A guerra dos serviços de streaming começou quando a Apple apresentou ao mundo o seu Apple Music. Depressa a concorrência percebeu que iria perder parte da sua clientela para este serviço e por isso começou a tomar algumas medidas discretas.
O Spotify, a que poderá ter perdido mais com a chegada do Apple Music, tem agora uma campanha a decorrer que quer levar os seus clientes a subscreverem os seus serviços directamente no seu site, abandonando as compras feitas via iTunes.
A razão para esta mudança que o Spotify está a fazer é simples e resume-se apenas a um factor. Falamos do preço que é praticado e pela diferença que existem em ser comprado o serviço via App Store, pela aplicação do Spotify, ou pelo site do próprio Spotify.
Na verdade a diferença de preço pode ser significativa, dependendo do local onde é comprado. Caso seja feita a compra via iTunes o preço fica em 12,99 dólares e se for feita via Spotify o mesmo serviço tem o preço de 9,99 dólares, preço da maioria dos serviços.
Esta diferença vem da margem de lucro que a Apple aplica, os famosos 30%, e que estão a ser acrescidos ao valor inicial.
O que o Spotify está agora a fazer é a enviar uma mensagem aos seus clientes que sabe estarem a fazer a compra pelo iTunes e a pedir que renovem a sua assinatura no site do Spotify, por ser mais barato.
Basicamente o que é aconselhado é que cancelem a renovação automática e que no momento da renovação optem por fazê-lo no site do Spotify, poupando assim algum dinheiro.
Numa altura em que o Apple Music está a firma-se no mercado o Spotify precisa de cativar os seus clientes e impedi-los de mudarem para o novo serviço da Apple.
Neste momento ainda nenhum utilizador está a pagar pela utilização do Apple Music, mas provavelmente no final do período de testes muitos vão desistir.
Mas a chegada do Apple Music acabou por ter um efeito positivo na concorrência. O próprio Spotify está a ganhar com isso ao manter-se como uma das aplicações mais descarregadas na última semana.
Com a consciência de que existe este serviço e com a possibilidade de poder ser usado de forma totalmente gratuita, os utilizadores querem testar e usar. O facto da Apple não ter, ainda, uma versão para Android vem também dar força à concorrência.
Conseguirá o Spotify roubar clientes ao Apple Music com a sua oferta gratuita?