Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “O Último Desafio”, um thriller com Arnold Schwarzenegger, Forest Whitaker e Eduardo Noriega nos principais papeis. Destaque a ainda para “Corações Perdidos”, um poderoso drama sobre encontrar esperança em sítios inesperados, com James Gandolfini, Kristen Stewart e Melissa Leo.
Estreiam ainda “Agora fico Bem”, um drama adolescente que conta a história de uma adolescente com uma doença terminal; “Criaturas Maravilhosas”, que adapta para o cinema o primeiro volume da série de best-sellers de Kami Garcia e Margaret Stohl; a comédia francesa “E se Vivêssemos Todos Juntos?”; o drama “Laurence Para Sempre”; o filme português “Quarta Divisão”, realizado por Joaquim Leitão; e por fim, o filme de animação “Zarafa”.
O ÚLTIMO DESAFIO M12|ACÇÃO, CRIME, THRILLER|EUA|107m
Realizador: Jee-woon Kim Argumento: Andrew Knauer, Jeffrey Nachmanoff, George Nolfi Intérpretes: Arnold Schwarzenegger, Forest Whitaker, Eduardo Noriega, Johnny Knoxville, Jaimie Alexander, Luis Guzmán, Rodrigo Santoro, Peter Stormare IMDB: 7,0 /10 (11 241 votos)
O filme “O Último Desafio” é realizado por Kim Jee-Woon, através do guião de Andrew Knauer, que posteriormente foi rescrito por Jeffrey Nachmanoff. A trama do filme é sobre um velho Xerife Ray Owens, um recluso agente da lei que vive na pequena e pacata cidade de Summerton, fronteira com o México. Após a sua fuga de um comboio do FBI, um perigoso traficante de drogas segue rumo á fronteira num potente carro com um refém, ficando assim livre da polícia americana.
Depois de uma operação fracassada que o deixou mergulhado numa espiral de culpa, o detective Ray Owens abandona a cidade de Los Angeles e decide acabar a sua carreira como xerife em Sommerton Junction, uma pequena e tranquila cidade do Arizona, EUA.
Essa pacífica existência é posta em causa quando Gabriel Cortez, um dos mais perigosos barões de droga mexicanos, consegue escapar durante um transporte de prisioneiros, mesmo sob os olhos da equipa do FBI.
E é assim que Cortez começa uma corrida até à fronteira do México, a mais de 300km por hora. O seu plano: passar Summerton Junction e escapar para o outro lado da fronteira.
Porém, se ao início o xerife Owens se sente relutante em envolver a sua equipa em algo de tal dimensão, rapidamente acaba por decidir que esta talvez seja a sua grande hipótese de redenção.
AGORA FICO BEM M12|DRAMA|REINO UNIDO|103m
Realizador: Ol Parker Argumento: Jenny Downham, Ol Parker Intérpretes: Dakota Fanning, Olivia Williams, Kaya Scodelario, Jeremy Irvine, Paddy Considine, Susan Brown, Patrick Baladi, Joe Cole, Rakie Ayola IMDB: 6,7 /10 (4 303 votos)
O filme “Agora fico Bem” é um drama adolescente que conta a história de uma adolescente com uma doença terminal que tenta aproveitar ao máximo os seus últimos dias de vida. O filme conta com a participação de Dakota Fanning e Jeremy Irvine (de “Cavalo de Guerra”) nos principais papeis.
Tess (Dakota Fanning) tem 17 anos e está a morrer de leucemia. Assumido este facto como inevitável, decide não se deixar levar pela amargura e aproveitar o tempo que lhe resta para tudo o que sempre desejou e não teve oportunidade – ou coragem – para fazer.
Apesar do amor e dedicação incondicional dos seus pais (Olivia Williams e Paddy Considine), essa decisão vai chocar com a incapacidade destes em aceitar o facto de que, muito em breve, a perderão para sempre.
Porém, com o tempo ambos acabam por entender que têm de aceitar as evidências e ajudá-la naquilo que mais anseia: experienciar a vida em toda a sua beleza e tragicidade.
E é então que, no meio das mil coisas que decide pôr em prática, Tess conhece Adam (Jeremy Irvine). Entre eles nasce um amor tão grande que, ameaçado pelo pouco tempo que lhe resta, acaba por tornar a partida da jovem ainda mais trágica e dolorosa…
CORAÇÕES PERDIDOS M12|DRAMA|REINO UNIDO|110m
Realizador: Jake Scott Argumento: Ken Hixon Intérpretes: James Gandolfini, Kristen Stewart, Melissa Leo, Joe Chrest, Ally Sheedy, Tiffany Coty, Eisa Davis, Lance E. Nichols, Peggy Walton-Walker, Sharon Landry IMDB: 6,9 /10 (12 524 votos)
O drama “Corações Perdidos”, que abriu o último NOFF (New Orleans Film Festival), traz um casal sem filhos (James Gandolfini e Melissa Leo) que adopta uma jovem sem sorte (Kristen Stewart) depois do personagem de Gandolfini a conhecer numa viagem de negócios a Nova Orleans. A actriz que dá corpo a Bella, na saga Twillight, será neste filme uma stripper adolescente que se envolve com um casal que perdeu a filha recentemente num acidente de viação.
“Corações Perdidos” é um poderoso drama sobre encontrar esperança em sítios inesperados. Doug (James Gandolfini) e Lois Riley (Melissa Leo), outrora felizes no casamento, afastaram-se progressivamente desde a perda da filha adolescente de oito anos antes.
Deixando a esposa agorofóbica em casa durante uma viagem de negócios, Doug conhece uma fugitiva de 17 anos e nasce entre ambos uma relação platónica. Para Lois e Doug, o que parecia ser a gota de água para a ruptura, torna-se na inspiração de que precisam para renovar o seu casamento.
CRIATURAS MARAVILHOSAS M12|DRAMA, FANTÁSTICO, ROMANCE|EUA|124m
Realizador: Richard LaGravenese Argumento: Richard LaGravenese, Kami Garcia, Margaret Stohl Intérpretes: Emmy Rossum, Jeremy Irons, Emma Thompson, Viola Davis, Kyle Gallner, Alice Englert IMDB: 6,1 /10 (5 048 votos)
“Criaturas Maravilhosas” é realizado por Richard LaGravenese e conta com Alden Ehrenreich, Alice Englert e Jeremy Irons, no elenco principal. A história gira em torno de um rapaz, Ethan Wate, que, após a morte da mãe, se apaixona por uma nova aluna que acabou de chegar à escola. O problema é que ela, Lena Duchannes, já aparecia nos seus pesadelos, antes mesmo dele a conhecer, a pedir ajuda.
Ethan Wate é um adolescente que se sente um pouco à margem e que deseja poder sair da pequena cidade onde nasceu e viver novas experiências.
Certo dia, conhece Lena Duchannes, uma rapariga recém-chegada à cidade. Assim, à medida que os dois se vão conhecendo e encontrando mais pontos em comum, ele acaba por descobrir que Lena é uma “caster”, alguém com poderes mágicos que, no dia em que completar 16 anos, será invocada para a Luz ou para as Trevas.
Prestes a completar essa idade, Lena sabe que o seu destino está traçado e que apenas poderá esperar que não seja atraída para a escuridão.
Porém, ela agora tem um amigo verdadeiro e talvez isso consiga mudar toda a sua existência…
Realizado por Richard LaGravenese, nomeado para um Oscar pelo argumento de “O Rei Pescador” (The Fisher King) e autor de “Erin Brokovich”, que também adapta para o cinema este primeiro volume da série de best-sellers de Kami Garcia e Margaret Stohl.
“Beautiful Creatures” é o primeiro volume de uma série de cinco livros da autoria de Kami Garcia e Margaret Stohl.
E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS? M12|COMÉDIA|FRANÇA|96m
Realizador: Stéphane Robelin Argumento: Stéphane Robelin Intérpretes: Guy Bedos, Daniel Brühl, Geraldine Chaplin, Jane Fonda, Claude Rich, Pierre Richard, Bernard Malaka, Camino Texeira IMDB: 6,5 /10 (752 votos)
O filme francês “E se Vivêssemos Todos Juntos?” conta à história de cinco amigos de meia idade que resolvem morar junto como a solução de suas vidas. E aí está a premissa desse filme. Tocar num assunto que a indústria cinematográfica americana (a velhice) não gosta de investir, já que o grande filão das bilheteiras é o público jovem.
Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) são os melhores amigos há mais de quatro décadas.
Enquanto os dois primeiros e os dois últimos são casados, o do meio é um tremendo solteirão convicto, que não se cansa de aproveitar a vida.
Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos.
Mas a novidade acaba por trazer a reboque algumas antigas experiências, que irão provocar novas consequências na vida de cada um…
LAURENCE PARA SEMPRE M12|DRAMA, ROMANCE|CANADÁ|168m
Realizador: Xavier Dolan Argumento: Xavier Dolan Intérpretes: Melvil Poupaud, Suzanne Clément, Nathalie Baye, Monia Chokri, Susan Almgren, Yves Jacques, Sophie Faucher, Magalie Lépine Blondeau, Catherine Bégin IMDB: 7,1 /10 (1 699 votos)
“Laurence Para Sempre”, o novo filme do jovem realizador canadiano, passou na secção competitiva do festival. É um épico de 169 minutos, protagonizado por Melvil Poupaud. A ação centra-se no ano de 1989, onde seguimos um homem que no aniversário dos seus 30 anos revela o seu desejo secreto de se tornar uma mulher…
Anos 90. Laurence e Fred (Melvil Poupaud e Suzanne Clément) são namorados e vivem na cidade de Montreal, Canadá. A sua relação, até então perfeita, sofre um terrível choque quando ele anuncia que quer tornar-se mulher.
Com este novo facto ambos tomam consciência de que tudo, à excepção do seu amor, se alterou para sempre. Contudo, decididos a avançar lado a lado, vão lutar contra todas as adversidades, enfrentar o preconceito de familiares e amigos e encarar as fobias da sociedade que, aparentemente, estão a ofender. O filme segue dez anos da sua história.
Um filme dramático escrito e realizado pelo jovem realizador Xavier Dolan (“Como Matei a Minha Mãe””, “Amores Imaginários”) que é, segundo as suas próprias palavras “uma homenagem ao período da minha vida, antes de me tornar realizador, em que tive de me tornar um homem”.
QUARTA DIVISÃO M16|DRAMA|PORTUGAL
Realizador: Joaquim Leitão Argumento: Joaquim Leitão Intérpretes: Adriano Luz, Filipe Vargas, João Baptista, Ana Lopes, Carla Chambel, Paulo Pires, Dinarte de Freitas, Nuno Gil, Sabri Lucas IMDB: (ainda sem votação)
O filme “Quarta Divisão” é realizado por Joaquim Leitão e conta com a participação dos actores Carla Chambel, Paulo Pires, Cristina Câmara, entre outros. O filme conta a história de Martim, uma criança de nove anos, que um dia desaparece do colégio privado onde estuda. A polícia monta uma grande operação de busca por toda a cidade para o encontrar…
Um dia, uma criança de 9 anos, Martim Cabral e Melo, desaparece do colégio privado onde estuda. A Quarta Divisão da Polícia monta uma grande operação de busca por toda a cidade para o encontrar.
Todas as hipóteses são possíveis: O que aconteceu? Este é o ponto de partida para uma complexa teia de acontecimentos, que vai revelar a verdadeira faceta de quem menos se espera.
Um filme policial que volta a juntar o produtor Tino Navarro e o realizador Joaquim Leitão depois dos sucessos de “Adão e Eva” (1995), “Tentação” (1997) ou “Inferno” (2009).
ZARAFA M6|ANIMAÇÃO, FAMILIAR|FRANÇA|78m
Realizador: Rémi Bezançon, Jean-Christophe Lie Argumento: Alexander Abela, Rémi Bezançon Intérpretes: Max Renaudin Pratt, Simon Abkarian, François-Xavier Demaison, Vernon Dobtcheff, Roger Dumas, Ronit Elkabetz, Mohamed Fellag, Déborah François, Thierry Frémont IMDB: 5,9 /10 (291 votos)
“Zarafa” é um filme de animação realizado pelos franceses Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie que se inspira na lendária viagem de Zarafa. O filme começa com um avô a contar aos seus netos a história de Maki, um miúdo que foge de comerciantes de escravos e faz amizade com uma girafa, de nome Zarafa. Acabam por atravessar o deserto, deparar-se com piratas e muitas outras coisas numa viagem que os leva de África a Paris.
Debaixo de uma árvore baobá, um velho conta uma história às crianças que o rodeiam: a história da amizade eterna entre Maki, um rapazinho de 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã, um presente do Paxá do Egipto ao Rei de França, Carlos X.
Hassan, o Príncipe do Deserto, é instruído pelo Paxá para entregar Zarafa em França. Mas Maki já decidiu que fará tudo ao seu alcance para impedir Hassan de cumprir a sua missão e para trazer a girafa de volta para a sua terra natal – mesmo que isso signifique arriscar a própria vida – pois ele deve cumprir a promessa que fez à falecida mãe de Zarafa.
Durante uma viagem épica que os leva do Sudão a Paris, passando por Alexandria, Marselha e os Alpes cobertos de neve, eles vivem muitas aventuras, cruzando caminhos com o aviador Malaterre, um par de vacas gémeas fora do normal, chamadas Mounh e Sounh, e a rainha pirata Bouboulina.