O Flickr é um dos maiores serviços de alojamento de imagens e de vídeos da Internet. Tem sofrido ao longo dos anos algumas conturbações com a sua liderança, culpa de ter mudado de mãos várias vezes.
O seu atual detentor, a SmugMug, resolveu agora alterar profundamente os seus planos e assim, o Flickr passou a limitar as contas gratuitas a apenas mil fotografias.
O Flickr é muito mais do que um serviço de armazenamento de imagens e de vídeos e quer manter a sua filosofia de comunidade de partilha de conteúdos entre os seus utilizadores.
Isso obriga a que sejam feitas alterações profundas na sua estrutura e a primeira medida é o fim da disponibilização de 1TB de espaço, limitando este armazenamento a 1000 fotografias.
Esta medida vai entrar em vigor já muito em breve, no dia 8 de janeiro de 2019. Todas as contas que tenham mais que o limite máximo nessa data vão ver essas imagens eliminadas.
Esta limpeza de ficheiros excedentes das contas inicia-se no dia 5 de fevereiro e incidirá sobre os ficheiros mais antigos, até que o limite de 1000 imagens/vídeos sejam atingidos.
Todos os utilizadores que queiram continuar a usar o Flickr excedendo os limites das contas gratuitas, têm disponível o plano Pro, que oferece espaço ilimitado de armazenamento e que tem um custo de 5,99 dólares mensais.
Este plano Pro inclui suporte a fotos 5K (5120 x 5120) de 26 megapixels. No caso das contas gratuitas, o limite é de 4 MP. Os vídeos, por sua vez, irão aumentar na sua duração, passando de três minutos para dez minutos, a partir do início de 2019.
A SmugMug justifica esta alteração no Flickr com 3 pontos. A primeira pretende renovar a imagem do serviço, deixando de ser apenas um local para armazenar ficheiros na Internet.
Como segundo ponto desta justificação aponta a necessidade de mostrar que a ideia de não necessitarem de pagar para ter armazenamento está errada. Por fim, pretende monetizar o serviço de forma diferente, deixando de depender de publicidade.
Depois de várias mudanças de mãos, em que foi detido pelo Yahoo e pela Verizon, o Flickr está agora nas mãos da SmugMug, que quer revitalizar e renovar o serviço. Infelizmente esta mudança será feita à custa dos utilizadores.