Nunca os tempos foram tão direcionados para o vídeo. Com a explosão dos smartphones e câmaras go, é fundamental um bom software para a edição e criação de vídeos. O Filmora ajuda a mudar o panorama nesse campo.
Já não se trata da simples edição de um vídeo, trata-se de fazer um trabalho ao alcance de todos, mas de qualidade e onde seja possível captar a atenção de quem está a visualizar. O Filmora oferece um conjunto de ferramentas impressionante.
Filmora, o que é?
Filmora, da Wondershare, é um poderoso software de edição de vídeo. Este é o resumo em poucas palavras.
Fácil de usar e com uma interface tão moderna quanto user-friendly, esta é uma ferramenta que promete aos utilizadores resultados finais bastante originais, não importa os nossos conhecimentos sobre edição de vídeos. Será mesmo assim?
Edição com detalhe, graças ao Filmora
A verdade é que o Filmora coloca à disposição uma ajuda para iniciar um novo projeto de vídeo ou filme, com a importação e edição do vídeo em questão, incluindo a importação de áudio e fotos, mesmo com importações diretas a partir de redes sociais. Pensado ao detalhe.
Não podiam faltar efeitos e transições especiais contidos numa biblioteca com mais de 300 efeitos e filtros embutidos, modernos, bem como a partilha do nosso resultado em todas as redes sociais mais conhecidas, mesmo a disponibilização em formatos para dispositivos móveis ou DVD.
Disponível tanto para Windows como para MAC, o Filmora faz a diferença. Iremos descobrir o porquê mais à frente.
Como funciona o Filmora
No menu de arranque do programa, vemos de imediato duas possibilidades para editar:
Easy Mode ou Modo Fácil
O Easy Mode, ou modo fácil, é um singelo modo em que o utilizador tem à sua disposição ferramentas muito básicas para criar um vídeo.
Sem grande ciência e praticamente sem necessidade de ter conhecimentos sobre a edição de vídeo, este modo destaca-se pelos 3 passos necessários até chegarmos ao resultado final de produção de um vídeo:
- Importar um vídeo
- Escolher um tema
- Guardar e partilhar
Para uma edição mais rápida era quase impossível melhor.
Full Feature Mode ou Modo Completo
Neste modo, mais amplo, podemos ver todo o potencial do Filmora. A começar pelo menu, bastante completo, este modo requer um pouco mais de dedicação por parte dos utilizadores.
Mas calma, não se precipite o estimado leitor em acreditar que vai ser difícil. Nada disso. Primeiro temos de carregar os nossos ficheiros multimédia (vídeos e áudio para a banda sonora se necessário) para a biblioteca do nosso projeto e dar lugar à edição.
Dos vídeos que carregamos é possível assistir a pré-visualizações dos mesmo, arrastar e largar da biblioteca para a nossa linha do tempo de edição possibilitando assim uma edição básica inicial, como a divisão de imagem, o corte ou inserção de alguma transição, etc.
Os formatos suportados pelo Filmora são: WMV, MP4, AVI, MOV, FLV, MKV, TS, 3GP, MPEG-2, WEBM, GIF e MP3.
Em cada parte do vídeo que está na linha do tempo podemos clicar com o botão direito do rato e aceder ao menu de edição onde é possível ajustar valores de saturação, cor, iluminação ou mesmo inversão da imagem.
Adicionar efeitos sonoros ou bandas sonoras é uma realidade presente, claro. Basta selecionar a opção MUSIC para acedermos de imediato a um conjunto de sons que podemos utilizar e dar ainda mais vida aos nossos vídeos.
Os efeitos de texto, incluindo as animações do mesmo não foram esquecidas. Com um toque moderno, jovem, vamos poder acrescentar mais-valias ao nosso filme através das mais variadas originais animações textuais, com aquilo que pretendermos escrever. É possível editar, redimensionar ou reposicionar os efeitos do texto.
Filtros
Podemos dizer que o seguinte tópico é um dos mais interessantes do Filmora. Quiçá, um dos que o torna mais atractivo: os filtros.
A biblioteca de filtros permite adicionar quantos filtros os necessários ou pretendidos, com os mais variados e interessantes efeitos, onde se incluí a personalização de efeitos do filtro como alterar a duração do mesmo.
Já no que toca aos overlays sobre as imagens, também podem aqui ser encontrados e podem dar aquele toque especial, logo seguidos dos filtros, naquilo que pode ser considerado como efeitos especiais: luzes, brilho de lente, etc.
Parecido aos overlays, mas em jeito de animação encontramos os elementos ou ELEMENTS, que são efeitos especiais, básicos e pré feitos, que servem em muitos casos para adornar os nossos vídeos e torná-los mais atraentes.
De forma mais do que complementar, estão as transições. A biblioteca que o Filmora traz consigo oferece mais de 100 transições e qual delas a mais espetacular. Tudo isso torna ao utilizador ainda mas difícil de escolher face à qualidade que irá encontrar.
Slip Screen ou divisão de ecrã
Esta é a cereja em cima do bolo, sem margem para dúvidas. Um efeito semi profissional, o split screen ou divisor de ecrã em português, permite apresentar vários vídeos no ecrã ao mesmo tempo e em posições distintas do ecrã. Podemos escolher vários efeitos com posições de imagens variados e muito atrativos visualmente.
Este efeito, sem dúvida, marca toda a diferença do Filmora quando comparado com outras opções do mercado.
Exportar vídeos
No final, para guardar o nosso vídeo ou filme, podemos guardar num dos formatos disponíveis, anunciados acima, ou em alternativa podemos escolher o tipo de dispositivo onde queremos enviar ou visualizar o nosso vídeo.
Evitado será dizer que a partilha imediata nas redes sociais mais comuns é possível como no YouTube ou no Vimeo. Para os mais saudosistas ou que preferem um suporte físico, é possível gravar em formato DVD.
Suporte
O site do Filmora é muito completo e contém bastante informação. O único senão é que, para já, é exclusivo em idioma inglês.
De todas as formas os utilizadores não são esquecidos em nenhum momento e o detalhe prima por estar presente, seja no apoio seja à própria forma de ensinar a funcionar com o software:
Vídeo sobre o Filmora
Para quem não perde um vídeo, aquele que se segue mostra todo o potencial do Filmora em si:
Vlogit by Filmora
Para dar todo o apoio a quem gosta de criar vídeos, a Wondershare Filmora lançou o Vlogit. Uma aplicação para os internautas que apreciam também a edição e publicação a partir do seu smartphone e que não podem abdicar do mundo portátil.
Disponnível para Android e iPhone, o Vlogit é um editor gratuito, baseado no Filmora, mas com todas as features portáteis. Vale a pena dar uma vista de olhos e testar.
Conclusão
A pergunta final é sempre a mesma nestas situações: vale mesmo a pena investir uma vez que se trata de um software comercial? Na nossa opinião, vale a pena porque, apesar das fortes alternativas gratuitas que existem no mercado, o Filmora mostrou-se bastante muito simples de trabalhar, estável e, muito importante, fiável, mas não só…
Com um extenso conjunto de efeitos de várias «espécies e feitios» e uma interface muito moderna, torna-se na ferramenta ideal para quem está a iniciar e quer entrar pela porta grande da edição dos vídeos, ou seja, para os não profissionais mas que ao mesmo tempo gostam de qualidade.
Vídeos para a família ou amigos, vídeos do nosso dia-a-dia, dos eventos que participamos, das nossas corridas e trails, ou mesmo apresentações corporativas mais singelas são os pontos fortes de quem começa a trabalhar com o Filmora uma vez que a aplicação em si é muito «descomplicada».