O Grooveshark foi um serviço de música que acompanhou muitos ao longo dos anos. Infelizmente não resistiu à pressão da industria e foi obrigado a fechar.
Mas aparentemente este terminar de actividade foi apenas temporário pois regressou, com outra base e com outro domínio, mas com quase todas as suas funcionalidades.
Foi no final da semana passada que os criadores do Grooveshark anunciaram o fim do seu serviço de streaming de música. Por imposições legais, relacionadas com processos a decorrer em tribunal, a empresa viu-se obrigada a fechar portas e a desligar o seu site e o seu serviço.
Quando todos pensavam que este passo teria sido o fim do Grooveshark, eis que este surgiu novamente, num novo domínio, num novo site e com todos os mesmos conteúdos que disponibilizava antes.
O novo site, alojado no domínio grooveshark.io, é agora pertença de outro utilizador, que nada tem a ver com a empresa que era dona do serviços.
Segundo informação que foi possível recolher a história deste novo site é muito simples. Um utilizador do serviço conseguiu recolher grande parte dos conteúdos que o Grooveshark disponibilizava e assim criou este novo site.
How can I do this? Well, I started backing up all the content on the website when I started suspecting that Grooveshark’s demise is close and my suspicion was confirmed a few days later when they closed. By the time they closed I have already backed up 90% of the content on the site and I’m now working on getting the remaining 10%.
Este é apenas o início deste novo Grooveshark e a equipa que o está a manter pretende a breve prazo voltar a dar aos utilizadores todas as funcionalidades que o serviço tinha.
É provável que a industria musical vá agora tentar fechar esta nova versão do Grooveshark, mas os seus criadores tomaram já algumas medidas para se precaverem e protegerem.
Por ser apenas um motor de pesquisa para os ficheiros de áudio que disponibiliza, criou um mecanismo para serem reportadas situações em que esses conteúdos sejam removidos.
Por outro lado o alojamento e o registo do domínio estão fora dos Estados Unidos, o que lhes garante alguma protecção contra qualquer medida legal que tente ser implementada.
Não sendo a versão original do Grooveshark, esta nova proposta é para já uma excelente alternativa para quem o usava. Ainda vai crescer e melhorar, esperando-se que em breve seja o que o Grooveshark foi.