telefonicas com internet, das quais cada uma delas está conectadas a um router wireless cisco com entrada DSL. Os computadores acessam a internet via um modem wireless TP-Link 721N.

Nesse sentido não tenho como controlar o trafego, nem filtrar os sites acessados pelos trabalhadores para bloqueiar o download de certos pacotes, bloqueiar a entrada em certos sites e até saber que maquinas estão autenticadas na rede.

Se for o caso de reetruturar(criar) a rede de computadores, pondo uma rede cablada e um servidor de internet, de onde devo iniciar? Peço que me indiquem alguma solução open source “simples” de implementar.

Cumprimentos
Banucho Cassamo

Resposta:

Banucho,

Essa é uma ligação de rede estranha e que não está optimizada. Tem 3 linhas DSL a servir esses escritórios e cada um a servir os seus utilizadores.

O que pode fazer é “limpar” toda essa confusão e reduzir tudo a uma linha, de maior velocidade e provavelmente com um custo menor.

Depois deve ligar vários pontos de acesso, que até pode reciclar e usar os routers Cisco, e assim espalhar a rede pelos vários locais.

Para fazer a filtragem e controlo que quer pode ligar um servidor Linux e instalar-lhe um sistema para fazer essa gestão.

Existe um software que já trata de tudo para si. Falamos do PFSense, que é nada mais do que uma distribuição Linux que trata de tudo e que até pode ser executada num live CD.

Este servidor deve ser colocado entre o router de saída para a Internet e os seus pontos de acesso.

A alteração que quer fazer não é complicada e não requer grandes conhecimentos de rede.

Deve é ser bem pensada e desenhada para que não surjam problemas no momento da implementação.

[Respondido por Pedro Simões]


Uma app Android que insiste em não funcionar!

A APP Noticias do google nunca actualiza, diz sempre “verifique a ligação à internet, já desistalei, apaguei os dados e a cache, não resulta, tanto no nexus7 e nexus 5. Por WiFi ou rede dados está igual, num actualiza. Help!

Cumprimentos

Pedro Sá

Resposta:

Pedro,

Isso pode indicar não um problema com a app notícias mas sim com a Play Store.

O que deve fazer, primeiro que tudo, é limpar a cache e dados da app Play Store. Para tal, vá a Definições > Gerir aplicações > Todas > Google Play Store e carregue no botão “Limpar dados”, que também vai limpar a cache. Agora é suposto que já não tenha esse problema.

Em todo o caso, pode instalar essa aplicação a partir do ficheiro .apk abaixo, que eu mesmo extraí do sistema a partir da instalação da Play Store:

[Respondido por Hugo Cura]


Porque insistem em não arrancar o meu Mac?

 

Bom dia,

Venho por este meio pedir ajuda ao Pplware. Tenho um iMac 21.5″ de 2010, até sexta passada nunca havia dado problemas, até que estava usando o sistema normalmente quando este encrava.

Tentei forçar a saida das apps, mas nada. Então decidi desligar pelo botão de alimentação. Quando vou iniciar ele mostra uma mensagem de erro ” o mac teve de reiniciar devido a um problema grave”.

Desde ai, não consigo iniciar o sistema, apenas pelo modo “safe”. Mas mesmo assim, ele mostra um tipo de frases muito pequenas no cursor.

Já fiz reset ao SMC, VPRam e mesmo assim nada. Já formatei o disco, e mesmo assim nada.

Peço muita ajuda…

Aguardo resposta,

Décio Machado

Resposta:

Décio,

Essa é uma situação estranha. Começa com o surgir do erro, que mesmo não sendo normal pode acontecer, e termina com as soluções que tentou aplicar.

Todos os passos que fez parecem ser os correctos, mas deveriam ter solucionado o problema.

Quando fiz que fez uma formatação do seu disco não consegui perceber se fez uma instalação limpa de raiz ou se fez o restauro do OSX a partir de um backup.

O que propomos é que faça uma instalação limpa do OSX no seu Mac e que veja se ele assim tem algum problema.

Caso não exista qualquer problema deve então fazer a reposição do último backup e verifica se o problema surge.

Caso surja então o problema estará nos ficheiros que está a usar para repor o backup e por isso não o pode usar, ficando com o seu sistema limpo e livre de problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual destes três Androids devo eu escolher?

 

Bom dia,

Tenho até 200€ para gastar num smartphone mas tenho alguma dificuldade em escolher.

Tenho lido os vosso artigos e reduzi a minha escolha a 3: o wiko ridge 4G, o Asus Zenfone 5 e o BQ Aquarius 5HD.

Qual destes me aconselha? Ou existe outro dentro deste preço que seja melhor e que eu não conheça?

Agradecia mesmo uma ajuda.

Obrigada!

Inês Jaulino

Resposta:

Inês,

Ambos os smartphones estão na mesma gama e diria que a escolha entre ele poderá ser mesmo difícil.

Já tive a oportunidade de utilizar todos esses modelos (análises do Wiko Ridge 4G e Asus Zenfone 2, Aquaris E5 HD não foi publicado) e houve um que me agradou significativamente mais que os outros: Wiko Ridge 4G.

O Wiko é um smartphone com uma qualidade de construção muito boa, excelentes acabamentos, espessura bastante fina e tem um processador Qualcomm, tecnicamente melhor aos MediaTek e Intel.

O desempenho é muito bom e os 2 GB de RAM são adequados para a gama em que se insere. As câmaras e a autonomia também não desapontam.

Se tiver oportunidade, considere também o Xiaomi Redmi 2 Pro (análise ao Redmi 2 aqui), um smartphone fantástico que agora, no modelo Pro, já inclui 2 GB de memória RAM, onde o primeiro modelo com apenas 1 GB ficava um pouco prejudicado.

Está já disponível na HonorBuy, embora ainda sem stock na Europa de modo a não passar na alfândega (pode ser uma questão de dias até estar disponível).

[Respondido por Hugo Cura]


O Windows 10 vai ser pago? E depois do fim do primeiro ano?

 

Boa noite,

Tenho acompanhado os vossos artigos acerca do Windows 10 e fico sempre com a mesma dúvida.

A atualização do Windows 10 vai ser gratuita (para quem tem uma licença válida do Windows 7 e/ou Windows 8.x) durante o primeiro ano, mas após esse tempo o utilizador tem de comprar o S.O. ou o licenciamento vai ser como uma anuidade como no Office 365?

Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção.

Atentamente,

Jorge Neves

Resposta:

Jorge,

Essa sua questão tem acompanhado os utilizadores do Windows desde que a Microsoft anunciou o Windows 10 e este seu novo modo de actualização.

Para se esclarecer de uma vez por todas esta questão, resolvemos colocar esta dúvida aos nossos contactos dentro da Microsoft.

A resposta que obtivemos, e que vamos transcrever abaixo, é extremamente interessante para todos revela que a Microsoft vai mesmo “doar” o Windows 10 a todos os utilizadores.

A indicação de que a actualização para o Windows 10 vai ser gratuita durante o primeiro ano significa que dentro deste período qualquer utilizador que tenha na sua máquina um Windows 7, 8 ou 8.1 instalado vai poder actualizar o sistema operativo de forma gratuita.

Fora desse período essa actualização deixa de ser gratuita e terá de ser paga, estando ainda este modelo de venda por revelar.

A parte interessante é que os utilizadores que fizerem essa actualização vão ter um sistema totalmente funcional “para sempre”, recebendo actualizações e todas as melhorias que forem lançadas, e isto muito para além do período de um ano

Outra novidade, muito interessante, é que sempre que quiserem reinstalar a máquina, e fora do período de um ano “oferercido” pela Microsoft, vão poder fazê-lo, e sem qualquer custo associado.

Necessitam de instalar primeiro a versão anterior do Windows (7, 8 ou 8.1) e depois realizar a actualização para o Windows 10, via Windows Update.

Resumindo, aproveitem esse ano para receberem uma licença gratuita do Windows 10 e assim terem essa licença, que pode usar mais tarde fora dessa janela de tempo.

Caso deixem passar esse período vão ter de, provavelmente, abrir os cordões à bolsa e ter de comprar uma licença.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer para usar o Kodi no Android?

 

Bom dia

Gostaria que me ajudassem numa situação:

É o seguinte eu tenho um tablet que o ecrã não dá, mas consigo passar a imagem por hdmi, e como tal resolvi instalar o Kodi e usar o tablet como media center, que por sinal funciona perfeitamemte, para navegar no Kodi uso a aplicação yatse no smartphone, mas o meu problema é abrir o kodi e tenho de usar um rato.

A minha questão é se existe a possibilidade de fazer o boot diretamente no kodi, a semelhança do raspberry PI.

Cumprimentos

Marco Botelho

Resposta:

Marco,

Existem algumas aplicações de fazer isso, algumas com necessidade de permissões de acesso root e outras não. O sucesso do funcionamento da aplicação pode depender da versão que tem do Android.

Experimente a aplicação AutoStart:

Só tem de escolher a aplicação e definir o atraso que tem no seu início, ou seja, o tempo que a sua abertura é desencadeada desde que o boot fique completo.

Existem outras opções na Play Store, basta ver os relacionados.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version