Foi um sucesso quando estreou, pela primeira vez, em 2009 e, aparentemente, voltou a levar muitos curiosos ao cinema. O segundo Avatar de James Cameron, que chegou às salas há menos de um mês, já ultrapassou os mil milhões de dólares de faturação nas bilheteiras.
O filme passou à frente de estreias muito aguardadas, como “Pantera Negra: Wakanda Forever” da Marvel.
De acordo com informações reveladas pela CBR, o segundo Avatar de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”, já ultrapassou os mil milhões de dólares na bilheteira internacional. Apesar de não ter chegado, ainda, aos pés do seu antecessor, este já é um marco relevante, ainda mais, tendo em conta que chegou aos cinemas há menos de um mês.
Avatar: O Caminho da Água já é um dos sucessos de 2022
Para já, considerando a faturação nas bilheteiras das novidades de 2022, Avatar 2, O Caminho da Água, conseguiu o terceiro lugar do pódio, imediatamente atrás de “Mundo Jurássico: Domínio” (1.003 milhões de dólares) e “Top Gun: Maverick” (1.489 milhões de dólares).
Por outro lado, ultrapassou grandes estreias com assinatura da Marvel: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (896 milhões de dólares) e “Pantera Negra: Wakanda Forever” (790 milhões de dólares).
Tem de ser o terceiro ou quarto filme mais bem-sucedido da história. Esse é o seu limite. Esse é o seu ponto de equilíbrio.
Explicou James Cameron, antes do lançamento deste segundo Avatar, partilhando que só assim poderá ser considerado rentável. Traduzindo isto em números: terá de faturar 2,1 mil milhões de dólares.
Embora sejam “apenas” números, a verdade é que James Cameron sublinhou a importância do sucesso deste segundo filme para a continuação da história em, pelo menos, mais cinco. Isto, porque planeia entregar um total de sete aos telespectadores, chegando o terceiro já em dezembro de 2024.
De acordo com o JN, o filme “Avatar: O Caminho da Água” é o “recordista natalício de bilheteira nos EUA e em Portugal”. A mesma fonte disse que o Instituto de Cinema e Audiovisual partilhou que, em apenas 10 dias, o filme já tinha sido visto por 339.614 portugueses e arrecadado 2,4 milhões de euros em receita.
Está a correr muito bem a nível de exibição. Não apenas corresponde às expectativas que tínhamos, como as está a superar. É um filme com grande qualidade e muito aguardado pelos espectadores, que demonstraram essa vontade movimentando-se em grande escala aos nossos cinemas.
Disse Nuno Aguiar, diretor dos Cinemas NOS, ao JN, acrescentando que, “além de estar a captar o público, é um filme que, pela espetacularidade da sua produção, se está a revelar embaixador de formatos como o 3D e também dos formatos mais premium, como IMAX, o 4DX e o SreenX”.