Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme de ficção científica “Tron Legacy”, uma aventura high tech em 3D, passada num mundo digital como nunca antes vimos no grande ecrã. O filme conta com um elenco de luxo. Destaque também para a estreia do documentário português “Complexo – Universo Paralelo”, que retrata o dia-a-dia no maior aglomerado de favelas do Rio de Janeiro, pelos olhos de dois portugueses que se aventuraram na mais temida favela do Brasil.

Estreiam ainda os filmes franceses “Chantrapas”, o thriller “Fora da Lei”, de Rachid Bouchareb e o drama “Xeque à Raínha”, a primeira longa-metragem da realizadora alemã Caroline Bottaro. Por fim, da Suécia, o filme “Tu, que Vives”, uma comédia trágica ou uma tragédia cómica sobre nós próprios…

TRON – O LEGADO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA

Realizador: Joseph Kosinski Argumento: Edward Kitsis, Adam Horowitz Intérpretes: Jeff Bridges, Michael Sheen, Olivia Wilde, John Hurt, Garrett Hedlund, Bruce Boxleitner, James Frain, Beau Garrett, Michael Sheen, Anis Cheurfa, Serinda Swan, Yaya DaCosta, Elizabeth Mathis IMDB: 7,4 /10 (28 899 votos)

“Tron Legacy” é uma aventura high tech em 3D, passada num mundo digital como nunca antes vimos no grande ecrã. Na continuação do sucesso de 1982, o filme mostrará a história de Sam Flynn (Garrett Hedlund), o especialista em tecnologia de 27 anos filho de Kevin Flynn (Jeff Bridges), investiga o desaparecimento do pai quando se vê preso dentro do mesmo mundo povoado por programas ferozes e jogos fatais em que seu pai tem vivido há 25 anos.

“Tron Legacy” retrata a história de um jovem que vai à procura do pai e acaba preso com ele no mundo cibernético.

Sam Flynn, interpretado por Garrett Hedlund, filho de Kevin Flynn, interpretado por Jeff Bridges, é um jovem de 27 anos, um génio em tecnologia, que vai aventurar-se numa investigação para encontrar o pai, desaparecido há mais de 20 anos. Sam acaba por ficar preso num mundo virtual, onde se encontra o pai há 25 anos.

Agora ambos, na companhia da fiel amiga de Kevin, interpretado por Olivia Wilde, vão ter que lutar num mundo cibernético repleto de perigos na tentativa de encontrar uma saída.

O filme da Walt Disney é interpretado por Olivia Wilde, Michael Sheen, Jeff Bridges, Garrett Hedlund, James Frain, Bruce Boxleitner,Serinda Swan.

CHANTRAPAS M12|DRAMA|FRANÇA|122m

Realizador: Otar Iosseliani Argumento: Otar Iosseliani Intérpretes: Dato Tarielachvili, Tamuna Karumidze, Fanny Gonin, Givi Sarchimelidze, Pierre Étaix, Bulle Ogier, Bogdan Stupka, Lasha Shevardnadze IMDB: 6,5 /10 (35 votos)

“Chantrapas” é último filme de Otar Iosseliani (“Adeus, Terra Firme” , “A Caça às Borboletas”) que com estas palavras explica o título do filme: “os ”chantrapas” eram aqueles que ”não prestavam para nada”, os excluídos. O filme foi apresentado em sessão não competitiva na última edição do Festival de Cannes.

Nicolas (Dato Tarielachvili) é um artista, um cineasta, georgiano, que só deseja expressar-se e a quem todos desejam reduzir ao silêncio. Quando inicia a sua carreira na Geórgia, os “ideólogos” esperam amordaçá-lo, preocupados com o facto de a sua obra não seguir as regras fixadas.

Perante a determinação daqueles, Nicolas deixa a sua terra natal e viaja para França – a terra da liberdade e da democracia. Mas o “estado de graça’ não vai durar muito.

Porém, nem mesmo longe da Geórgia, o destino parece querer facilitar-lhe a vida e, para poder subsistir, ele tem de aceitar todo o tipo de trabalhos que pouco ou nada têm a ver com a sua arte ou com a sua alma de artista…

COMPLEXO – UNIVERSO PARALELO M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL, BRASIL|80m

Realizador: Mário Patrocínio Argumento: Mário Patrocínio Intérpretes: (nada a assinalar) IMDB: (ainda sem votação)

“Complexo – Universo Paralelo” é um documentário sobre o dia-a-dia no maior aglomerado de favelas do Rio de Janeiro. A 13 km do Cristo Redentor, dois portugueses aventuraram-se na mais temida favela do Brasil, onde moram mais de 300.000 pessoas – o Complexo do Alemão. Em 2007, no período de maior tensão e violência no Rio de Janeiro, viveram a maior operação policial já realizada no estado, sentiram na pele como é a vida de um simples morador. O filme retrata este perigoso e complexo mundo.

Mário e Pedro Patrocínio, dois irmãos portugueses, lançaram-se à aventura na favela mais violenta do Rio de Janeiro: o Complexo do Alemão que, em Dezembro de 2010, foi ocupado pelo Exército e polícia brasileiros, num combate conjunto contra o narcotráfico.

Ali, durante três anos, eles observaram e filmaram as vidas do cidadão comum e do narcotraficante e a luta pela sobrevivência das cerca de 300 mil pessoas que o habitam.

“Complexo – Universo Paralelo” é um documentário seleccionado para o Festival do Rio de Janeiro e apresentado fora de competição no DocLisboa 2010, tendo vencido o Prémio Direitos Humanos no Artivist Film Festival, em Los Angeles.

FORA DA LEI M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|FRANÇA|138m

Realizador: Rachid Bouchareb Argumento: Rachid Bouchareb Intérpretes: Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Chafia Boudraa, Bernard Blancan, Sabrina Seyvecou, Assaad Bouab IMDB: 6,3 /10 (158 votos)

“Fora da Lei”, de Rachid Bouchareb, foi inicialmente sugerido como uma sequela “Days of Glory”, filme anterior de Bouchareb, mas é na realidade um espécie de seguimento temático a esse filme, e não uma sequela, apesar de contar com os três mesmos actores, em papéis com os mesmos nomes. São eles Saïd (Jamel Debbouze), Messaoud (Roschdy Zem) e Abdelkader (Sami Bouajila) que, se em “Days of Glory” representavam soldados argelinos combatendo pela França durante a 2ª Guerra Mundial, aqui assumem os papéis de três irmãos residindo em França que formam um grupo terrorista para combater a violência francesa perpetuada contra argelinos.

Expulsos da sua terra argelina, três irmãos e a mãe separam-se. Messaoud alista-se na Indochina.

Em Paris, Abdelkader toma a cabeça do movimento em prol da independência da Argélia e Said faz fortuna nas espeluncas e clubes de boxe de Pigalle. O destino dos três, selado pelo amor de uma mãe, enreda-se inexoravelmente ao de uma nação em luta pela sua liberdade.

A contextualização do filme causou já muitas polémicas contra o realizador Rachid Bouchareb, francês de origem argelina. “O filme uma vergonha para a França e também para os antigos combatentes. Se quiserem fazer o filme, que o façam no país deles e não em França”, afirmou um antigo combatente.

TU, QUE VIVES M12|COMÉDIA, DRAMA, MUSICAL|SUÉCIA|95m

Realizador: Roy Andersson Argumento: Roy Andersson Intérpretes: Jessika Lundberg, Elisabeth Helander, Björn Englund, Leif Larsson, Olle Olson, Birgitta Persson, Kemal Sener, Håkan Angser IMDB: 7,4 /10 (4 204 votos)

Da Suécia, chega-nos o filme “Tu, que Vives” que nos fala sobre o Homem – grandeza e miséria, alegria e tristeza, autoconfiança e ansiedade: rimos desse Homem mas também o choramos. É apenas uma comédia trágica ou uma tragédia cómica sobre nós próprios….

57 pequenos episódios tragicómicos sobre o dia-a-dia dos homens e mulheres nas cidades e nos países da Terra: os seus desejos e ambições, as suas misérias e desgostos, as suas grandezas e a sua mesquinhez…

Uma comédia seca e existencialista realizada pelo cineasta de culto sueco Roy Andersson (“Songs from the Second Floor”), considerado um dos segredos mais bem guardados do cinema contemporâneo.

XEQUE À RAINHA M12|DRAMA|FRANÇA|97m

Realizador: Caroline Bottaro Argumento: Caroline Bottaro, Bertina Henrichs Intérpretes: Sandrine Bonnaire, Kevin Kline, Valérie Lagrange, Jennifer Beals, Francis Renaud, Alexandra Gentil, Alice Pol, Didier Ferrari, Laurence Colussi IMDB: 6,4 /10 (272 votos)

“Xeque à Raínha” é a primeira longa-metragem da realizadora alemã Caroline Bottaro, que se baseia num romance de Bertina Henrichs e promove o primeiro encontro entre a actriz francesa Sandrine Bonnaire e o actor americano Kevin Kline. O filme conta a história de Hélène (Sandrine Bonnaire), uma empregada de hotel com uma vida banal, casada, com uma filha, sem sonhos e sem grandes expectativas de mudança.

Hélène (Sandrine Bonnaire) é uma empregada de Hotel que vive feliz numa pequena aldeia da Córsega com o marido Ange (Francis Renaud) e a sua filha de 15 anos, Lisa (Alexandra Gentil). Uma mulher modesta e discreta, Hélène vive uma vida previsível e tranquila.

Um dia, numa limpeza rotineira a um quarto, Hélène repara em duas pessoas a jogar xadrez e apaixona-se pelo jogo real. A sua curiosidade para com o xadrez rapidamente se torna numa obsessão em dominar as regras do jogo e em se tornar especialista. Para isso, ela utiliza a ajuda do Dr.Kröger (Kevin Kline), um dos habitantes mais misteriosos da aldeia.

Mas essa metamorfose para uma nova vida também vai mudar o seu relacionamento com a sua família, amigos e toda a aldeia.

Exit mobile version