Há imagens e marcas que marcam épocas e eras, e que se estendem para lá da sua vida útil. O Windows XP, em todas as suas frentes, foi um desses ícones, e que agora chegou ao fim!
A Microsoft terminou o seu suporte a este muito bem sucedido sistema operativo no passado dia 08 e agora vem mostrar um pouco mais sobe outra das marcas deste sistema operativo, o seu wallpaper único e inconfundível.
A icónica imagem que durante muitos anos esteve a servir de fundo em milhões de computadores em todo o mundo foi tirada pelo fotografo Chuck O’Rear e tem o nome “Bliss”.
Muitos não acreditam, mas a imagem que todos sabem reconhecer como uma das imagens associadas ao Windows XP, e até à própria Microsoft, não teve qualquer tratamento adicional (Photoshop) e é completamente original. A Microsoft apenas a recortou ligeiramente para que estivesse adaptada às dimensões dos ecrãs da altura.
Bliss, originalmente intitulado Bucolic Green Hills, é o papel de parede predefinido do sistema operativo Windows XP da Microsoft. Trata-se de uma fotografia praticamente não editada de uma colina verde e de um céu azul com nuvens brancas na zona vitícola americana de Los Carneros, na região vinícola da Califórnia. Charles O’Rear tirou a fotografia em Janeiro de 1996 e a Microsoft comprou os direitos em 2000. Estima-se que milhares de milhõesde pessoas tenham visto a imagem, tornando-a possivelmente a fotografia mais vista da história.
There was absolutely no Photoshop or any editing involved. I live 60 miles north of San Francisco in a wine region of Napa Valley.
I took the photograph in an area called Carneros. I took the picture in 1998, when I was driving down to see my then girlfriend Daphne.
Na procura da melhor imagem para colocar no fundo do ecrã do Windows XP as equipas da Microsoft cruzaram-se com a imagem Bliss e quase de imediato a escolha foi tomada.
O resto da história todos sabem e também o sucesso que teve. É provavelmente a imagem de fundo de ecrã mais conhecida e aquela que mais rapidamente é associada a um sistema operativo.
O local onde a fotografia foi tirada ainda existe e está inalterado, mas, como seria de esperar, as imagens que se conseguem tirar são completamente diferentes. A galeria acima mostra algumas imagens recentes tiradas nesse mesmo local.
A Microsoft, e para “celebrar” o fim do Windows XP, lançou um vídeo/documentário onde o fotógrafo Chuck O’Rear conta toda a história desta fotografia e como a conseguiu capturar.
Esta é e será uma imagem de marca da Microsoft e dos seus sistemas operativos. Ainda hoje, décadas depois de lançado o Windows XP, ainda é usada e é reconhecida como um wallpaper.
O fim do Windows XP marca o fim de uma era, mas de certeza que o seu wallpaper continuará e será mantido por milhões de utilizadores.