O rumor não é novo. Desde há meses que se prevê que surja uma loja online de música da Google. Há poucos dias surgiram informações, provenientes de fontes ligadas à indústria da música que trabalham com a Google, que estaria planeado o lançamento deste serviço no prazo de uma ou duas semanas.
Nenhuma informação é oficial mas ontem foi possível, durante algum tempo, visualizar uma pequena descrição da possibilidade de “comprar milhões de músicas no Android Market” a partir do endereço da Google Music beta quando acedido num dispositivo móvel.
Chamar-se-á Google Music Store? Google Music Market? Ou apenas o serviço Music do Android Market?
Como disse, nada é oficial. A imagem acima que refere “music store” foi editada por mim e apenas se “rende” a um rumor, uma vez que, mesmo no “descuido” da Google na página móvel da Google Music, não é referido nenhum nome novo.
Abaixo está o screenshot que foi possível visualizar durante algum tempo seguido do que está actualmente visível.
O ponto 2 é claro e refere-se ao que está actualmente em desenvolvimento, quiçá pronto, e que provavelmente nos brindará brevemente. O “misterioso” botão Shop Android Market aponta para o endereço https://market.android.com/music que se encontra, para já, inactivo.
Este novo serviço irá estar ligado à rede social Google+ que permitirá recomendar músicas aos contactos dessa rede, os quais poderão ouvir a música uma vez gratuitamente. Tal como já aqui analisámos, o serviço Music beta está em funcionamento já há alguns meses e permite ter disponíveis online um máximo de 20000 músicas, de forma gratuita (enquanto estiver em fase beta). É suposto ser usado apenas nos EUA mas, com um pequeno truque de usar um proxy americano, é possível contornar facilmente essa restrição. Saiba pormenores aqui.
Estes serviços de venda de música online gigantescos, como já existe na Amazon MP3 e iTunes Store, envolvem sempre a questão de contratos com várias editoras de modo a haver uma oferta rica em conteúdo e variedade… afinal, falamos de “milhões de músicas”. Nomes como EMI, Universal Music, Sony Music Entertainment e Warner Music terão, obrigatoriamente, que fazer parte deste “mega contrato” com a Google, algo que nem sempre consegue ser feito rapidamente ou, pelo menos, tão rapidamente quanto pretendido. Isto porque existem algumas suspeitas de problemas de negociações relativos a pirataria e afins encontrados facilmente em resultados do motor de busca da Google bem como no serviço de vídeos YouTube.
Será esperado que a venda de músicas seja feita em formato MP3 e que fique igualmente disponível na biblioteca online. O preço de cada música deverá ser de $0.99, cerca de 0.70€. [via]
Aproveito ainda para dar a conhecer um serviço associado ao Music beta, o Magnifier.
Magnifier
O Magnifier é um site/blog de descoberta e divulgação de música que destaca, diariamente, uma música de um intérprete diferente, acrescentando-lhe também uma pequena descrição. É possível adicionar gratuitamente a música à biblioteca do Music beta bastando para isso um clique no botão Add free music. Existe também um arquivo de músicas gratuitas com uma quantidade já considerável.
Resumindo:
- É possível adicionar instantaneamente qualquer música (ou todas) à biblioteca do Music beta
- É gratuito
- Um intérprete é destacado devido a alguém, na equipa de música da Google, achar que o merece.
Mesmo que não visite regularmente o Magnifier, sempre que abrir o Music beta aparecerá uma notificação, como demonstra a imagem acima, que permite adicionar à biblioteca as músicas divulgadas recentemente.