O Kodi é o melhor e mais completo media center que podemos encontrar. Para além de podermos usar os nossos conteúdos, quer locais quer espalhados pela nossa rede, permite também usar add-ons que o melhoram e que dão acesso a outras fontes.
É precisamente nestes add-ons que, para muitos, o problema do Kodi reside. Nem todos os conteúdos são legais e agora o Kodi pode estar a espiar os utilizadores, detetando quem usa esses add-ons para aceder a esses conteúdos.
Todos sabem que o Kodi tem a fama e a utilização que tem graças à facilidade com que permite o acesso a conteúdos que são ilegais e pela sua vertente de pirataria.
Mas estes tempos podem estar perto de terminar, tudo graças a um novo add-on que foi criado. Conforme está a ser reportado, o add-on KN Addon Caretaker, criado pelo programador de Kodi Birger Jesch, verifica a existência dos conhecidos add-ons de acesso a filmes e séries, bloqueando a utilização deste media center.
Na prática, o KN Addon Caretaker valida os add-ons instalados e compara-os com uma base de dados onde estão registados os add-ons e repositórios que se sabe que infringem as regras. Caso um deles seja encontrado, é mostrado um alerta no ecrã, que apenas é removido quando os add-ons problemáticos são desinstalados.
Claro que o KN Addon Caretaker é de instalação voluntária, mas o problema é que este é extremamente simples de integrar nas skins, que podem depois fazer a verificação, sem o utilizador a ter autorizado.
Este cenário foi já encontrado em pelo menos 2 skins. Caso usem as skins Estuary MOD V2 ou Embuary, então o KN Addon Caretaker foi instalado e devem removê-las.
Apesar de não ser um add-on oficial, os utilizadores esperam que o Kodi mantenha a filosofia que o tem guiado e que num futuro próximo este tipo de add-ons acabem por não ser bem recebidos. Por outro lado, esta é uma ajuda preciosa para restabelecer a imagem deste media center, que nos últimos tempos tem estado demasiado associada à pirataria e aos conteúdos ilegais.