Pplware

Satélite ERS-2 vai cair na terra esta quarta-feira! Não se sabe aonde…

O Satélite ERS-2 (European Remote Sensing Satellite 2) foi lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 1995. Este satélite fez parte do programa European Remote Sensing (ERS), destinado a observar e monitorizar a superfície e a atmosfera da Terra usando uma variedade de sensores. Deverá cair na Terra hoje.


ERS-2 estava fora de serviço há cerca de 13 anos

O satélite europeu de observação da Terra, ERS-2, que está fora de serviço há cerca de 13 anos, prepara-se para reentrar na atmosfera terrestre. Este satélite é também chamado “satélite avô”. A Agência Espacial Europeia revelou que o satélite vai destruir-se quase na sua totalidade durante a sua descida, que não vai ser possível controlar.

Mirko Albani, um dos membros de um dos observatórios da Agência Europeia Espacial, referiu que “vale a pena esclarecer que nenhum dos elementos que estão a reentrar na atmosfera [e vão chegar à superfície] são radioativos ou tóxicos”.

Ralph Cordey, observador da Airbus Earth, afirmou à BBC que os ERS são os pioneiros dos satélites europeus que foram lançados ao longo das últimas décadas.

Em termos de tecnologia, podemos traçar uma linha direta entre os ERS e todos os satélites Copernicus/Sentinel que monitorizam hoje o planeta Terra. Os ERS foi o início de tudo

Apesar de não haver certezas, a ESA revelou que poucos destroços irão realmente chegar à superfície da terra. O mais provável de chegar é uma antena sintética, construída no Reino Unido, construída com fibra de carbono.

Exit mobile version