Pplware

Análise Panasonic Lumix DMC FZ-200

Uma grande máquina… uma viciante capacidade de zoom!

Após termos feito o Unboxing, debruçámo-nos mais em pormenor sobre esta Panasonic Lumix DMC FZ-200, de forma a obter uma ideia mais aprofundada das capacidades que esta máquina oferece.

Assim, após vários testes e muitas fotografias depois… aqui fica a nossa análise a esta poderosa Lumix!

1ª Parte – A máquina

Principais Características

Ópticas

Gravação

Diversos

Conheça todas as especificações aqui.

 

Na caixa

Os equipamentos que vêm com esta FZ-200, são os seguinte:

Primeiras Impressões

Como gostei bastante da experiência com a Panasonic Lumix FZ-150, as minhas expectativas estavam consideravelmente altas quando a FZ-200 me chegou às mãos.

Não me desiludiu, muito pelo contrário, senti que toda a qualidade a FZ-150 oferecia, encontrei igualmente na FZ-200 com a vantagem que essas mesmas qualidades se encontram, como é óbvio, melhoradas.

É uma máquina com um peso aceitável e que proporciona uma aprendizagem de utilização muito fácil onde, em relativamente pouco tempo, o utlizador se ambienta a todos os botões e funcionalidades, permitindo um conhecimento mais rápido de todo o potencial que a FZ-200 oferece.

Caracterização

Esta Panasonic Lumix DMC FZ-200 é uma bridge (tipo SLR) Super Zoom, que se apresenta numa cor preta com um peso agradável tendo em conta as suas potencialidades, pesando aproximadamente 537 gramas, sem a bateria nem o cartão de memória SD e 588g com estes. Tem dimensões semelhantes a outras máquinas fotográficas do género, com 125.2 mm de largura, 86.6 mm de altura e 110.2 mm de profundidade.

O facto de ser uma bridge confere-lhe algumas vantagens como um potente zoom, boa focalização, grande profundidade de campo, boa qualidade de imagem em situações de boa iluminação, boa qualidade de vídeo e dimensões simpáticas.

A máquina adapta-se bem à nossa mão, permitindo explorar e alcançar os botões com facilidade, contudo essa tarefa é mais cómoda quando seguramos a máquina com as duas mãos, sobretudo para quem, como eu, tem mãos pequenas.

À semelhança da Fz-150, esta Lumix FZ-200 vem também equipada com uma grande angular Leica, sendo esta a primeira DC VARIO-ELMARIT de 26-600 mm do mundo (equivalente a uma cãmara de 35mm), com uma abertura de alcance de F2.8, o que permite captar a grandes distâncias com um disparo de velocidade bastante rápido.

A capacidade de zoom é, na minha opinião, o grande trunfo em que estas Lumix investem, sendo que este modelo apresenta um potente zoom óptico de 24x, para fotografia e vídeo e, graças à tecnologia de resolução inteligente, vem ainda equipado com Zoom Inteligente de 48x.

A máquina vem equipada com um poderoso Sensor MOS de Alta Sensibilidade de 12.1 mp e o Venus Engine de forma oferecer ao utilizador uma sensibilidade e qualidade de imagem perfeitas.

Aqui fica uma caracterização dos compotentes desta Lumix FZ-200:

1 – Lente

2 – Controlo de Zoom

3 – Seleccionador de Modo

4 – Temporizador

5 – Flash

6 – Cilindro da Lente

7 – Suporte para a fita do ombro

 

8 – Obturador

9 – Fotografia em Série

10 – Gravação de Vídeo

11 – FN1

12 – Botão de ON/OFF

13 – Sinal de ON/OFF

14 – Hot Shoe

15 – Microfone Stereo

16 – Abertura de Flash

 

17 – Botão EVC/LCD

18 – Ajuste de Dioptria

19 – Visor

20 – Botão de Reprodução

21 – Botão de AF/AE Lock (Auto-focus/Auto-exposure)

22 – Monitor LCD

23 – Disco traseiro

24 – FN3

25 – Eliminação (Q. Menu)

26 – Botão de Cursor

27 – Menu

28 – Display

 

29 – Nivelador de Zoom Lateral

30 – Focus

31 – Seleccionador de Focus

32 – Entrada para Microfone Remoto

33 – Entrada AV Out/Digital

34 – Entrada HDMI

35 – Coluna

 

36 – Encaixe para Tripé

37 – Botão de Abertura

38 – Armazenamento da bateria e cartão de memria

39 – Acoplador DC

Menu

O menu deste equipamento apresenta um vasto e diversificado leque de opções e funcionalidades para tirar o máximo partido das capacidades desta máquina.

Aqui encontra todas as definições necessárias para adequar o modo de fotografar a cada cenário específico. de forma a conseguir imagens mais definidas e com mais qualidade.

Aqui pode escolher as diversas categorias de fotografia que a FZ-200 oferece, bem como configurar as definições de captação de imagem e de vídeo e aceder às configurações gerais.

Depois de começar a explorar, verifica que facilmente acede e configura aquilo que pretende, encontrando rapidamente as definições que deseja.

A Lente Leica

Esta Lumix FZ-200 vem ainda equipada com uma grande angular Leica, sendo esta a primeira DC VARIO-ELMARIT de 26-600 mm do mundo (equivalente a uma cãmra de 35mm), com uma abertura de alcance de F2.8, o que permite captar a grandes distâncias com um disparo de velocidade bastante rápido.

Não se trata de uma lente Leita ‘original’ pois se fosse, esta câmara fotográfica teria que custar entre 2.000 a 5.000€, e o seu preço encontra-se na média dos 403€, um pouco mais barata que a FZ-150.

A Panasonic e a Leica trabalham em conjunto, o que permite que as lentes tenham a qualidade da leica mas não sejam as leicas que ouvimos falar, isto é, estão abragidos todos os termos de qualidade para que as lentes da Panasonic tenham direito a ter ‘LEICA’ no nome. E só por isso é uma questão de segurança e confiança para quem compra.

Quando ao zoom, que iremos abordar em mais pormenor, esta lente permite um potente zoom óptico de 24x, para fotografia e vídeo e ainda um Zoom Inteligente de 48x.

A qualidade parece estar garantida!

2ª Parte – A Experiência

Categorias de Fotografia

Todas as máquinas fotográficas oferecem um conjunto de diversos modos de fotografia e a Panasonic Lumix FZ-200 não é diferente.

No seleccionador de modo, encontra várias opções para adequar ao ambiente, cenário, situação ou objecto que pretende captar.

A qualidade da imagem conseguida deve-se também ao Sensor MOS de Alta Sensibilidade de 12.1 megapíxeis e ao processador Venus Engine. Com este sensor, consegue-se uma imagem super clara e com menor ruído, mesmo numa gravação de alta sensibilidade.

O sensor permite ainda uma velocidade de diaparos de 12fps, em resolução total com disparo mecânico.

As categorias deste equipamento apresentam-se organizados de forma diferente comparativamente à FZ-150.

Nesta Lumix FZ-200 pode encontrar as seguintes categorias:

Auto Inteligente é o modo onde o utilizador pode começar a tirar as suas fotografias caso não seja muito experiente, uma vez que a máquina ‘absorve’ a informação da imagem a ser captada, como luminosidade, cores, formato, etc, e capta a imagem da forma mais correcta. O resultado é uma fotografia com excelente qualidade.

Aqui o utilizador pode dar largas à sua imaginação através de 14 diferentes efeitos artísticos que são eles:

Expressivas

Retro

Alto Contraste

Pouca Luz

Sépia

Monocromático Dinâmico

Arte de Impressão

Dinâmica Elevada

Processo Cruzado

Efeito Brinquedo

Efeito Diminuto

Focagem Suave

Filtro Estrela

Cor de um Ponto

Nesta categoria tem a possibilidade de escolher um dos 18 cenários disponíveis onde a máquina personaliza as definições de imagem para cada cenário específico.

São estes os 18 cenários possíveis:

Retrato

Pele Suave

Cenário

Disparo Panorama

Desporto

Panorâmico

Retrato Nocturno

Cenário Nocturno

Foto Nocturna Manual

HDR

Comida

Bebé 1

Bebé 2

Animal de Estimação

Pôr do Sol

Alta Sensibilidade

Através de Vidro

Modo foto 3D

 

Aqui pode ter ajustes pré-definidos por si para utilizar em fotos que capte regularmente.

Gravação de vìdeo com efeitos e definições ajustáveis.

As fotografias são ajustadas através do valor de abertura e a velocidade do obturador.

O valor de abertura será determinado pela velocidade do obturador.

A velocidade do obturador sera determinada pelo valor de abertura.

Fotografia e Zoom

A qualidade obtida nas imagens captadas por esta Lumix Fz-200 não me desiludiu face à experiência que tive com a FZ-150. Mediante o ajuste e escolha do modo mais indicado para cada situação, o utilizador consegue resultados bastante satisfatórios com resolução de imagem, pormenores definidos, cores vivas e salientes e pouco ruído.

Nota: Em nenhuma fotografia se recorreu a tripé.

Deixamos aqui alguns exemplos da imagem conseguida com a FZ-200:

Na experiência com este equipamento, fotografar torna-se rapidamente num vício (dos saudáveis) pois queremos explorar mais, experimentar as diferentes definições, captar pormenores com boa difinição… ou seja a máquina também promove a apredizagem sobre fotografia.

Bastam poucos minutos para se familiarizar com o equipamento e, ao explorar as diversas funcionalidades, consegue ajustar as definições como pretende.

A lente grande angular de 24 mm Leica, permite-lhe capturar imagens, pessoas, cenários e objectos que se encontrem em distâncias consideráveis, com excelente qualidade.

O poderoso Sensor MOS de Alta Sensibilidade de 12.1 mp e o Venus Engine também promove imagens com qualidade e perfeição.

Também de noite, ou em situações de pouca luz,  nocturno a qualidade obtida é impressionante. O utilizador consegue imagens com uma tonalidade agradável, clara e suave, com pormenores definidos numa combinação elegante e perfeita.

A característica que mais me fascina nas Lumix da Panasonic é, sem dúvida, a capacidade de zoom, não fosse este equipamento uma super-zoom!

É com bastante facilidade que o utilizador, mesmo que seja amador e não possua um tripé, consegue um resultado bastante satisfatório. Aqui ficam alguns exemplos:

Sem zoom

 

Com zoom

Como podem ver (cliquem nas imagens para ampliar), não é por acaso que o zoom das Lumix é tão elogiado, na verdade qualquer pessoa, por muito pouca experiência em fotografia que tenha, rapidamente se vicia com esta funcionalidade.

Mais alguns exemplos, onde se pode verificar o poder do zoom óptixo de 24x mas também o zoom inteligente de 48x.

O zoom utilizado em cenários nocturnos é, também, interessante e com muita qualidade, conseguindo-se obter uma fotografia de algum pormenor com tons suaves.

Gravação Vídeo

Gravar vídeo nesta máquina é, também, uma tarefa bastante fácil onde se consegue uma imagem com cores bastante vivas, pormenores definidos e boa qualidade de áudio, mesmo quando se utiliza o zoom.

Fiquem com este exemplo:

Consegue-se uma imagem bastante estabilizada, mesmo sem recurso a tripé. Ao utilizarmos o zoom, verifica-se que, rapidamente há um reconhecimento e definição daquilo que se está a captar.

Esta Lumix FZ-200 grava vídeos HD 1,920 x 1,080 com uma suavidade de 60p, com um formato AVCHD (no meu computador tive que recorrer a um conversor para fazer upload co mesmo). Há ainda a possibilidade de gravar vídeos Full HD em mp4. Pode gravar vídeos com imagens a alta velocidade até 120 fps (NTSC) / 100 fps (PAL) em HD (1,280 x 720) ou 240 fps (NTSC) / 200 fps (PAL) em VGA (640 x 480) em MP4.

Tem ainda a possibilidade de captar cenas que não podem ser vistas a olho nu e reproduzi-las em câmara lenta.

3ª Parte – Conclusão

Este equipamento, à semalhança de muitos outros do género, não traz, de origem, um cartão de memória. Se está a pensar comprar esta máquina, é quase obrigatório que adquira um cartão, uma vez que, apesar de disponibilizar algum armazenamento interno, este é de apenas 70MB, o que dá para 10-15 fotografias, dependendo do formato e qualidade definidas.

Um cartão de 2GB já lhe permite armazenar cerca de 380 fotografias com 12 mp, ou gravar 8 minutos de vídeo em Full HD de 60p. Esta Panasonic Lumix FZ200 suporta cartões de memória SD, SDHC e SDXC (Compatível com o Standard UHS-I).

Relativamente à bateria, quando se está a analisar uma máquina, a utilização da mesma é recorrente e exaustiva, ou seja, a máquina esteve mutas horas seguidas ligada e a fotografar.

Posto isto, a bateria portou-se bem, tive apenas que recerregar duas vezes neste periodo de testes, um processo que demorou no máximo 1h.

A Lumix FZ-200 vem equipada com uma bateria de Li-ion (7.2V, Mínimo: 1,200mAh) e a sua duração está preparada para captar cerca de 540 fotografias.

É quase impossível não se gostar dos modelos Lumix, em especial desta FZ200. A experiência foi positiva e, apesar de estar com expectativas altas devido à anterior análise da FZ-150, repito que não me desiludiu. Muito pelo contrário, a recorrente utlização provoca um gosto tremendo pelo acto de fotografar. É um equipamento cativante que fornece ao utilizador, desde o amador ao profissional, as ferramentas necessárias para conseguir bons resultados.

Tal como disse na análise à FZ-150, a ideia que fico é que estas Lumix foram pensadas para que todas as pessoas consigam captar fotografias com resultados incríveis.

O sensor, a grande angular com selo de qualidade Leica, o zoom e todas as mais variadas funcionalidades, são o ponto chave, que pode ser decisivo, quando se pensa na aquisição desta máquina fotográfica.

Se são adeptos de máquinas fotográficas bridge e têm especial interesse pela funcionalidade de zoom… esta Panasonic Lumix DMC FZ-200 é, sem qualquer dúvida, uma excelente aposta! Esta máquina tem um preço que ronda, em média, os 400€.

Espero que tenham gostado desta análise! O que acharam desta Panasonic Lumix DMC FZ-200?

Panasonic | Panasonic Lumix DMC FZ-200

Exit mobile version