Pplware

Aumento da temperatura: recomendações da DGS contra o calor

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista uma subida acentuada das temperaturas em todo o território continental, com origem na deslocação de uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África. Conheça as recomendações da DGS.


Esta situação poderá configurar uma onda de calor, com valores máximos entre 35ºC e 40°C na generalidade do território Continental, e entre 40ºC e 44°C no interior Sul, vale do Tejo e vale do Douro. As temperaturas mínimas também permanecerão elevadas, podendo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais.

Embora fenómenos deste tipo estejam a tornar-se mais frequentes, devem ser observados com atenção e cuidado. Situações de calor extremo não geram apenas desconforto. Comportam, também, riscos para a saúde, requerendo uma resposta ativa por parte das autoridades, mas também um comportamento preventivo por parte dos cidadãos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), em estreita articulação com o IPMA e as Entidades do SNS, continua a acompanhar de forma próxima e em permanência a situação meteorológica e o seu impacto na saúde, reforçando as medidas do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde, em articulação com as estruturas regionais e locais.

Este período de calor apresenta uma duração ainda incerta, podendo prolongar-se para o início do mês de julho, especialmente no Sul do país.

Face a esta previsão, a DGS recomenda…

Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco.

 

Exit mobile version