Não é a primeira vez que vemos uma marca de smartphones a promover a câmara fotográfica do seu smartphone com uma fotografia que não foi captada por ele.
Ainda há poucos meses, aquando do lançamento do Galaxy A8 (2018), a Samsung foi acusada de ter ido roubar uma foto ao catálogo do Getty Images, agora, com a promoção do Galaxy A8 Star a situação repete-se e foi a própria autora da foto que denunciou a situação.
No site oficial da Samsung, na página relativa ao novo Samsung Galaxy A8 Star, existe a lista de especificações acompanhada das já típicas imagens ilustrativas e de alguns exemplos de fotos, que tendemos a acreditar que são fotos realmente captadas pelos smartphones.
Neste caso, a situação não é bem assim.
Dunja Djudjic, uma fotografa com imagens à venda na plataforma Getty Images através do site EyeEm, recebeu uma mensagem a parabenizá-la pela venda de uma foto, captada com uma DSLR com abertura f/2.0. Com uma rápida pesquisa, percebeu que tinha sido a Samsung a fazê-lo para destacar o efeito de modo retrato do seu novo smartphone.
No site da Samsung pode ver-se a mesma imagem, completamente editada, revelando uma como “original” e outra com o “efeito desfocado”, já conhecido como Live focus.
Além da fotografia ser da autoria de Dunja Djudjic, é também da sua cara que aparece, fazendo dela a “verdadeira” cara da campanha promocional da Samsung.
Numa publicação onde explica toda a história, Dunja Djudjic conclui:
Infelizmente, não é novidade que as empresas de smartphones usem fotos DSLR para falsificar os recursos da câmara. A Samsung fez isso antes, assim como a Huawei. E acredito que muitas outras marcas o fazem, ainda não descobrimos. Tenho certeza de que a Samsung, pelo menos, comprou minha foto legalmente, embora eu não tenha recebido a confirmação dela. Mas, independentemente disso, isto é publicidade enganosa.