Pplware

Tem uma smartTV? Os seus dados podem estar a ser partilhados com a Netflix e o Facebook

São cada vez mais as casas equipadas com uma smartTV. As televisões inteligentes, com aplicações e que se ligam à Internet, estão presentes no dia-a-dia de mais utilizadores e, por consequência, as vulnerabilidades começam a surgir.

Estudos recentes demonstram que empresas como a Netflix, Facebook ou Google, estão a receber dados confidenciais dos utilizadores diretamente destas televisões. Assim, há marcas que se destacam!


A nossa smartTV, a nova espiã das nossas vidas… mesmo quando está desligada

Estudos recentes, levados a cabo por investigadores da Northeastern University e Imperial College London, revelaram que as smartTVs são as novas espiãs das nossas vidas. Na verdade, esta não é uma informação propriamente surpreendente, considerando que se trata de um equipamento ligado à Internet.

Uma das principais conclusões do estudo indica que as televisões inteligentes estão a partilhar dados dos utilizadores. Nomeadamente, a localização e endereços de IP à Netflix. A Google e o Facebook, contudo, estão a receber informações relativas aos hábitos dos consumidores, para efeitos de publicidade. Entre elas estão assim as smartTVs da Samsung, LG e até os dongles de streaming Roku e FireTV da Amazon.

No caso da Netflix, os dados estavam a ser enviados independentemente do utilizador ter ou não conta no serviço. Além disso, mesmo com as TVs desligadas, havia partilha de dados.

A juntar a isto, e a confirmar muitas outras evidências, também outros dispositivos inteligentes foram identificados como meios de partilha de dados com terceiros.

Publicidade dirigida

Inegavelmente, hoje estamos na Internet. Sabemos, portanto, que grande parte das nossas ações estão a ser analisadas pelas grandes empresas especialistas em publicidade. O objetivo é oferecer-nos aquilo que mais interesse nos desperta atenção em determinado momento da nossa vida.

Num outro estudo, desenvolvido pela Princeton University, concluiu-se isso mesmo. A publicidade dirigida, está a obter também informações recolhidas através da utilização de smartTVs e equipamentos de streaming associados. Amazon, Google, Akamai e Microsoft foram as empresas que mais lucraram com esta recolha e partilha de informação.


Exit mobile version