Os serviços de streaming de música vieram mudar a forma como acedemos a esta forma de entretenimento. Com uma concorrência cada vez mais feroz, o Spotify tem-se conseguido manter no topo e derrotar serviços como o Apple Music.
O seu crescimento tem-se acentuado e agora a empresa anunciou que tem já 30 milhões de subscritores. Um número recorde e que mostra bem a força deste serviço.
A chegada da Apple ao mercado do streaming de música veio colocar uma pressão sobre o Spotify e sobre todos os restantes serviços. Com a força da empresa e a apetência dos seus clientes para estes novos serviços, muitos deram como certo o fim do Spotify.
Mas a verdade é que o Spotify tem conseguido superar todas as expectativas e tem crescido de uma forma que não era esperada. Os seus números são já muito elevados e isso mostra a boa fase que este serviço atravessa.
Desde Junho do ano passado que a empresa não dava conta dos seus números, onde revelou ter 20 milhões de subscritores pagantes. Mas, num simples Tweet, o seu fundador deu a conhecer a nova realidade da empresa. São já 30 milhões os utilizadores que mensalmente subscrevem este serviço e que pagam para o usar.
We have 30 million @Spotify subscribers, but none of them are in Cuba … yet. So cool to see Cuba opening up! https://t.co/nZa67f0l8U
— Daniel Ek (@eldsjal) 21 de março de 2016
Estes 10 milhões de novos subscritores revelam um crescimento similar ao do Apple Music, que apresentou resultados na casa dos 11 milhões de utilizadores.
Em apenas 9 meses ambos os serviços cresceram de forma similar, com a Apple a ter do seu lado o seu nome e a apetência natural dos utilizadores para os usarem.
A crescer de forma sustentada, com 10 milhões de novos utilizadores a cada ano, o que acontece já desde 2014, o Spotify tem conseguido bater-se de forma igual com o Apple Music e o Tidal, que conseguiram exclusivos com artistas de peso, o que se julgava ser suficiente para roubar subscritores.
Esta é uma indústria que não é nova, mas que começa agora a mostrar maturidade e a adesão dos utilizadores. É provavelmente uma das mais lucrativas, com um foco cada vez mais crescente nos dispositivos móveis.
Com estes números agora apresentados, o Spotify volta a mostrar a sua forma e revela que não foi a chegada do Apple Music que fez agitar as suas bases.