Pplware

Slate vs iPad – Existe mesmo concorrência?

Esta semana foi pródiga em novidades e tendências para futuro: falámos do fim das escolhas conforme as conhecemos, falámos que os dispositivos móveis estão a ganhar mercado e falámos de forma generalizada no que pode a cloud e os slate representar na nossa vida.

Mas quais slates? Só conheço o iPad, no verdadeiro sentido do conhecimento. E a concorrência? Sim também a há. E vale alguma coisa?

Como puderam ver no vídeo as duas plataformas apresentadas não são muito diferentes em termos de hardware, mas a diferença grande é sem dúvida no sistema operativo que correm.

Por um lado temos o IOS que tantas provas de capacidade já deu e por outro temos o muito utilizado Windows 7. Podem argumentar que é uma comparação injusta pois estão a ser comparados um sistema operativo de um telefone adaptado para um tablet e um sistema operativo de PC adaptado a um tablet. Mas será mesmo assim?

Pelo que puderam ver, ambas as plataformas conseguem lidar perfeitamente com o que lhes é exigido. Ou seja, nem um é insuficiente nem o outro é demasiado. Aparentemente ambos estão adaptados perfeitamente às tarefas exigidas !

Naturalmente tinha de haver um vencedor, ou, tal como foi o caso deste teste, um que ficou ligeiramente mais à frente do outro. Mas também, era esperado que assim fosse. Fazer um produto novo, com uma base de comparação bem sólida, e ainda assim ficar atrás? Não seria muito lógico.

Mas isto levanta uma questão, que já foi afirmada e questionada centenas de vezes, mas noutro equipamento do mesmo fabricante. Existe realmente algo para comparar? Não são estes produtos, mais uma vez, distintos na sua forma e no seu propósito? Acreditamos que sim. Mais uma vez estamos a querer comparar um equipamento de lazer com um PC, e isso não é comparável.

O iPad está implementado, é um facto! Mas e onde têm andado as promessas que foram feitas depois da apresentação do iPad? Estamos na presença de mais um grande produto da Apple que consegue uma posição invejável no mercado, que todos querem imitar e que na verdade ninguém consegue de forma plena?

A HP tinha um slate pronto a sair, Steve Balmer vem a público apresentá-lo e acabaram por deixá-lo cair por terra. Na verdade, desde essa altura que poucos foram os que apresentaram algo parecido ou até viável.

Falou-se também de um tablet equipado com ChromeOS mas que nunca saiu do estirador e de maquetas. Tinha muito boa imagem, mas acabou esbatido na falta de vontade generalizada. A Google desistiu ou falta-lhe capacidade para inovar? Está a concorrência a querer descredibilizar o iPad?

E está o mercado preparado para mais um nicho de equipamento? Cada vez mais começa a haver uma dispersão de tipos de equipamentos orientados a mercados muito específicos e poucas empresas de hardware conseguem acompanhar. A rotura aproxima-se? Não, todas vão ter de se adaptar e fazer as escolhas que pensam ser as mais acertadas. Algumas empresas, como a Apple tem sabido fazer as escolhas certas, um pouco por culpa dos seus seguidores mas também graças aos muitos bons produtos que têm feito. Equipamentos como iPhone e o iPad, quer queiramos quer não têm já um lugar garantido na história por muitos e bons anos. Quer seja pelas suas capacidades ( e elas existem e estão provadas) ou pelo burburinho que foi gerado à sua volta, a verdade é que são já marcos.

As perguntas que deixamos são simples. Apesar de tudo o que foi prometido vai mesmo haver concorrente à altura do iPad? E se sim de onde virá ele? De um gigante ou este fornecerá apenas o software? Está o iPad condenado ao sucesso?

Gostávamos de saber a vossa opinião. E não vamos tornar este artigo uma batalha de fã boys. Obrigado.

Exit mobile version