Pplware

Spotify pode em breve deixar que a publicidade seja dispensada no plano gratuito

O Spotify é dos serviços de streaming de maior sucesso na Internet. Dá acesso a milhões de músicas de forma gratuita, tendo os utilizadores de aceitar a publicidade apresentada, para que possam usar o serviço.

Este cenário é aceite por muitos, mas em breve poderá mudar de forma drástica. Está já em testes um novo modo gratuito, onde os utilizadores podem dispensar a publicidade e seguir para a próxima música.


Assente em 2 planos, o Spotify tem conseguido cativar os utilizadores e crescer de forma exponencial. Quem não quer pagar pode usar o serviço, tendo apenas de ouvir publicidade de forma periódica. Estas são regras firmes e que conseguem manter o serviço gratuito, garantindo que a empresa não perde dinheiro.

A grande mudança no plano gratuito do Spotify

Esta fórmula pode mudar em breve, passando os utilizadores a poder dispensar a publicidade sempre que esta for apresentada, não havendo qualquer limite para o número de vezes que este passo é feito.

Os testes estão já a ser feitos na Austrália, onde desde o passado mês de julho está a ser usada a funcionalidade Active Media. A ideia do Spotify é depois alargar esta novidade ao resto do mundo e assim passar a dar a possibilidade a todos os utilizadores da sua versão gratuita.

Menos publicidade e mais música no Spotify

O Active Media está pensado para recolher informação sobre os anúncios que foram ouvidos, garantindo assim ao Spotify que consegue traçar um perfil mais preciso da publicidade que deve ser apresentada e que realmente interessa aos utilizadores. Com isto consegue depois apresentar menos publicidade desinteressante.

Ao mesmo tempo, vai ser possível rentabilizar mais publicidade apresentada, podendo esta ser mais cara, pois existe uma maior probabilidade de ser do interesse de quem a vai ouvir. Há ainda o perigo de perder clientes Premium, por acabar por ter menos publicidade, o fator que mais leva à subscrição do serviço.

Esta novidade parece ser uma medida que o Spotify vai aplicar para tentar combater o Apple Music e assim conseguir ter mais utilizadores, ao mesmo tempo que consegue monetizar mais os utilizadores que tem já na sua plataforma.

Exit mobile version